Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Padre Lancelote, de Macau, foi confundido como agente da CIA pelos guardas vermelhos

No auge da Revolução Cultural de Mao Tse Tung na década de 60, em Macau, o Padre Lancelote Rodrigues foi confundido como um agente secreto da CIA. Já pensou? Os guardas vermelhos bem quiseram assim pensar, só que, ainda bem nada fizeram contra o nosso valoroso sacerdote que dedicou a sua vida às ações sociais. Veja:

Padre Lancelote Rodrigues, de Macau

Padre Lancelote Rodrigues, de Macau (foto da Revista Macau)

O AGENTE “O-O-CROSS”

Texto de Ribeiro Cardoso extraído do seu artigo “Lancelote Rodrigues, um Padre das Arábias” publicado na Revista Macau de Junho 1993

Ao longo da sua agitada vida, Lancelote Rodrigues já passou por várias peripécias. Uma delas foi na década de 60, durante a Revolução Cultural chinesa, que aqui em Macau esteve brava, assumiu contornos especiais e ficou conhecida como o “Um, Dois Três”.

Pois bem, nesse período em que os portugueses não podiam sair à rua e a coisa esteve feia, o padre Lancelote foi acusado pelos “guardas vermelhos” de ser… um agente da CIA.

Passados estes anos todos, o padre, sempre que recorda esses momentos, dá uma gargalhada e explica:

“Isso começou com os jornais chineses, que diziam que a CIA funcionava no Centro Católico…Sabe, eu desde 1949, com a chegada dos refugiados de Xangai, lá fui conseguindo apoios financeiros substanciais, sobretudo americanos. Aliás, devo mesmo dizer que entre 1952 e 1967 arranjei apoios no valor de 90 milhões de dólares dos EUA. Claro, no calor da Revolução Cultural alguns revolucionários mais fervorosos lembraram-se de que eu era amigo dos americanos — o que, de resto, era verdade e eu nunca neguei — e desataram a chamar-me agente da CIA. Fácil, portanto. A coisa esteve feia, mas passou — e eu cá estou”.

Hoje os tempos são outros, mas como a figura de Lancelote Rodrigues está sempre na berra — este homem nunca pára! — e tem numerosos contactos internacionais há quem sussurre que ele é um quadro qualificado dos Serviços de Informações do Vaticano, que o mantém destacado às portas da China.

Posto perante esta hipótese, o bom padre Lancelote não se conteve e mais uma vez gargalhou como só ele sabe. Bebeu mais um gole do Johnny Walker Cinta Preta, reclinou-se na cadeira e sorrindo com alguma malandrice adiantou:

“Nunca tinha pensado, mas é bem capaz de ser isso. E agora percebo porque é que algumas pessoas me chamam, não o agente 007, que já não tenho idade para fazer as coisas que ele faz, mas antes o 00 Cross. Justo, justo. É isso: eu sou o 00 Cross… Mas falando a sério: eu faço relatórios para o Vaticano, que entrego ao representante da Santa Sé em Hong-Kong”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 15/07/2014 por em Agente secreto? e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.556.699 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Macau de 1962: saiba quem ocupava cargos no Governo da Província e em Repartições Públicas

Macau de 1962: saiba quem ocupava cargos no  Governo da Província e em Repartições Públicas

Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

%d blogueiros gostam disto: