Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Colabore com este Inquérito sobre o Patuá

Mario_Rui_Lima_de_Oliveira_Pinharanda_Nunes

Mário Pinharanda Nunes (foto do site da UMC)

Mário Pinharanda Nunes, professor da Universidade de Macau, em Macau, colocou no ar um inquérito sobre o Patuá de Macau, que faz parte do seu trabalho de pesquisa e estudos sobre o dialecto macaense.  Para isso, tem estado nos EUA e o Canadá e nesta semana em São Paulo para entrevistas com a comunidade macaense, e particularmente com a Mariazinha Lopes Carvalho, a dama do patuá local.

Na sexta-feira, dia 2, tive um encontro com o professor Mário para uma boa conversa e troca de idéias sobre o dialecto e a identidade macaense.  Como se encontrava hospedado próximo à Av. Paulista, fomos almoçar no restaurante do macaense Fernando Córdova, anexo ao Flat (Hote) Fortune na Rua Haddock Lobo nº 804 (tel. 5511 38944040), São Paulo, a duas quadras da avenida já próximo da Rua da Consolação e que é gerenciado pelo também macaense António do Rosário Sousa.  Boa comida, ambiente agradável, bem frequentado, no restaurante fomos bem recebidos pelo Córdova que já conhecia o Mário desde os tempos em que trabalhava na Universidade de Macau.  Como bom macaense e conhecedor da arte culinária, Córdova diz que sempre que possível, inclui no cardápio do  pratos da culinária macaense, como no jantar, de entrada, tem petiscos e salgados da terra. Recomendo!!!

Sobre a pesquisa que já está on-line e de fácil preenchimento, Mário esclarece o trabalho no seu e-mail e informa o link, solicitando aos macaenses que ofereçam a sua colaboração para que consiga dados valiosos para um bom resultado:

“Sou professor da Universidade de Macau. Desde o meu grau de Mestrado, completado em 2001, que me interesso pelas questões linguísticas do patuá e das questões culturais em geral ligadas a comunidade macaense, em Macau e na diáspora. Desde essa data e no meu grau académico seguinte, que continuo pesquisando  e publicando sobre essas questões, sempre que possível. “

Para responder à pesquisa, clique no link abaixo conforme a língua de sua conveniência:

Versão em português

https://docs.google.com/forms/d/1z75x4X1Q3sWs-FD9imyWyFQXHX9LRBkvz8Ww2nHfjT0/viewform

Versão em inglês

https://docs.google.com/forms/d/1uYdqFl8XsHtb3pSz43efu0KM6EDXJlgRtCNth1j14S0/viewform

O professor Mário Nunes substitui em Macau o australiano Alan Baxter que ofereceu grande contributo para o nosso dialecto, tendo participado na confecção do Dicionário do Patuá em conjunto com o Miguel de Senna Fernandes.  Alan deixou Macau e  foi trabalhar na Universidade Federal da Bahia, no Brasil.

Veja um curto texto em inglês sobre uma pesquisa de línguas crioulas com base portuguesa, dos pesquisadores Alan Baxter, Maria Espadinha, Carlos Figueiredo e o próprio Mário Nunes neste link.

Restaurante do macaense Fernando Córdova em foto do site do Apart (Hotel) Fortune

Restaurante do macaense Fernando Córdova em foto do site do Apart (Hotel) Fortune

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 724,120 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: