1º na categoria LMGTE Pro: Ferrari F458 Italia com os pilotos: Gianmaria BRUNI, Giancarlo FISICHELLA
Na postagem passada falei sobre a corrida realizada no autódromo de Interlagos em 01/09/2013, a 2ª edição das 6 Horas de São Paulo da série Le Mans do campeonato mundial da FIA WEC (Federação Internacional de Automobilismo – World Endurance Championship / Campeonato Mundial de corridas de longa duração ou de resistência), e o assunto era a disputa de duas das quatro categorias, que eram a LMP1 e LMP2.
Nesta o assunto é a competição que envolviam as categorias LMGTE Pro e LMGTE Am, que correram junto com as duas outras acima. Vamos entendê-las conforme explica o site oficial da corrida:
LMGTE Pro: Esta categoria é reservada para carros de rua (duas portas, dois assentos ou 2+2) adaptados para corrida, e comercializados por um fabricante reconhecido pela Comissão de Resistência da FIA e apenas com pilotos profissionais.
LMGTE Am: A categoria LMGTE Am é também restrita a carros de um ano de idade, ou Regulamentos técnicos correspondentes de anos anteriores, e o grid possui pilotos profissionais e gentlemen drivers.
Para relatar sobre a corrida destas categorias, reproduzo o informe à imprensa (press-release) da Dinho Leme Comunicação (telefone: (11) 3045-0836), com fotos de minha autoria:
1º na categoria LMGTE Am: Aston Martin Vantage V8 com os pilotos: Stuart HALL, Jamie CAMPBELL-WALTER
(fotografias de/photos by Rogério P.D. Luz)
Ferrari vence as Le Mans 6 Horas de São Paulo na LMGTE-Pro
Dinho Leme Comunicação – informe 7805 | 02/09/2013
Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella levaram a melhor sobre o Aston Martin de Darren Turner e Stefan Mucke. Na LMGTE-Am, Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter foram os vencedores
Os italianos Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella venceram a categoria LMGTE-Pro da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC, disputada na tarde deste domingo (1º), no autódromo de Interlagos, na capital paulista.
A dupla, que pilotou uma Ferrari 458 Itália preparada pela equipe AF Course, foi melhor na disputa com o Aston Martin Vantage V8 de Darren Turner e Stefan Mucke, chegando a apenas 1s401 a frente dos segundos colocados. O pódio foi completado por Jörg Bergmeister e Patrick Pilet, terceiros melhores da categoria com um Porsche 911 RSR.
Bruni descreveu a corrida e lembrou do dinamarquês Alan Simonsen, morto em um acidente nas 24 Horas de Le Mans. “Foi uma corrida muito disputada, para quem assistiu foi muito interessante desde o começo. Largamos na quinta colocação e estávamos na liderança já na quarta volta. Depois disso sofremos pressão e fizemos todas as voltas em ritmo de classificação. Infelizmente perdemos o outro carro da equipe, mas a vitória veio e em boa hora, pois eu estive triste após Le Mans. Por isso além de dedicar a nossa vitória a todos de Maranello, dedico principalmente ao nosso falecido colega, Simonsen”, disse o piloto.
Fisichella elogiou o trabalho realizado por Bruni e lembrou a disputa limpa que teve com os segundos colocados durante a corrida. “A diferença no treino de classificação foi mínima, sabíamos que o nosso ritmo de corrida era muito forte e o nosso consumo de combustível nos daria vantagem. Gini fez um belo trabalho, nossos mecânicos foram rápidos e só posso agradecer a Ferrari, o nosso time AF Corse e os pilotos da Aston Martin por terem sido limpos e corretos na batalha conosco”, concluiu Fisichella.
A corrida da LMGTE-Pro teve ainda dois acidentes. O primeiro, ainda na parte inicial da prova, envolveu a Ferrari 458 Itália de Kamui Kobayashi e Toni Vilander, que pegou fogo na pista durante o turno de pilotagem do finlandês, obrigando a entrada do Safety Car. Já o brasileiro Bruno Senna, que dividiu a pilotagem de um Aston Martin Vantage V8 com Rob Bell, abandonou a corrida após receber um toque na volta 61.
Na categoria LMGTE-Am, a vitória ficou com Stuart Hall e Jamie Campbell-Walter. Os pilotos da Aston Martin chegaram com 45 segundos de frente para os segundos colocados Vicente Potolicchio, Rui Aguas e Davide Rigon, com uma Ferrari. Christian Ried, Gianluca Roda e Paolo Ruberti terminaram em terceiro lugar com uma Porsche 911 RSR.
“Acabei ficando uma volta atrás dos meus concorrentes por uma curva quando o carro de segurança apareceu. Depois continuei acelerando, estava forte quando o nosso outro carro teve problemas e assumimos a liderança. Dedico nossa vitória ao nosso companheiro falecido, mas temos que erguer a cabeça, continuar e deixar o que aconteceu para trás. A equipe foi ótima nas paradas de box e só posso agradecer. Agora vamos para Austin”, disse Campbell-Walter após a prova.
Fernando Rees, que dividiu a pilotagem de um Chevrolet Corvette com os franceses Patrick Bornahauser e Julien Canal terminaram na sexta posição da categoria LMGTE-Am, e na 19ª colocação geral. Por este motivo, o piloto da equipe Larbre Competition ganhou um prêmio especial. O de melhor brasileiro na Le Mans 6 Horas de São Paulo, que lhe rendeu um troféu, entregue pelas mãos do campeão de Emerson Fittipaldi.
A próxima etapa do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC será a 6 Horas de Austin, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Circuit of the Americas, nos Estados Unidos.
Veja a classificação final das categorias LMGTE-Pro e LMGTE-Am da Le Mans 6 Horas de São Paulo:
LMGTE-Pro:
1- Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) – 212 voltas
2- Stefan Mucke/Darren Turner (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) – a 1s401
3- Jörg Bergmeister/Patrick Pilet (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) – a 2 voltas
4- Marc Lieb/Richard Lietz (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) – a 3 voltas
5- Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Richie Stanaway (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) – a 26 voltas
6- Bruno Senna/Rob Bell (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) – a 151 voltas
7- Kamui Kobayashi/Toni Vilander (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) – a 161 voltas
LMGTE-Am:
1- Stuart Hall/Jamie Campbell-Walter (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) – 208 voltas
2- Vicente Potolicchio/Rui Aguas/Davide Rigon (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) – a 45s690
3- Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) – a 1 volta
4- Raymond Narac/Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) – a 1 volta
5- Tracy Krohn/Nicolas Jönsson/Maurizio Mediani (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) – a 5 voltas
6- Patrick Borhauser/Julien Canal/Fernando Rees (Chevrolet Corvette CX6-ZR1/LMGTE-Am) – a 14 voltas
7- Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Nicki Thiim (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) – a 46 voltas
8- Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) – a 134 voltas
Aston Martin Vantage V8 da LMGTE Pro com o brasileiro Bruno SENNA e Rob BELL. Abandonou a prova na 61ª volta
Aston Martin Vantage V8 da LMGTE Pro com os pilotos Paul DALLA LANA, o português Pedro LAMY e Richie STANAWAY. Na classificação geral da prova foi o 20º colocado
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários