O autor deste blog, Rogério, com os irmãos Oliveira, no Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2010. O Tony à esquerda e o irmão José no centro.
Vários e-mails recebidos comunicaram o falecimento do Tony (António) Oliveira na madrugada de 9 de Julho, em Toronto, Canadá. O Tony também conhecido entre a malta por Lam Chai, tinha um conjunto musical com seu irmão José, e os dois apresentaram-se no Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2010, ocasião em que o autor deste blog e pelo Projecto Memória Macaense produziu um vídeo da apresentação na festa de boas-vindas e fez várias fotos, algumas aqui publicadas.
Os irmãos Oliveira fizeram parte de um conjunto bem conhecido em Hong Kong, The Satellites, e contavam no currículo musical a participação do famoso radialista da ex-colônia inglesa, Ray Cordeiro. Emigraram há cerca de 25 anos para Toronto, Canadá, onde continuaram a fazer shows com conjunto musical próprio.
No Encontro de 2010 apresentaram-se com um back musical, pondo muita gente a dançar com músicas populares bem conhecidas, como dos Bee Gees, Pretty Woman etc., conforme podem se certificar no vídeo abaixo. Tinham planos, conforme a mim revelado, para se apresentarem no Encontro de 2013 com a sua banda.
À família enlutada, os sinceros pêsames e que o Tony Oliveira tenha o descanso eterno.
Vídeo da apresentação no Encontro Macau 2010: Recepção de Boas-Vindas na Escola Portuguesa de Macau
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários