Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

‘O meu Livro de Cozinha’ de Maria João dos Santos Ferreira

'O meu Livro de Cozinha' de Maria João dos Santos Ferreira

‘O meu Livro de Cozinha’ de Maria João dos Santos Ferreira

 

Maria João dos Santos Ferreira ao lado de Fernando Sales Lopes na apresentação de 'O meu Livro de Cozinha'..

Maria João dos Santos Ferreira ao lado de Fernando Sales Lopes na apresentação de ‘O meu Livro de Cozinha’..

O lançamento deste livro ocorreu no Encontro das Comunidades Macaenses – Macau 2007, no Teatro Dom Pedro V, por ocasião do evento da Confraria de Gastronomia Macaense.  A autora Maria João Salvador dos Santos Ferreira, macaense radicada em Portugal, em conjunto com o coordenador do livro Alberto Onofre Gracias Dias, fizeram a apresentação da obra que foi patrocinada e editada pela Associação Promotora da Instrução dos Macaenses (APIM).

Maria João dos Santos Ferreira ao lado do coordenador do livro, Alberto Onofre Gracias Dias, na apresentação de 'O meu Livro de Cozinha'..

Maria João dos Santos Ferreira ao lado do coordenador do livro, Alberto Onofre Gracias Dias, na apresentação de ‘O meu Livro de Cozinha’. Macau, Novembro de 2007.

A ‘Nota Introdutória’ do livro da autora diz:

O apelo da “casa-mãe” continua grande, mesmo depois de ter saído de Macau há 41 anos!

Cozinhar para a família e os amigos, Faz-me reviver os mimos da mãe e das tias, bem como os sabores macaenses que me transmitiram.

Também tento recriar os petiscos dos chá-gordos do Clube de Macau, tão bem conseguidos pela mão sábia e saudosa da “Dona Anita”!

Conterrâneos espalhados pelo mundo, farão o mesmo sempre que recriam comida macaense em suas casas.

Integram a nossa herança cultural, “as receitas de família”, aquilo de que aprendemos a gostar “em casa dos Pais”.

Ao final da cerimónia, José Manuel Rodrigues, com os trajes da Confraria e na qualidade de presidente da APIM fez a entrega de placas comemorativas do Encontro à Maria João e ao Alberto Onofre.

Para seu interesse sobre o livro, veja as duas páginas do Índice com várias receitas da culinária macaense, portuguesa e chinesa, “de dar água na boca”.

Maria João Santos Ferreira Meu Livro de Cozinha (02)

Maria João Santos Ferreira Meu Livro de Cozinha (03)

É oportuno divulgar o livro de conteúdo e fotografias bem elaboradas, em especial, deliciosas receitas de fácil compreensão, pois terá gente que não o conhece e é um item imperdível no estante da casa, além do que a Maria João ficou notória com a divulgação do seu trabalho “A Gastronomia Macaense através dos tempos”, que foi apresentado numa conferência em Macau no ano de 2009, conforme divulgado neste blog na postagem de 16/Abril/2013.

Maria João Salvador dos Santos Ferreira

Maria João Salvador dos Santos Ferreira

Parabéns mais uma vez, Maria João dos Santos Ferreira, pelo belo livro e ficamos na expectativa de novas notícias e da conclusão do teu trabalho a respeito da Gastronomia Macaense que está em curso.

Tem receita do Mai-Fan a Singapura (Malai Min). Foto do livro

Tem receita do Mai-Fan a Singapura (Malai Min). Foto do livro

encontro.gastron.29

Um comentário em “‘O meu Livro de Cozinha’ de Maria João dos Santos Ferreira

  1. Jorge Basto
    13/05/2013

    Uma pequena correcção – quem aparece nas fotos ao lado da Maria João e do José Manuel Rodrigues é o meu amigo Fernando Sales Lopes, também ele um excelente mestre de cozinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.161.905 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 – Recepção de Boas Vindas

Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 – Recepção de Boas Vindas

A primeira atividade oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 ocorreu no dia 23 de Novembro de 2019, num sábado, nas dependências do Jardim Infância D. José da Costa Nunes, como já vem acontecendo nos Encontros anteriores. No último Encontro que participei em 2010, o evento foi mais descontraído com apresentação de músicos tanto […]

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Em 2007, visitei o Museu do Grande Prémio de Macau e lá fiz várias fotos. Nesta postagem, o assunto é o piloto Rodolfo Ávila. Venha conhecê-lo melhor. Publicação e fotografias de/photos by Rogério P D Luz Texto extraído da enciclopédia livre – Wikipédia Rodolfo Freitas Silvério de Abreu Ávila nasceu em Lisboa no dia 19 […]

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

%d blogueiros gostam disto: