Entre vários carros históricos, estava exposto na VELOCULT, evento anual que conta a história do automobilismo brasileiro, realizado em Março no Conjunto Nacional na Avenida Paulista, em São Paulo, o primeiro e único Fórmula 1 brasileiro: Fittipaldi FD-01
Apresentado ao público em 1974, estreou em 1975 no Grande Prêmio da Argentina pilotado por Wilson Fittipaldi Jr., irmão do Emerson, que na mesma corrida disputava com um McLaren. Tendo como projetista o brasileiro Ricardo Divila, era equipado com motor Ford Cosworth DFV 3.0L V8 e pneus Goodyear, e tinha linhas revolucionárias para a época.
Patrocinado pela Copersucar, companhia brasileira de açúcar e álcool, nessa corrida de estréia largou na 23ª e última posição, e logo na 12ª volta pegou fogo e abandonou a prova. Enquanto isso, o Emerson Fittipaldi ganhava a corrida, seguido de James Hunt com Hesketh e Carlos Reutemann em 3º com a sua Brabham. Na prova seguinte, no Brasil, a equipe brasileira já corria com o seu F-1 com a denominação FD-02.
Em 2007, a empresa DANA recuperou o modelo original do FD-01, que estava guardado por anos na garagem da família em uma fazenda no interior de São Paulo.
* fonte de consulta: Wikipédia
(fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz)
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários