Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Grande Prémio de Macau, um olhar no passado

Acervo (archive of) de Philip Newsome

Acervo (archive of) de Philip Newsome

GP de 1957: da direita (pole-position) R.Hardwick (7) num AC Ace Bristol; George Pateman (2) com o seu Mercedes Benz 300SL; e G.Baker (9) com um Ferrari Mondial. Pateman venceu a prova que durou 4h 54m 37s, fazendo a melhor volta em 3m 32.5s (recorde)

Acervo (archive of) Philip Newsome

Acervo (archive of) Philip Newsome

GP de 1955: Neville Fullford (17) com o seu Triumph TR2 nas curvas do Circuito da Guia termina a competição em 3º lugar com 59 voltas.  O vencedor R.Ritchie com um Austin Healey 100 completou a prova em 1º com o tempo de 3h 5m 55.0s com média de 59.49 mph, uma eternidade se comparado com a atualidade.

Acervo (archive of) Philip Newsome.

Acervo (archive of) Philip Newsome.

Acervo (archive of) Philip Newsome

Acervo (archive of) Philip Newsome

GP de 1959: Bill Wyllie (20) com o seu DKW 1000RS, 3º no grid, faz uma boa largada e pula na frente. Porém  quem venceu a prova com 3h 52m 23.5s a uma média de 63.51 mph foi o pole-position Hadwick. O Wyllie ficou em segundo com 59 voltas, duas à frente do Chan Lye Choon (10) com Aston Martin DB3S, que terminou em terceiro com 57 voltas.  Alinhava em 1º R Hardwick (7) com um Jaguar XKSS e em 2º Peter Heath (10), o inglês gigante com Lotus 11. A melhor volta foi de Hardwick com 3m 24.1s (recorde).

Acervo (archive of) Philip Newsome

Acervo (archive of) Philip Newsome

GP de 1956: Freddie Pope (22) competiu com um Jaguar Special mas não se classificou entre os seis primeiros.  George Baker (2) ao seu lado com um Ford Thunderbird também teve o mesmo destino do Freddie.  A prova de 1956 teve 77 voltas e durou 5h 24m 18.8s a uma média de 55.61 mph.  A melhor volta foi completada em 3m 47.0 seg    .

GP Macau memoria 14

O primeiro Grande Prémio de Motocicletas foi realizado em 1967, no ano em que o piloto filipino Arsenio Laurel veio a falecer num trágico acidente em plena reta com o seu Lotus 41.

Acervo (archive of) Philip Newsome

Acervo (archive of) Philip Newsome

GP de 1957: Neville Fulford (10) passa quase raspando nos sacos de areia com o seu Triumph TR2, que depois vieram a ser substituídos por guard-rails. Nesta prova o Mercedes Benz 190SL pilotado por D.Steane chegou em 1º, fazendo a melhor volta em 3m 47.0 s

* Fonte e fotos: Macau Motorsport 94 e livro Colour and Noise de Philip Newsome

2 comentários em “Grande Prémio de Macau, um olhar no passado

  1. Carlos A S Santos
    10/11/2013

    Rogerio,
    Acho que há um engano …… o DKW de Bill Wyllie nunca ganhou o GP de Macau, apesar da minha torcida e de muitos outros macaenses. O ronco do motor deste carro era gostoso de se ouvir…. Quem venceu em 1959 foi o Hardwick com o Jaguar. Ou será que a minha memória falhou ???
    Abrç … Canicha

    • Está certo Canicha, uma falha minha na leitura do livro Colour and Noise. O Hardwick ficou em 1º e o Wyllie em segundo, corrigi o texto e acrescentei mais uns dados do terceiro. Lembro bem do gostoso ronco do motor do DKW Grato e abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.240.050 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: