Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

“Contrastes no português de Macau”, um estudo apresentado na USP Brasil

Cidade Universitária da USP em São Paulo

Cidade Universitária da USP em São Paulo

Nas minhas pesquisas na web acabei cruzando com um estudo a respeito dos “Contrastes no português de Macau“, apresentado no 21º SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Universidade de São Paulo) por Maria Célia Pereira Lima-Hernandes e Flaviana Veríssimo. É datado de 12/03/2013.

De acordo com a Revista digital UNIVESP – “Maria Célia Pereira Lima-Hernandes é livre-docente em Gramática Histórica pela Universidade de São Paulo (USP), líder do grupo de pesquisa “Mudança gramatical do português – Gramaticalização”, pesquisadora do CNPq sobre a situação da língua portuguesa na China e pesquisadora principal do projeto “História do português paulistano”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Autora do livro Indivíduo, Sociedade e Língua – Cara, Tipo Assim, Fala Sério!, Maria Célia defende a tese de que adultos podem alterar sua gramática, e analisa os fatos determinantes para isso. Ela também explica a importância de se estudar a história das palavras e construções e contextualiza os impactos da escrita abreviada utilizada por pré-adolescentes e adolescentes em ambiente virtual”.

A USP-Universidade de São Paulo tem utilizado a Casa de Macau de São Paulo para suas pesquisas e estudos, tanto pelos seus docentes como por seus alunos, principalmente nas duas décadas passadas.  A biblioteca da associação tem sido procurada para estes trabalhos, bem como os associados para entrevistas.  Até nos acompanharam na romaria para os Encontros das Comunidades Macaenses.  O português de Macau e o patuá macaense eram o tema dos estudos.

Vejamos abaixo este trabalho de pesquisa, clicando na imagem para ampliar:

USP Contrastes no português de Macau

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 662,927 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: