Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Em memória do ator José Wilker

José Wilker (20/04/1944-05/04/2014). Foto de Wikimedia Commons

José Wilker (20/04/1944-05/04/2014). Foto de Wikimedia Commons

Uma tristeza enorme ouvir nesta data de 5 de abril, a notícia do falecimento de  José Wilker aos 66 anos, um excelente ator brasileiro que com gosto assistia às suas interpretações em novelas e filmes.  As suas duas últimas atuações que assisti foram nas telenovelas “Amor à Vida” e a refilmagem em 2012 de “Gabriela, Cravo e Canela” de 1975.

José Wilker natural de Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero, no Estado do Ceará, Brasil, nasceu em 20 de agosto de 1944 e logo cedo, ainda criança, mudou-se para a capital Recife com a família.  Além de ator era diretor, narrador, apresentador e crítico de cinema brasileiro. Um infarto fulminante ceifou a sua vida quando se encontrava na sua casa no Rio de Janeiro, sem que houvesse tempo para socorrê-lo com vida.

De acordo com a enciclopédia livre Wikipédia, “José Wilker começou a carreira como locutor de rádio e se mudou para o Rio de Janeiro aos dezenove anos.

Seu primeiro filme foi em 1965, A Falecida com uma participação não creditada, o filme ainda contava com Fernanda Montenegro como protagonista. Em 1979, esteve no elenco do filme Bye Bye Brasil e em 1985, no elenco de O Homem da Capa Preta.

Estreou nas telenovelas em 1971, em Bandeira 2, de Dias Gomes, na TV Globo. Fez muito sucesso com a novela Roque Santeiro na qual deu vida ao personagem-título junto com Regina Duarte e Lima Duarte. Entre 1997 e 2002, dirigiu boa parte dos episódios do Sai de Baixo, além de ter participado de um dos episódios do programa (Ghost Não Se Discute), em 1997.

Interpretou personagens célebres na televisão, como Giovanni Improtta, na telenovela Senhora do Destino e o ex-presidente Juscelino Kubitschek na minissérie JK. Em 2012 cai na boca do povo com o personagem Jesuíno Mendonça na telenovela Gabriela. O personagem foi marcado pelo bordão “Vou lhe usar”, que se tornou febre nas redes sociais. No ano seguinte narra a chamada da telenovela Amor à Vida, e no meio da trama entra no elenco como a personagem Herbert.

Entre seus papéis mais marcantes no cinema estão Tiradentes, no filme Os Inconfidentes, de 1972; Vadinho, do recorde de bilheteria nos cinemas Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 1976; o político Tenório Cavalcanti de O Homem da Capa Preta, de 1986 e Antônio Conselheiro, de Guerra de Canudos, de 1997 entre muitos outros.”

Participação de José Wilker na refilmagem da telenovela "Gabriela". em 2012

Participação de José Wilker na refilmagem da telenovela “Gabriela”. em 2012. Foto do Google Imagens

Em homenagem à sua memória reproduzo aqui dois vídeos publicados no You Tube por terceiros. O primeiro é um vídeo-clip musical da canção “De volta pro meu aconchego” cantada por Elba Ramalho, com imagens da sua participação como personagem principal da bela telenovela Roque Santeiro. Noutro, um trailer do filme sucesso de bilheteria “Dona Flor e Seus Dois Maridos” de 1976.

 

Um comentário em “Em memória do ator José Wilker

  1. interferenciaurbana
    14/04/2014
    Avatar de interferenciaurbana

    Homenagem do meu blog à ele!

    Zé Wilker

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 05/04/2014 por em José Wilker e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.225 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.