Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Sessão inaugural do ensino do português na comunidade macaense de Califórnia-EUA

Casa Macau EUA curso portugues (05)

Exuberante e considerando um momento histórico, Henrique Manhão manda-me e-mail com fotos, comunicando que no domingo do dia 15 passado, ocorreu a sessão inaugural do ensino da língua portuguesa em Califórnia, EUA, precisamente no Centro Cultural de Macau que reúne as três associações macaenses do Estado norte-americano.

Recorda-se que em 19 de Julho de 2013, este blog publicou uma postagem em que o Henrique avisava que, após longos 25 anos a pedir por aí, finalmente conseguira vários patrocinadores de uma só vez.  Uma surpresa que a rigor não se explicava, pois o benefício é para muitos, enquanto que para uma só pessoa vemos que verbas são liberadas para algumas finalidades que melhor não especificar. Aliás o objetivo é nobre pois conscientiza as comunidades macaenses da diáspora que a língua portuguesa é a sua matriz, e para isso vale o investimento.

Casa Macau EUA curso portugues (09)

Compareceram para prestigiar esta sessão inaugural, o Consul Geral de Portugal em São  Francisco Nuno Mathias, Professor José Luís Silva, Presidente da Luso-American Foundation, Professor Aurélio  Dias Ferreira, Presidentes da UMA Maria Gomes , do Lusitano Club Maria  Roliz e  da Casa de Macau, Henrique Manhâo e associados das 3 agremiações macaenses, sediadas na Califórnia.

Relata o Henrique que “foi uma sessão muito educativa e interessante que agradou a muitos. Foram exibidos vídeos sobre o mundo português, sua tecnologia avançada, o comércio, agricultura e a riqueza do solo e sub-solo, mencionando Portugal, o Brasil, Angola  e o  arquipélago de São Tomé e Príncipe e seus jazigos de petróleos e salientando a importância da língua de Camiões que também é falada no Cabo Verde, Moçambique, Macau, Timor Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Índia (distritos de Goa, Damão e Diu)”. Em torno de 325 milhões de pessoas são falantes da língua portuguesa no mundo inteiro.

Revelando ainda surpreso com a inscrição de 40 pessoas para a primeira turma do curso que durará seis semanas com duas horas semanais, o que dará uma noção básica do idioma, diz que o interesse até gerou uma lista de espera para a próxima turma de 2014.

“A Fundação Jorge Álvares atribuiu dois prémios monetários de USD 250.00 para cada um dos dois melhores finalistas do curso”, assim conclui.

Parabéns à comunidade macaense de Califórnia pela conscientização da importância da língua portuguesa no nosso meio, e vamos ver se alguns já poderão estrear algumas palavras já neste Encontro de 2013, que se espera não seja o último, embora sabe-se lá … com o pouco patrocínio financeiro oferecido para esta edição.

Casa Macau EUA curso portugues (10)

Casa Macau EUA curso portugues (08)

Casa Macau EUA curso portugues (07)

Casa Macau EUA curso portugues (06)

Casa Macau EUA curso portugues (01)

Casa Macau EUA curso portugues (04)

Casa Macau EUA curso portugues (03)

Casa Macau EUA curso portugues (02)

Anúncios

Um comentário em “Sessão inaugural do ensino do português na comunidade macaense de Califórnia-EUA

  1. Francisco
    03/10/2013

    Gostei muito de ver esta mensagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 882.613 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de Macau de Todos os Tempos (01)

Nesta postagem do que poderia chamar de uma série “Memórias de Macau de Todos os Tempos”, remetendo-me a um vídeo que publiquei no YouTube (vide no final), publico umas fotos antigas recolhidas ao acaso do meu extenso acervo, ora já publicadas no site (inativo) do Projecto Memória Macaense, ou não, e também já republicadas por […]

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

No almoço especial do Ano Novo chinês realizado na Casa de Macau de São Paulo em 18 de Fevereiro de 2018, o macaense José Noronha, 83 anos, andava a mostrar uma foto antiga para algumas pessoas que tinham mais ou menos a sua idade. Procurava ele matar as saudades dos velhos tempos em Macau. Macaense […]

%d blogueiros gostam disto: