Primeiro cd da Tuna Macaense. Anteriormente, em 1980, com outra formação, foi lançado um cassete do grupo.
Postagem do Reinaldo do Espírito Santo no Facebook, divulga um video-foto clip publicado no You Tube da Tuna Macaense no anos 1993 e 1994. Reinaldo fazia parte do grupo musical nessa época tocando viola (violão) acompanhamento.
No vídeo podemos ver fotos do grupo prestigiado pelo último governador português de Macau, General Vasco Rocha Vieira, a apresentação no 1º Encontro das Comunidades Macaenses em 1993, a gravação do seu primeiro CD em 1994 e o tour por várias cidades, como Beijing, Singapura, Hong Kong, Japão.
O cd Macau Sã Assi (título em patuá) gravado em 1994 com o selo da TRADISOM. Contém 14 músicas que têm a sua origem na música de Macau e a portuguesa, com canções cantadas em português e em patuá (dialecto macaense). Nas músicas instrumentais, a forte presença do bandolim em músicas harmoniosas e saudosistas. Os seus componentes eram: Rui Gracias Coelho, António Lopes, Fernando A.Fernandes Meira, José Maria do Espírito Santo, Judas Tadeu Jorge, Filomeno Jorge, Reinaldo do Espírito Santo, Agostinho “Nico” Fernandes e Maria Antonieta Manhão Jorge Meira como convidada especial na canção Adeus Macau.
A formação do grupo na época lembrava bem as antigas Tunas de Macau. Vendo as fotos do vídeo clip, você vê como se posicionavam nas suas apresentações. Uma linha à frente e outra atrás. Bem tradicional. Após 1994 até a atualidade, a Tuna Macaense foi se modernizando com a introdução do teclado e bateria, incluindo no seu repertório músicas de língua inglesa, bem como ocorreram várias trocas dos seus componentes. Parte destes que saíram do grupo, acabaram formando uma nova tuna com outra denominação: Tuna de Macau, tocando músicas tais como dessa formação de 1993 e anos anteriores.
Confesso, essa época dá muitas saudades. Em 1993, retornei à minha terra natal pela primeira vez, na viagem ao 1º Encontro das Comunidades Macaenses, após a emigração em 1967.
Veja o vídeo com fundo musical da música desse cd: “Lembranças”. Bela e sensível música.
Depois ouça uma música instrumental do cd: “Marcha Vapor” com destaque para o bandolim. Logo após o vídeo.
Ouça música do cd – MARCHA VAPOR (clicar na seta para ouvir)
* Ouça mais 5 músicas da Tuna Macaense no site do Projecto Memória Macaense no link abaixo:
http://rpdluz.tripod.com/projectomemoriamacaense/tuna-macaense.html
* Agradecimentos à TRADISOM (venda de cds on-line) e ao Reinaldo do Espírito Santo.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Comentários