Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Em memória de Geraldo Fernando, de Macau-RN-Brasil

Geraldo Fernando Viana de Souza, macauense de Macau, Rio Grande do Norte, Brasil

Geraldo Fernando Viana de Souza, macauense de Macau, Rio Grande do Norte, Brasil

Geraldo Fernando Viana de Souza foi o meu primeiro contato com a Macau brasileira, município do Rio Grande do Norte (RN). No telefonema inicial que fiz à Secretaria de Turismo para procurar agendar a nossa (eu e a Mia) visita à cidade em Maio de 2013, quem atendeu foi o Fernando.  E foi com ele que os contatos prosseguiram, resultando num encontro inédito entre a Macau brasileira e a ex-portuguesa localizada no Sul da China.

Quando chegamos à cidade, o Fernando estava lá com o Ricardo, logo à entrada, para nos receber e conduzir à Secretaria de Turismo, um trabalho que ele tanto gostava.  Esteve ao nosso lado para nos assessorar sempre que possível, inclusive na visita a outros distritos de Macau.

Mostrava o mesmo entusiasmo que o nosso, pelo que consideramos um momento histórico de contato formal entre estas duas Macau. Seu sonho era a igual à nossa vontade concretizada com relação à sua terra natal: conhecer a Macau do outro lado do mundo. Nas postagens que fazia da visita neste blog, costumava ele  fazer o seu comentário ou em mensagens no Facebook.

O Fernando era para nós, uma referência da Macau brasileira, pela sua simpatia, dedicação, amizade, entusiasmo e identificação com os nossos objetivos.  Pensávamos que se um dia pudéssemos voltar a visitar a sua cidade, certamente seria grande prazer reencontrá-lo e matar as saudades.

Mas, Fernando partiu! Faleceu subitamente ontem dia 10 de Janeiro de 2014 aos 66 anos de idade. Ficam as saudades e o nosso agradecimento pela sua dedicação, apoio, amizade e o entusiasmo com que nos recebeu na Macau, do Brasil. Muito obrigado Fernando, descanse em paz, pois você merece! Aos seus familiares os nossos sentidos pêsames.

(clicar nas fotos para aumentar)

* Fotos de Nilton Marcelino (Gringo Fitas), Pedro Lima, Mia e Rogério

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 11/01/2014 por em Geraldo Fernando, Macau (RGN) e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 893.477 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de Macau de Todos os Tempos (02)

Imagens que trazem saudosas lembranças daquela Macau que não existe mais, mas que permanece viva na nossa memória e nas fotografias a seguir publicadas de forma aleatória, a procurar dar uma descrição a confirmar ou corrigir. O que vale mesmo é o que se diz – recordar é viver! As fotos são dos anos 50 […]

Memórias de Macau de Todos os Tempos (01)

Nesta postagem do que poderia chamar de uma série “Memórias de Macau de Todos os Tempos”, remetendo-me a um vídeo que publiquei no YouTube (vide no final), publico umas fotos antigas recolhidas ao acaso do meu extenso acervo, ora já publicadas no site (inativo) do Projecto Memória Macaense, ou não, e também já republicadas por […]

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]

%d blogueiros gostam disto: