Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Portugal: Viagens Marítimas no Oriente

Museu Maritimo-Viagens Marítimas no Oriente (02)

Folheto do Museu Marítimo de Macau impresso na administração portuguesa, traz um resumo das viagens marítimas no Oriente empreendidas pelos portugueses no Século XVI:

VIAGENS MARÍTIMAS NO ORIENTE

As linhas da expansão portuguesa no Oriente após a conquista de Malaca em 1511, dividem-se por duas zonas distintas: o Pacifico e o Extremo Oriente.

Partindo de Malaca em 1511, António de Abreu levou a cabo a primeira expedição portuguesa em águas do Pacifico. Tinha como missão reconhecer o explorar as Molucas tidas como um dos principais centros produtores de cravo e noz-moscada. A armada percorreu a costa norte de Java e do Bali, Combock, Sumbava, Flores, Solor, Vitava, Buro, Geram, Banda e Amboíno.

Os primeiros contactos luso-chineses tiveram lugar em Calecut onde os Portugueses se instalaram numa feitoria que fora da China a Chinacoti. De Malaca, onde os juncos chineses costumavam ancorar, partiu em 1513,  Jorge Álvares que logrou estabelecer contactos comerciais sucessivamente em Tamau, Liampó e Sucheu.

Liampó. porto situado na embocadura do rio Chekiang em frente à costa japonesa, costumava servir de ancoradouro e ponto de comércio para Portugueses e Japoneses por volta de 1540. Para esse porto, proveniente do Sião, se dirigia no ano de 1543 o junco de António da Mota que, segundo a tradição, uma violenta tempestade desviou e fez ir dar à ilha de Tanegashima onde desembarcaram na praia de Nishimura Ko-Ura.

Museu Maritimo-Viagens Marítimas no Oriente (03)

Museu Maritimo-Viagens Marítimas no Oriente (01)

Deixe um comentário

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.252 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.