Foto do possível primeiro convívio dos antigos alunos do SSJ (a confirmar)
Publicação na edição impressa do semanário católico O Clarim de 14/03/2014, informa os novos corpos sociais da Associação dos Antigos Alunos do Seminário de São José, conforme eleições ocorridas no passado dia 8 e cuja composição podem ver na reprodução abaixo:
Às vésperas do convívio anual que tradicionalmente se realiza no dia de São José, em 19/03/2014, a Associação é reativada com a eleição de novos corpos sociais para o ano 2014-2015. Consiste do convívio, celebração de missa na Igreja de São José, anexa ao Seminário, seguido de jantar no restaurante chinês Tak Heng. Foi objeto de publicação na postagem do dia 13 passado neste blog. É esperada a participação do Bispo de Macau, como noutros anos.
A Associação, resumida na sigla AAASSJ é antiga. Foi fundada em 20/03/1999, antes da transição de soberania de Macau, com eleição de corpos sociais. Porém ficou inativa e novas eleições deixaram de ser realizadas. Alguns antigos alunos, no sentido de reativar a associação passaram a promover convívios anuais na forma como será realizado no dia 19. Este blog tem noticiado os que aconteceram em 2011, 2012 e 2013. O de 2014 será objeto de nova publicação com fotos, assim que as receber de antigos colegas de escola.
Informa-se que no dia 19, no ambiente do restaurante, os novos membros eleitos tomarão posse dos seus cargos e será realizada uma assembléia geral extraordinária para discussão e votação pela mudança da sede para o Seminário de São José, conforme proposta que será apresentada aos associados.
Estima-se que a associação tenha cerca de 100 associados, com a expectativa de ampliar este número, tanto que no dia das eleições, durante a assembléia realizada foi votada a cobrança de quota anual de apenas MOP 10,00 ( cerca de US$ 1,25) e proposto estudo para ampliação de atividades da AAASSJ com novos convívios em datas comemorativas, além de viagens de cunho cultural.
À nova Direção e aos novos membros dos corpos sociais os votos deste antigo aluno do SSJ de bom trabalho, boa gestão e que consigam atingir as sua metas. Aos associados que tenham uma saudável convivência entre vocês e àqueles que não se associaram à AAASSJ um apelo para fazerem isso. Quanto aos antigos alunos da Diáspora, como eu, fica a expectativa de podermos, de alguma forma, nos associarmos, mesmo que isto seja meramente simbólico.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Gostaria de me inscrever na Associação dos Antigos Alunos do Seminário. A quem me dirijo? E faço aqui uma sugestão: Os novos dirigentes podiam criar uma página no Facebook para que os antigos alunos “ainda vivos” possam colocar fotografias e artigos de interesse para todos. Um grande abraço a todos neste dia tão especial para nós.
Boa ideia Coimbra e também estou na expectativa a respeito de inscrição de antigos alunos da diáspora.
Hoje dia 19 de Março Dia de S.José outrora celebrada também como até agora tem sido celebrada pelos antigos alunos com uma missa pelas 17H00 na igreja do Seminário seguido do jantarà chinesa(pelas20H00) num dos restaurantes da cidade,é triste recorder que uma parte deles(antigos alunos)que já não estão agora conosco:já falecidos:Albano Cabral,Zeca Tavares, Zeca Cunha,Zeca Manhão,José Achiam,Lísbio Couto,Nelson Sousa,Maciel Couto, Carlos Rosa, Carlos de Jesus,Henrique Vilas, Tarique Manhão,Agostinho Manhão,Fernando Alves,Alberto Rocha,Ramiro Rocha, Viriato do Rosário, Timóteo do Rosário,Augusto Paiva,Professor Verríssimo do Rosário,Padre Mendes,Padre João Guterres,Padre Teixeira, e alguns no estrangeiro, cujos nomes se ignoram.