O concurso de Miss Universo de 2014 não foi realizado no próprio ano e acabou acontecendo no domingo passado, em 25 de janeiro de 2015. É a primeira vez que isso acontece na história do concurso de belezas mundiais. A incerteza de locais perdurou até setembro quando foi decidido que aconteceria em Miami, nos Estados Unidos.
O título coube à Miss Colômbia, Paulina Vega, de 22 anos. O segundo lugar ficou com Nia Sanche, Miss Estados Unidos, o terceiro com a ucraniana Diana Harkusha e o quarto com a holandesa Yasmin Verheijen. A Miss Jamaica, Kaci Fennell, que inovou com seu visual de cabelos curtos ao contrário das demais misses, era a preferida do público que vaiou no anúncio da sua quinta colocação.
Paulina Veja que recebeu a coroa avaliada em mais de US$ 220 mil, é modelo e filha de médicos cardiologistas e cursa Administração na Universidade Javeriana, em Bogotá. É o segundo título de Colômbia desde 1958.
A representante brasileira, Melissa Gurgel, natural de Maracanaú, no estado do Ceara, ficou apenas entre as 15 últimas finalistas do concurso, não conseguindo passar desta etapa. Em 2013, a Miss Brasil, Jakelyne Oliveira foi a quinta colocada. Desde 1968, quando o título foi para a baiana Martha Vasconcelos, o Brasil não conseguiu mais colocar a mão na coroa da mais bela do universo.
Entre as dez semifinalistas, ficaram as misses de Jamaica, Colômbia, Ucrânia, Argentina, Filipinas, Austrália, Estados Unidos, Venezuela, Espanha e Holanda. A bela representante da Espanha era franca favorita para se classificar entre as cinco finalistas, mas mais uma vez nem sempre as expectativas espelham a indecifrável decisão dos juízes.
Portugal por sua vez, após uma ausência de dois anos, levou a sua candidata a Miami mas não conseguiu classificação para nenhum título do concurso. Para lembrar, em 2011, a Miss Portugal, Laura Adriana Gonçalves, conseguiu se classificar entre as dez finalistas, algo inédito nos 30 anos de participação do país no mais importante concurso de beleza. Aliás, Portugal participa esporadicamente do concurso de Miss Universo, sendo mais assíduo nos concursos de Miss Mundo de importância menor.
Outros títulos especiais do concurso foram:
– Miss Simpatia 2014 ficou para a candidata da Nigéria, Queen Osem Celestine
– Miss Fotogenia 2014 para a candidata do Porto Rico, Gabriela Berrios.
– Miss com Traje Típico coube à Miss Indonésia, Elvira Devinamira.
As cinco finalistas: Miss Colômbia, Miss Jamaica, Miss Ucrânia, Miss Holanda e Miss Estados Unidos – (foto Alexander Tamargo/AFP)
* Site oficial de Miss Universe: www.missuniverse.com
* Página no Facebook de Miss República Portuguesa: https://pt-br.facebook.com/missrepublicaportuguesa
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]
Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]
A Sessão Solene de Abertura e Jantar de Boas Vindas do Encontro das Comunidades Macaenses – Macau 2019, oferecida pelo Governo da RAEM, foi realizada em 24 de Novembro de 2019 no Hotel Sheraton Grand Macao, Cotai Central, na Ilha da Taipa de Macau O Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, cujo mandato se […]
Comentários