Exuberante e considerando um momento histórico, Henrique Manhão manda-me e-mail com fotos, comunicando que no domingo do dia 15 passado, ocorreu a sessão inaugural do ensino da língua portuguesa em Califórnia, EUA, precisamente no Centro Cultural de Macau que reúne as três associações macaenses do Estado norte-americano.
Recorda-se que em 19 de Julho de 2013, este blog publicou uma postagem em que o Henrique avisava que, após longos 25 anos a pedir por aí, finalmente conseguira vários patrocinadores de uma só vez. Uma surpresa que a rigor não se explicava, pois o benefício é para muitos, enquanto que para uma só pessoa vemos que verbas são liberadas para algumas finalidades que melhor não especificar. Aliás o objetivo é nobre pois conscientiza as comunidades macaenses da diáspora que a língua portuguesa é a sua matriz, e para isso vale o investimento.
Compareceram para prestigiar esta sessão inaugural, o Consul Geral de Portugal em São Francisco Nuno Mathias, Professor José Luís Silva, Presidente da Luso-American Foundation, Professor Aurélio Dias Ferreira, Presidentes da UMA Maria Gomes , do Lusitano Club Maria Roliz e da Casa de Macau, Henrique Manhâo e associados das 3 agremiações macaenses, sediadas na Califórnia.
Relata o Henrique que “foi uma sessão muito educativa e interessante que agradou a muitos. Foram exibidos vídeos sobre o mundo português, sua tecnologia avançada, o comércio, agricultura e a riqueza do solo e sub-solo, mencionando Portugal, o Brasil, Angola e o arquipélago de São Tomé e Príncipe e seus jazigos de petróleos e salientando a importância da língua de Camiões que também é falada no Cabo Verde, Moçambique, Macau, Timor Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Índia (distritos de Goa, Damão e Diu)”. Em torno de 325 milhões de pessoas são falantes da língua portuguesa no mundo inteiro.
Revelando ainda surpreso com a inscrição de 40 pessoas para a primeira turma do curso que durará seis semanas com duas horas semanais, o que dará uma noção básica do idioma, diz que o interesse até gerou uma lista de espera para a próxima turma de 2014.
“A Fundação Jorge Álvares atribuiu dois prémios monetários de USD 250.00 para cada um dos dois melhores finalistas do curso”, assim conclui.
Parabéns à comunidade macaense de Califórnia pela conscientização da importância da língua portuguesa no nosso meio, e vamos ver se alguns já poderão estrear algumas palavras já neste Encontro de 2013, que se espera não seja o último, embora sabe-se lá … com o pouco patrocínio financeiro oferecido para esta edição.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Gostei muito de ver esta mensagem