Em vista de ter percebido grande procura pela postagem do programa do Encontro das Comunidades Macaenses 2013, aqui vai publicada o que parece ser a definitiva, extraída do site do CCM/Encontro 2013:
Programa do Encontro das Comunidades Macaenses “Macau 2013″
Dia 30 de Novembro (Sábado)
18H00 – Boas vindas aos participantes e convívio na Escola Portuguesa.
Dia 1 de Dezembro (Domingo)
18H30 – Sessão Solene de Abertura do Encontro presidida por S. Exa. o Chefe do Executivo do Governo da RAEM, seguida de jantar de gala, no Grand Ballroom do Grand Hyatt Hotel.
Dia 2 de Dezembro (Segunda-feira)
11H00 – Cerimónia junto ao Monumento de Homenagem à Diáspora Macaense presidida por S. Exa. o Chefe do Executivo do Governo da RAEM e deposição de coroas de flores.
15H00 – Debate sobre a “Identidade Macaense” e “Apresentação do papel de plataforma de Macau nas relações económicas e comerciais entre a China e os países da língua portuguesa”, no auditório do Secretariado Permanente do Forum Para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Edifício “FIT Center”, 13º. andar, Av. Comercial
Dia 3 de Dezembro (Terça-feira)
09H30 – Reunião do Conselho Geral do CCM, com eleições dos corpos sociais, seguida de reunião do Conselho Permanente.
10H00 – Para os restantes participantes: Visita guiada por especialistas do Instituto Cultural de Macau a locais de interesse histórico.
18H00 – Recepção na Residência do Cônsul Geral de Portugal na RAEM para as delegações das Casas de Macau e da Comissão Organizadora.
Dia 4 de Dezembro (Quarta-feira)
– Dia da Cultura Macaense:
10H30 – Sessão Cultural promovida pelo Instituto Internacional de Macau com a apresentação de novas edições e intervenções sobre “O Papel Cultural das CASAS DE MACAU”, no 1º. andar do Centro de Actividades Turísticas, na Rua Luís Gonzaga Gomes.
17H00 – Sessão Solene comemorativa do 142º. Aniversário da APIM e dos 80 anos do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes, seguida de Chá Gordo organizado pela Confraria da Gastronomia Macaense, no Jardim de Infância D. José da Costa Nunes.
Dia 5 de Dezembro (Quinta-feira)
15H00 – Sessão fotográfica nas Ruínas de S. Paulo com a presença de S. Exa. o Chefe do Executivo do Governo da RAEM e do Exmo. Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM.
18H00 – Missa e Te-Deum na Sé Catedral.
20H00 – Convívio Juvenil no Albergue da Santa Casa de Misericórdia.
Dia 6 de Dezembro (Sexta-feira)
11H00 – “Cozinhaçam maquista pa jôvi-jôvi”, com a colaboração do Instituto de Formação Turística, seguida de almoço no Restaurante do IFT.
15H00 – Passeio Juvenil.
Dia 7 de Dezembro (Sábado)
19H30 – Festa de Encerramento do Encontro “Macau 2013”, no Grand Ballroom do Grand Hyatt Hotel.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Bem, relendo o programa que parece definitivo, acho que está “um pouco melhor” que o programa inicialmente delineado, mas, mesmo assim está longe de se comparar com programas de há doze ou mesmo há sete anos atrás. E é uma pena, pq. de acordo com o que tenho lido, nunca Macau esteve tão desafogado em termos económicos, como nos dias de hoje. Mas, como se diz, quem tem o poder de decidir, parte do princípio que está sempre certo. Estará???