Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

O antigo Hospital Matarazzo em São Paulo, um último olhar

Hospital Matarazzo Exposicao Feito por Brasileiros (64)

Construído há 110 anos, em 1904, e interditado definitivamente pela Vigilância Sanitária em 1993, abandonado desde então, o antigo Hospital Matarazzo está prestes a ser parcialmente demolido ou toda a área a sofrer profundas alterações, embora não tenha sido divulgado um projeto definitivo para o local.

Como uma espécie de despedida do que poderia ser um patrimônio histórico a ser preservado na íntegra, embora tenha este status, o novo proprietário do terreno decidiu realizar no local uma exposição coletiva de arte chamada de “Feito por Brasileiros”.  Explica a Folhapress que em fevereiro de 2014, o Codephaat, órgão estadual de defesa do patrimônio, reviu a pedido o processo de tombamento do conjunto permitindo a demolição de parte(s) dos prédios que formam o complexo hospitalar.

Em 2011, por R$ 117 milhões, o Grupo francês Allard comprou o terreno da PREVI  que é um fundo de pensão, ou seja a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil que por sua vez tinha comprado dos antigos proprietários em 1993 após a falência do Hospital. A PREVI tentou de todas as formas aproveitar o terreno, como demolir os prédios para construção de shopping, prédio comercial, hospital, tendo até conseguido obter alvará para as demolições, mas impedidos por ação dos moradores do bairro de Bela Vista. Até tentaram alugá-lo inclusive para duas Fundações, uma para uso como hospital e outra como faculdade, mas nada deu certo até a sua venda aos franceses.

Consta da ilustração da Folhapress que o prédio da antiga maternidade construída em 1943, que é por onde você tem acesso à exposição, seria adaptado para se tornar num hotel de luxo. Ao seu lado está prevista a construção de uma torre de 20 andares como hotel de luxo também. Outros prédios mais antigos se tornariam num shopping center, ficando a capela sem uma definição de uso. Mas julgo que isso são projetos que podem ser vetados ou alterados por órgãos de governo ou até pelo seu novo proprietário.

Seja o que for, causa preocupação o risco de mais um patrimônio de São Paulo ser perdido, haja visto que muito pouco sobreviveu à especulação imobiliária. Poderia e até deveria o local ser restaurado para uso tanto cultural como comercial, seguindo exemplo da velha Europa onde isso acontece e há rigor na preservação de antigas edificações.

Mas, sem muita esperança que este patrimônio histórico seja preservado, visitei até agora duas vezes a exposição e fiz muitas fotos, tanto para mostrar os trabalhos artísticos de brasileiros e estrangeiros convidados, algo que é do gênero que gosto de fotografar, como para registrar as instalações do antigo complexo hospitalar para guardar como memória. Sei que um dia, quando o local estiver com novos prédios ou um ou outro restaurado, estas fotos vão trazer saudades àqueles inúmeros visitantes que foram visitar a exposição, ou daqueles que usaram os serviços médico-hospitalares nos tempos em que funcionava o Hospital Matarazzo ou Hospital Umberto I.

Exposição Made by…Feito por brasileiros

Endereço: Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista – São Paulo

De 9 de setembro a 12 de outubro de 2014

Terça a domingo, das 9h às 17h.

* Fonte: Folhapress e http://hospital-matarazzo.blogspot.com.br/ (fotos antigas e texto)

(Reprodução) vista panorâmica do complexo do Hostial Matarazzo

(Reprodução) vista panorâmica do complexo do Hospital Matarazzo

O prédio da Maternidade que poderá ser preservado e transformado em hotel de luxo

O prédio da Maternidade que poderá ser preservado e transformado em hotel de luxo

Hospital Matarazzo Exposicao Feito por Brasileiros (90)

Busto do Conde Matarzzo na entrada da Maternidade

Maternidade

Maternidade

Hospital Matarazzo Exposicao Feito por Brasileiros (91)

Vista da obra de arte construída no pátio

Hospital Matarazzo Exposicao Feito por Brasileiros (68)

Hospital Matarazzo Exposicao Feito por Brasileiros (69)

Hospital Matarazzo Exposicao Feito por Brasileiros (78)

Hospital Matarazzo Exposicao Feito por Brasileiros (81)

Hospital Matarazzo Exposicao Feito por Brasileiros (85)

A Capela

O interior da capela, hoje

O interior da capela, hoje

A capela vista de frente

A capela vista de frente

Anúncios

2 comentários em “O antigo Hospital Matarazzo em São Paulo, um último olhar

  1. Vandilma
    22/06/2016

    Meu filho foi batizado na capela deste hospital onde pego o batistério dele pra poder realizar seu casamento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 683,154 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: