Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Grande Prémio de Macau, um olhar no passado

Acervo (archive of) de Philip Newsome

Acervo (archive of) de Philip Newsome

GP de 1957: da direita (pole-position) R.Hardwick (7) num AC Ace Bristol; George Pateman (2) com o seu Mercedes Benz 300SL; e G.Baker (9) com um Ferrari Mondial. Pateman venceu a prova que durou 4h 54m 37s, fazendo a melhor volta em 3m 32.5s (recorde)

Acervo (archive of) Philip Newsome

Acervo (archive of) Philip Newsome

GP de 1955: Neville Fullford (17) com o seu Triumph TR2 nas curvas do Circuito da Guia termina a competição em 3º lugar com 59 voltas.  O vencedor R.Ritchie com um Austin Healey 100 completou a prova em 1º com o tempo de 3h 5m 55.0s com média de 59.49 mph, uma eternidade se comparado com a atualidade.

Acervo (archive of) Philip Newsome.

Acervo (archive of) Philip Newsome.

Acervo (archive of) Philip Newsome

Acervo (archive of) Philip Newsome

GP de 1959: Bill Wyllie (20) com o seu DKW 1000RS, 3º no grid, faz uma boa largada e pula na frente. Porém  quem venceu a prova com 3h 52m 23.5s a uma média de 63.51 mph foi o pole-position Hadwick. O Wyllie ficou em segundo com 59 voltas, duas à frente do Chan Lye Choon (10) com Aston Martin DB3S, que terminou em terceiro com 57 voltas.  Alinhava em 1º R Hardwick (7) com um Jaguar XKSS e em 2º Peter Heath (10), o inglês gigante com Lotus 11. A melhor volta foi de Hardwick com 3m 24.1s (recorde).

Acervo (archive of) Philip Newsome

Acervo (archive of) Philip Newsome

GP de 1956: Freddie Pope (22) competiu com um Jaguar Special mas não se classificou entre os seis primeiros.  George Baker (2) ao seu lado com um Ford Thunderbird também teve o mesmo destino do Freddie.  A prova de 1956 teve 77 voltas e durou 5h 24m 18.8s a uma média de 55.61 mph.  A melhor volta foi completada em 3m 47.0 seg    .

GP Macau memoria 14

O primeiro Grande Prémio de Motocicletas foi realizado em 1967, no ano em que o piloto filipino Arsenio Laurel veio a falecer num trágico acidente em plena reta com o seu Lotus 41.

Acervo (archive of) Philip Newsome

Acervo (archive of) Philip Newsome

GP de 1957: Neville Fulford (10) passa quase raspando nos sacos de areia com o seu Triumph TR2, que depois vieram a ser substituídos por guard-rails. Nesta prova o Mercedes Benz 190SL pilotado por D.Steane chegou em 1º, fazendo a melhor volta em 3m 47.0 s

* Fonte e fotos: Macau Motorsport 94 e livro Colour and Noise de Philip Newsome

2 comentários em “Grande Prémio de Macau, um olhar no passado

  1. Carlos A S Santos
    10/11/2013

    Rogerio,
    Acho que há um engano …… o DKW de Bill Wyllie nunca ganhou o GP de Macau, apesar da minha torcida e de muitos outros macaenses. O ronco do motor deste carro era gostoso de se ouvir…. Quem venceu em 1959 foi o Hardwick com o Jaguar. Ou será que a minha memória falhou ???
    Abrç … Canicha

    • Está certo Canicha, uma falha minha na leitura do livro Colour and Noise. O Hardwick ficou em 1º e o Wyllie em segundo, corrigi o texto e acrescentei mais uns dados do terceiro. Lembro bem do gostoso ronco do motor do DKW Grato e abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.128.856 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Por medidas de precaução em função da pandemia do novo coronavírus Covid-19, a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Maio, foi diferente no mundo todo. Até que em Macau a celebração contou com a participação limitada de fiéis na missa realizada na Igreja de São Domingos, mais que no Santuário […]

Por detrás da foto oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019

Por detrás da foto oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019

A sessão fotográfica nas Ruínas de São Paulo é tradição já há vários Encontros das Comunidades Macaenses, e não foi exceção na edição Macau 2019. Aconteceu no dia 26 de Novembro, uma terça-feira, por volta das 16 horas. Ao que parece, uma tradição chinesa em Macau, a foto oficial reuniu os participantes do Encontro de […]

%d blogueiros gostam disto: