Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Ukulele: o presente de Portugal ao Hawaii

Muitos devem se lembrar do filme Blue Hawaii produzido em 1961 e estrelado por Elvis Presley, provavelmente o seu maior sucesso no cinema, em que havia várias cenas dele com um instrumento musical similar a um cavaquinho. Ou então, a capa do LP do filme, hoje um disco procurado por colecionadores e que felizmente ainda possuo um exemplar trazido de Macau, com Elvis posando com o mesmo instrumento que nada mais é – o Ukulele, levado pelos portugueses em 1879 para o Hawaii.

Elvis Blue Hawai Ukulele

A respeito do Ukulele, Luís Sá da Revista Nam Van, que esteve no Hawaii em 1985 e redigiu um artigo sobre os portugueses na ilha paradisíaca, conta à parte sobre o instrumento musical.  Mais abaixo, assistam ao vídeo-clip do filme publicado no You Tube com Elvis Presley a cantar Ku-Ui-Po tocando um ukulele:

Ukulele Wikimedia Commons

Ukulele

UKULELE: O presente de Portugal ao Hawaii

por Luís Sá – Revista Nam Van edição de Novembro de 1985

O mito do Hawaii assenta também na excepcional beleza das suas mulheres, dotadas das mais flexíveis ancas que são dadas a ver ao comum dos mortais.

Vestidas com flores, de longos cabelos negros que caem pelas costas, elas tiveram um momento de glória quando filmadas ao lado de Elvis Presley, em «Blue Hawaii».

Presley à parte, as havaianas, as flores e a sua hula-hula não existem, a não ser em encenações de aeroporto ou nas dezenas de festas nocturnas onde o turista vai para se sentir um pouco na pele da dúzia de marinheiros portugueses que, no século XVI, chegaram ao arquipélago para nunca mais de lá sairem.

Tal como noutros lados, os naturais do Hawaii têm hoje mais com que se preocupar do que encantar os turistas, a não ser, naturalmente, quando essa é a sua profissão. No entanto, permanece bem viva a singular beleza da música insular que dava o motivo para que as mulheres do Hawaii mexessem as ancas. Um ritmo estranhíssimo, remetendo para os motivos do mar, essa musica não deixa de, também ela, ter afinidades com Portugal, mercê do mais conhecido dos instrumentos que a executam – o ukulele, nome que hoje designa o cavaquinho português, chegado ao Hawaii em 1879.

No dia 23 de Agosto desse ano, o navio Ravenscrag, com 419 emigrantes a bordo chega ao Hawaii trazendo também aquela que é actualmente considerada a grande oferta dos portugueses ao povo das ilhas. Manuel Nunes, emigrante, músico nas horas vagas, mudou a face do ritmo havaiano quando desembarcou acompanhado do seu cavaquinho, que desde logo convenceu o monarca da época, David Kalakaua.

Hoje, o ukulele (que significa pulga saltante) está por toda a parte, nas festas e no ritmo do Hawaii. E por ele as havaianas mexem as ancas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 07/04/2014 por em Ukulele e marcado , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.408.186 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

Macau em 1997 – entrevista com Anabela Ritchie sobre a transição da soberania em 1999

Macau em 1997 – entrevista com Anabela Ritchie sobre a transição da soberania em 1999

A recordar os tempos que antecederam a transição da soberania de Macau para a República Popular da China que ocorreu em 20 de Dezembro de 1999, transcrevemos em três postagens, as entrevistas concedidas ao Diário de Notícias em 1997 e que foram publicadas no antigo website A-Ma Gau – Ecos de Macau. Nesta postagem, a […]

%d blogueiros gostam disto: