Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Maravilhas da China: a estrada túnel de Guoliang

China vila estrada Guoliang (01)

Localizada nas montanhas Taihang, na província chinesa de Hunan, a Vila de Guoliang com cerca de 300 habitantes ficava isolada do mundo.  O acesso se dava por um precário e perigoso caminho.

Os moradores,  por anos, pediam ajuda ao governo chinês para construírem uma estrada propriamente dita, mas dado ao tamanho do vilarejo e da população não havia interesse em investir tão alta soma que seria exigida.  Assim, liderados por Shen Mingxin, um grupo de 13 aldeões, em 1972, tomou a decisão de construí-la por conta própria.  Seria um túnel que passaria lateralmente pela montanha, mas não fechada, abriram “janelas” para jogar fora o entulho, as pedras e rochas da escavação, utilizando explosivos precariamente, o que veio a causar várias mortes entre os trabalhadores devido à falta de conhecimento para seu manuseio.

China vila estrada Guoliang (02)

Finalmente, ao cabo de 5 anos, em 1977, lograram concluí-la abrindo ao tráfego.  O túnel escavado nos penhascos de 120 metros de altura, tem 1.200 metros de comprimento, 5 metros de altura e 4 metros de largura, e acabou tornando-se em uma atração turística.

China vila estrada Guoliang (04)

Apesar de sinuosa, estreita e perigosa, especialmente nos dias de chuva, o que tem causado vários acidentes fatais, turistas fazem o trajeto apreciando as belas paisagens ao longo do caminho, com paisagens típicas da China, com cordilheiras, rios, piscinas naturais e casas típicas rurais.  Até atraiu investimentos da indústria hoteleira, e o Vilarejo de Guoliang, ao final de tudo, deixou de ser uma simples aldeia tendo que conviver com turistas de toda a espécie.

Isto é China, com suas inúmeras maravilhas!

China vila estrada Guoliang (03)

China vila estrada Guoliang (08)

China vila estrada Guoliang (09)

China vila estrada Guoliang (11)

China vila estrada Guoliang (06)

China vila estrada Guoliang (07)

China vila estrada Guoliang (15)

China vila estrada Guoliang (12)

China vila estrada Guoliang (14)

China vila estrada Guoliang (10)

China vila estrada Guoliang (05)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 09/01/2014 por em Túnel de Guoliang e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 696,881 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: