Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Iana faz história: a mais jovem presidente de uma Casa de Macau

Iana Assumpção editIana Assumpção entra para a história das Casas de Macau, como a mais jovem presidente eleita de todos os tempos, a primeira! Aos 21 anos de idade, canceriana nascida em 18 de Julho de 1992 e natural do Rio de Janeiro, a carioca que tem Macau no coração, foi eleita presidente da Casa de Macau do Rio de Janeiro nas eleições promovidas em 30 de Março de 2014.

Neta do macaense Alberto Carlos Paes d’ Assumpção “Acaio” que encerrou o seu mandato de presidente da mesma associação em 2012, Iana, única candidata, obteve 86% de aprovação dos eleitores que compareceram à Assembleia Geral Extraordinária. Aliás, uma eleição que poderia ser considerada inusitada, pois a convocação (vide abaixo) não só anunciava as eleições, bem como convidava para o Micarene (baile de fantasias carnavalescas) logo a seguir. Poderia até se dizer que é algo inédito, nunca visto, que pode até entrar para a história também.

Com uma Direção composta só de mulheres e de idade máxima de 42 anos, a presidente, genuinamente da nova geração macaense, que muitos, nem todos, querem investir como continuidade das Casas de Macau, tem na sua equipe a mamãe Silvana Linares, Juliana Nolasco da Silva e Marion Carion. Vai ter que repartir o seu tempo de profissional formada em fisioterapia com os afazeres da associação macaense.

Com eleição em separado, o cargo de Diretor Financeiro continuou com o jovem Denny Carion, e para Conselheiros Fiscais também foram reeleitos Eduardo Carion, Bruno Maher e José Pina. Todos exercem um período de mandato igual à da Direção, não havendo nenhum cargo vitalício tal como sua congênere de São Paulo, permitindo assim uma renovação periódica de todos os quadros.

O Conselho das Comunidades Macaenses que tem investido em Encontros de Jovens em Macau, numa aposta na Nova Geração como continuidade das Casas de Macau,  e do qual a Iana chegou a participar, no mínimo deve se sentir recompensada pelo seu esforço, apenas que não se esperava “tão para já”, acho! De fato foi uma surpresa, até para mim, quando vi no Facebook os cumprimentos de muita gente, o que não deixei de o fazer também e logo tratei de preparar esta postagem.

Aliás a “mui” jovem presidente, ou presidenta, tal como a Dona Dilma gosta de ser chamada aqui no Brasil, já vinha se destacando no cenário macaense, primeiro com os seus comentários nos grupos de Macau no Facebook e depois no Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2013. “Ela é destaque no Encontro Macau 2013” tal como a qualifiquei na postagem que fiz na época (vide neste link). Dava para sentir que, cedo ou tarde, a Iana iria ter um maior destaque na Casa de Macau do Rio Janeiro, além do cargo que ocupava de Diretora Cultural na última gestão, pois, apesar de seu jeito meigo que encantava a todos, mostrava que sabia falar e reclamar a posição de quem não era macaense nato mas da diáspora.

Para o Rio de Janeiro, pode até ter sido mais uma eleição, daquelas costumeiras pela falta de candidatos, mas para o mundo macaense vai servir de exemplo que é possível a aposta na Nova Geração e também daqueles que já passaram um pouco desta qualificação, ou seja “Pós-Nova Geração”. Se isso vai estimular novas candidaturas de jovens em outras Casas? Já depende da boa divulgação das Casas de Macau e iniciativas que consigam convencer os jovens e aqueles “que acabaram de sair da qualificação de jovem”, a reconhecer a sua validade e perceber a necessidade de preservação tanto da associação quanto da cultura macaense. Mas para isso é preciso não criar regras e normas dentro dos seus Estatutos que não permitam a renovação em todos os cargos e órgãos, sob quaisquer alegações ou conveniências.

À Iana Assumpção e equipe de diretoras os votos de sucesso e de uma boa administração.  Que a sua coragem e exemplo possa servir de estímulo e conscientização da Nova Geração para com a sua associação macaense.

* Nota do Editor: Em vista de comentário no Facebook, cabe esclarecer que as eleições na Casa de Macau do Rio de Janeiro foram antecipadas devido à renúncia do presidente eleito para o mandato a encerrar em 2015.  Em comunicado geral o anterior presidente esclareceu motivos profissionais pelo ato.

CMRJ convocação eleições 2014

*Foto e imagem da página no Facebook da Iana Assumpção e da Casa de Macau de Rio de Janeiro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 641,738 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

As estórias de Margarida Ribeiro ambientadas em Macau e na China

As estórias de Margarida Ribeiro ambientadas em Macau e na China

Acompanhada do macaense Delfino Ribeiro, a escritora madeirense Margarida Ribeiro em 29 de dezembro de 2005  visitou a Casa de Macau de São Paulo no dia da festa de Natal. Na ocasião, quis presentear a comunidade macaense com o seu livro de estórias “A Mui” ambientado na China e em Macau “terra maravilhosa onde a vida tantas vezes confunde […]

%d blogueiros gostam disto: