Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Um ensaio fotográfico de modelos, de improviso, na PhotoImage Brasil 2013

Após uma palestra sobre as máquinas fotográficas compactas avançadas da linha X Series, no stand da FujiFilm da feira PhotoImage Brasil 2013, duas modelos profissionais ficaram à disposição de inúmeros fotógrafos visitantes, como eu, fazendo poses diversos como num trabalho para publicações.

A iluminação não era adequada como num estúdio, pois era aquela natural para iluminar um stand e do próprio parque de exposições no Center Norte, em São Paulo, Brasil.

Estava apenas com uma máquina fotográfica compacta, daquelas um pouco mais avançadas, uma Canon G15, hoje uma companheira para fotos eventuais em passeios.  Mesmo assim, ousei fazer umas fotos das modelos e achei bom o resultado, pelo equipamento fotográfico não apropriado para este trabalho.

Não necessariamente se faz uma boa foto só com equipamento profissional, como as câmeras DSLR, uma compacta também consegue produzir um bom resultado.  Para algumas limitações delas, pode-se corrigir com um programa de tratamento de imagens como o Photoshop ou Lightroom, entre outras.

Hoje em dia, as compactas já possuem uma linha de evolução de “compactas avançadas”, como essas da X Series da FujiFilm, ou da linha G da Canon, como a minha, por exemplo, e que tem uma mais moderna, a G1X.  Cada marca possui as suas “avançadas”, que ajudam bem a obter fotos de qualidade e costumam ser de uso por profissionais ou amadores avançados, como equipamento auxiliar ou de improviso quando não se quer carregar toda a parafernália em passeios comuns. E assim o fiz nesta feira de imagem, sem ter ido lá com maiores pretensões fotográficas.

A Photo Image Brasil, que se realiza anualmente em São Paulo, ultimamente no Palácio de Exposições do Center Norte, está na sua 21ª edição e é a maior da América Latina.  Não é aberta ao público em geral, sendo mais dirigida àqueles que têm ligação com o ramo de imagens, como fotógrafos, lojistas, etc. Uma feira internacional visitada por gente de todo o país e do continente sul americano, e que para este ano, tem uma previsão um público de mais de 34 mil pessoas.  Fui no primeiro dos três dias de funcionamento, e pude constatar um numeroso público, lá permanecendo umas 6 horas sem perceber que tinha passado todo esse tempo.  Muito tempo desperdicei assistindo a úteis e proveitosas palestras sobre fotografia em vários stands, e que ocorrem em horários contínuos.

Apesar dos preços altos no Brasil em equipamentos fotográficos, comparados ao mercado livre, como os Estados Unidos, Paraguai, Hong Kong e Macau etc., a fotografia está em expansão no país. Nunca se fotografou tanto como hoje, e viva a fotografia que tanto adoro e que é a base deste blog.

Vejamos então algumas das fotos que fiz das duas modelos no estande da FujiFilm, que publico com as devidas atribuições da origem, feitas com a minha compacta Canon G15:

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (23)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (02)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (25)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (01)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (22)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (21)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (03)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (11)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (24)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (05)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (12)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (04)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (20)

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (10)

 

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (07)

 

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (26)

 

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (06)

 

 

Modelo do stand Fujifilm da PhotoImage Brasil 2013 (13)

Stand da FUJIFILM onde foram feitas as fotos

Stand da FUJIFILM onde foram feitas as fotos das modelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.282.664 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

%d blogueiros gostam disto: