Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

GP Macau 2013 – Félix da Costa corre no lugar do russo Kvyat na F3

Félix da Costa no pódio após ter vencido o GP Macau 2012, porém inconfortável visto que tocaram o hino errado ao invés de Portugal.

Félix da Costa no pódio após ter vencido o GP Macau 2012, porém inconfortável visto que trocaram o hino de Portugal pelo de outro país.

Tendo que cumprir compromissos com a Toro Rosso, sua futura equipe de Fórmula 1 em 2014, o jovem russo de apenas 19 anos (26/04/1994) e campeão da GP3 na temporada de 2013, Daniil Kvyat, será substituído pelo piloto português Félix da Costa na equipe Carlin que disputará a prova de Fórmula 3 no Grande Prémio de Macau no domingo do dia 17 de Novembro.

Daniil, natural de Ufa, Rússia, uma surpresa nos novos pilotos da F1 para 2013, terá que estar presente no GP de Austin, nos EUA, que acontecerá no mesmo fim de semana do GP de Macau que, neste ano, será dividido em 2 finais de semana.  A primeira etapa já acontecerá a partir do próximo sábado.  A corrida principal de F3 será realizada no domingo do dia 17, às 15 horas locais, numa prova única de 15 voltas.

Sem ter participado de provas com carros mais possantes, a vinda de Danil Kvyat causa certa preocupação a vários pilotos de F1, visto que foi direto da GP3 para a F1, sem ter passado pela GP2, categoria de acesso cujas corridas acontecem nos mesmos fim de semana da F1.  Temem por acidentes pela inexperiência na condução de carros bem mais possantes.  No entanto, para poder correr na categoria principal,o russo terá que passar por um teste de 300 kms com um carro de 2011 para então ganhar a superlicença que o habilitará a correr pela Toro Rosso em 2014.

Quanto ao português Félix, que venceu a prova de F3 de Macau em 2012 e teve que amargar com a falha do operador de som que trocou o hino nacional de Portugal pelo de outro país, disse à imprensa “”estou muito feliz por correr em Macau de novo, especialmente com a Carlin, depois do sucesso do último ano”.

Félix, 22 anos (31/08/1991), piloto do programa Red Bull Junior Team desde Junho de 2012, era um forte candidato à vaga deixada por Daniel Ricciardo na Toro Rosso, porém acabou perdendo a disputa para o russo Daniil. O atual piloto de F1 Ricciardo vai ocupar a vaga do Mark Webber na equipe campeã RBR do Vettel. O australiano irá correr na WEC FIA Le Mans Serie pela nova equipe da Porsche na categoria LMP1.

De acordo com o site português O JogoHelmut Marko, homem forte do programa de jovens pilotos da Red-Bull explicou o motivo do Félix ter perdido a disputa pela vaga: “ele (o russo Daniil) é o que nos dá melhores garantias. Provou que sabe lidar com a pressão, algo em que Félix da Costa falhou. Se ele já vacila em categorias de promoção, como será na Fórmula 1? Houve muitos pilotos com talento que falharam a chegada ao topo. O progresso de Kvyat foi sempre em crescendo, mas o de Félix da Costa ficou na mesma ou caiu”.

Apesar desta declaração desagradável e inconfortável, garantiu que “António Félix da Costa ficará na família da Red Bull”. Em 2013, o piloto português correu na categoria Fórmula Renault 3.5 Series na Europa, tendo obtido o 3º lugar no campeonato e subido ao pódio com três vitórias.

O Félix é forte candidato a uma nova vitória na prova de F3. É a nossa torcida pois é bem talentoso, ignorando a opinião acima do Marko, e se isso acontecer, tomara que o operador de som tenha passado por um árduo treinamento para não errar novamente a seleção do Hino de Portugal.  O Brasil terá um único representante, o Pipo Derani que correrá com um Dallara Mercedes.

De outros bons competidores, podemos citar o Stephano Coletti que disputou bem o título da GP2, ou os campeões europeus de F3, Alex Lynn e Lucas Auer.  A prova é curta, de 15 voltas apenas, no Circuito da Guia de difícil ultrapassagem, quase um Mónaco. Uma boa largada dará grande vantagem a quem logo tomar a dianteira, escapando de acidentes que certamente ocorrerão, até talvez com entrada de Pace Car. O Felipe Nasr, confirmado piloto de reserva da Williams na F1 em 2014, não irá participar da competição, aguardando a possível contratação de Felipe Massa e quiçá dois pilotos de língua portuguesa na mesma equipe, numa temporada em que haverá inovação no regulamento e uma incógnita de quem se adaptará melhor aos novos motores turbo e estilo de pilotagem.

Félix da Costa na Fórmula Renault 3.5 Series classificando-se em 3º no campeonato de 2013.  Foto do site oficial do piloto - http://www.felixdacosta.com/

Félix da Costa na Fórmula Renault 3.5 Series classificando-se em 3º no campeonato de 2013. Foto do site oficial do piloto – http://www.felixdacosta.com/

Consultas: site Grande Prêmio/Warm Up

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 774,729 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

No almoço especial do Ano Novo chinês realizado na Casa de Macau de São Paulo em 18 de Fevereiro de 2018, o macaense José Noronha, 83 anos, andava a mostrar uma foto antiga para algumas pessoas que tinham mais ou menos a sua idade. Procurava ele matar as saudades dos velhos tempos em Macau. Macaense […]

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

%d blogueiros gostam disto: