A Unidos da Tijuca ganhou o título de campeã 2014 do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro numa disputa acirrada, terminando com 229,4 pontos, apenas 0,1 acima da pontuação obtida pela 2ª colocada Salgueiro. Foi o seu terceiro título em 5 anos, sendo que os anteriores foram obtidos em 2010 e 2012.
Com 3.600 integrantes divididos em 34 alas, teve como enredo “Acelera, Tijuca”, uma homenagem ao piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna que faleceu 20 anos atrás. Numa das alas teve a participação da McLaren vencedora do Senna.
Notícias mais detalhadas da apresentação da escola campeã podem ser lidas neste link da G1 da Globo, que tem também 6 vídeos resumidos do desfile em alta definição:
Veja Galeria da G1 da Gobo com 60 fotos da Unidos da Tijuca no desfile neste link:
* Nota: A existência da página e galeria de fotos da G1 da Globo depende da sua política de periodicidade da sua manutenção no portal. Caso sejam apagadas com o decorrer do tempo, você verá mensagem de “página inexistente”.
Imagem do vídeo divulgado na página da G1 da Globo. Clicar na imagem para acessá-la e ver 6 vídeos resumidos do desfile em alta definição
Escola de Samba – Unidos da Tijuca
um resumo do seu histórico coletado da Wikipedia
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca é uma escola de samba da Cidade do Rio de Janeiro. A escola é originada a partir de diversos morros da Tijuca, tendo sua sede durante muitos anos no Morro do Borel. Atualmente possui uma quadra comercial localizada na Avenida Francisco Bicalho, no bairro do Santo Cristo, próximo à Rodoviária Novo Rio. Porém esta quadra, ao contrário do que muitos pensam, não é a sede oficial da escola.[carece de fontes] A oficial permanece no Borel[carece de fontes], onde ainda são realizados ao menos 3 ensaios anuais, voltados especialmente para a comunidade.[carece de fontes]
Foi campeã do Grupo Especial 4 vezes, nos anos de: 1936, 2010, 2012 e 2014.
Fundada em 31 de dezembro de 1931, é uma das escolas de samba mais antigas do Rio de Janeiro em atividade. A agremiação surgiu a partir da fusão de blocos existentes nos morros das redondezas do Morro do Borel (comunidades da Casa Branca, Formiga e Ilha dos Velhacos) no sub-bairro da Tijuca chamado Usina. Mas o Morro do Borel é seu maior reduto, local de onde sai boa parte de seus componentes.
Enredo – Acelera, Tijuca
No ano em que completará duas décadas da morte de Ayrton Senna, a escola levará o tricampeão mundial de Fórmula 1 de volta às pistas. O piloto será tema do enredo “Acelera, Tijuca”, em 2014, na Marquês de Sapucaí. Além de reverenciar Senna, o carnavalesco Paulo Barros mostrará o universo da velocidade e do automobilismo. Fã de Ayrton, o presidente da agremiação, Fernando Horta, revelou que a família de Senna abraçou a ideia e estará diretamente envolvida na pesquisa e no desenvolvimento do enredo.
Site oficial: http://unidosdatijuca.com.br/pt/
Imagem do vídeo divulgado na página da G1 da Globo. Clicar na imagem para acessá-la e ver 6 vídeos resumidos do desfile em alta definição
Vídeos a seguir foram publicados por particulares no You Tube:
a) Comissão de frente do desfile da Unidas de Tijuca:
b) Vídeo completo do desfile
c) Integrantes da Comissão de frente da Unidos da Tijuca mostram truque do martelo
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]
Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]
A Sessão Solene de Abertura e Jantar de Boas Vindas do Encontro das Comunidades Macaenses – Macau 2019, oferecida pelo Governo da RAEM, foi realizada em 24 de Novembro de 2019 no Hotel Sheraton Grand Macao, Cotai Central, na Ilha da Taipa de Macau O Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, cujo mandato se […]
Comentários