Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Igreja de São Francisco de Assis, em Santiago do Chile

São Francisco, imagem da Igreja católica de seu nome em Santiago do Chile

São Francisco, imagem da Igreja católica de seu nome em Santiago do Chile

Hoje, 4 de Outubro, é dia de São Francisco de Assis.  Via-se pela televisão que o Papa Francisco, que adotou o nome do Santo, visitava a cidade italiana de mesmo nome para comemorar a data.  Pelo mundo vemos muitas igrejas com o nome do Santo, como em Macau que tem também o Jardim de São Francisco.

Para comemorar a data, publico aqui o texto explicativo e as fotos que fiz da Igreja São Francisco em Santiago do Chile, que tem o Museo Colonial, um antigo convento, ao lado do templo, que fica no centro da capital chilena. Podem ver também o vídeo da bela canção religiosa em sua homenagem.

(Fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz – clicar nas fotos menores para ampliar)

Igreja de São Francisco, Santiago, Chile

Igreja de São Francisco, Santiago, Chile

Chile Santiago Igreja S.Francisco (24)

A Igreja de São Francisco (espanhol: Iglesia de San Francisco) é uma igreja franciscana na Avenida Libertador General Bernardo O’Higgins, no centro da cidade de Santiago de Chile. A igreja, juntamente com o convento adjacente, tem a distinção de ser o mais antigo edifício da era colonial no país.

A igreja foi consagrada em 1622. A torre sineira foi destruída por um terremoto em 1647, enquanto que o resto do edifício resistiu com sucesso. Em 1730 outro terremoto danificou a torre reconstruída, que foi demolida em 1751. A atual torre do sino é de arquitetura vitoriana e foi construído em meados da década de 1800.  Seu arquiteto foi Fermín Vivaceta e apresenta um relógio distinto.

Nos primeiros anos do século 20, uma parte do convento foi vendido e demolido para construção do Bairro Paris-Londres. A outra parte é a atual sede do Museu Colonial. (Wikipedia)

*Em 1998, o Chile apresentou o pedido à UNESCO para a igreja ser reconhecida como Patrimônio Mundial.

Chile Santiago Igreja S.Francisco (13)

Altar-mor

Chile Santiago Igreja S.Francisco (08)

Chile Santiago Igreja S.Francisco (17)

Chile Santiago Igreja S.Francisco (18)

Chile Santiago Igreja S.Francisco (19)

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

(Fonte: Canção Nova – http://santo.cancaonova.com/santo/sao-francisco-de-assis/)

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.

Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”. Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo. “Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes.

A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria… Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.

Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas.

O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregório IX.

Chile Santiago Igreja S.Francisco (20)

Chile Santiago Igreja S.Francisco (23)

Chile Santiago Igreja S.Francisco (26)

Chile Santiago Igreja S.Francisco (28)

Chile Santiago Igreja S.Francisco (30)

Oração de São Francisco – por Cantores de Deus

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz

Onde houver ódio, que eu leve o amor

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão

Onde houver discórdia, que eu leve a união

Onde houver dúvida, que eu leve a fé

Onde houver erro, que eu leve a verdade

Onde houver desespero, que eu leve a esperança

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria

Onde houver trevas, que eu leve a luz

Ó mestre, fazei que eu procure mais

Consolar, que ser consolado

Compreender, que ser compreendido

Amar, que ser amado

Pois é dando que se recebe

É perdoando que se é perdoado

E é morrendo que se vive para a vida eterna

Chile Santiago Museo Colonial (09)

Museo de Arte Colonial San Francisco

(fonte: Santiago do Chile.com – http://www.santiagodechile.com/museos_en_santiago_de_chile_3.html

A lista de museus de Santiago do Chile, inclui, entre outras instituições importantes, o Museo de Arte Colonial San Francisco. O edifício desta instituição organiza uma série de obras que representam a arte colonial do país, a história das formas de arte na época colonial é apresentada neste centro cultural de Santiago

A história da estrutura que gere o museu inclui vários processos de construção e adaptações. Na primeira, que permitiu um convento de clausura e, após o qual o edifício foi fundida com a igreja, e mais tarde, em um segmento do templo foi inaugurado o museu que está sendo referenciado

*Nota: Não eram permitidas fotos do interior do museu.

Chile Santiago Museo Colonial (05)

Chile Santiago Museo Colonial (08)

Chile Santiago Museo Colonial (06)

Anúncios

2 comentários em “Igreja de São Francisco de Assis, em Santiago do Chile

  1. Zuita Oliveira
    30/06/2015

    Estive em Santiago do Chile, participei da Santa Missão na Igreja de S. Francisco, vizinho ao museu, fiz minha confissão com o Padre Chileno, mais não conheci o museu, pois estava fechado , já era noite. 18:30, uma pena, fiquei triste por não ter tido acesso ao museu.

    • Uma pena Zuita, pois o Museu merece uma visita. Quem sabe na sua próxima, pois a simpática Santiago do Chile merece uma nova visita. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 723,128 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: