Eis que surge no Reino Unido, ou seja United Kingdom, nas terras da Rainha Elizabeth, uma nova associação macaense assim denominada UK Macau House, ou uma “Casa de Macau”, fundada oficialmente em 4 de Fevereiro de 2015.
Seu fundador é o macaense Joaquim José da Silva Fernandes, eleito Presidente da associação, e conta na sua organização os membros, Augusto Rosa Nunes, Michael James Harris, Teresa Maria da Silva Harris, Jaime da Silva Manhão, e Francisco Paula Nunes.
Na sua carta apresentação recebida em São Paulo, Joaquim Fernandes destaca, em inglês, os objetivos da associação que preferiu utilizar a denominação de “Casa” em inglês “House”, porém preservando Macau em português, a preterir Macao utilizado na língua inglesa. “Congregar os macaenses residentes no Reino Unido, promover a cultura e culinária macaense e o turismo em Macau”, assim estabelece como objetivo principal da UK Macau House.
Define ainda um desafio manter a associação em funcionamento, o que para isso espera contar com apoio de todos. “Ter a associação como um centro comunitário de forma a permitir que seus membros possam conviver, partilhar memórias do passado e conhecimentos, além de promover eventos sobre a cultura, história e culinária de Macau”, acrescenta.
O presidente Fernandes nutre na sua missiva, esperança da “Macau House” ser reconhecida e aceito como membro do Conselho das Comunidades Macaenses. Bom lembrar que, se tudo der certo, em 2016 poderá haver novo Encontro das Comunidades Macaenses, ocasião em que ocorrerão novas eleições dos órgãos sociais e discussão dos pedidos de admissão no Conselho feitos por associações ligadas a Macau.
De um modo, surpreendeu a fundação de uma nova “Casa de Macau”, justamente no País que teve a vizinha Hong Kong como sua colônia, embora, dizem que, há muitos anos, houve uma tentativa infrutífera nesse sentido, porém carece de maiores detalhes. Não se sabe a abrangência da comunidade ligada a Macau no Reino Unido, que provavelmente será mais conhecida a partir do momento em que passa a existir uma organização constituída. No entanto, a surpresa é que ainda há fôlego para criação de nova associação macaense em país onde não há nenhuma outra de conhecimento geral, pois de “institutos” de uma pessoa só ou de outra forma, isso há muitos e se criam a todo instante.
Quem quiser conhecer melhor a “United Kingdom Macau House”, visite o seu site e página no Facebook:
Site – http://ukmacauhouse.wix.com/uk-macau-house
Facebook – https://www.facebook.com/pages/UK-Macau-House/1571201939790000?fref=ts (ou pesquise – UK Macau House)
* As imagens desta postagem foram copiadas tanto do site como da página no FB, na esperança que a associação nada tenha a opor com a iniciativa, aceitando retirá-las total ou parcial caso seja solicitado.
Para seu conhecimento, de acordo com a Wikipedia, a definição de “Reino Unido”:
O Reino Unido é uma união política de quatro “países constituintes”: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. O governo é regido por um sistema parlamentar, cuja sede está localizada na cidade de Londres, a capital, e por uma monarquia constitucional que tem a rainha Isabel II como a chefe de Estado. As dependências da Coroa das Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas) e a Ilha de Man (formalmente possessões da Coroa), não fazem parte do Reino Unido, mas formam uma confederação com ele.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Hi UK Macau House President:
I am a Macanese residing in Canada and I was a long time resident in UK in the Bedfordshire. I am scheduled to visit Macau at the end of November and also learn that the Encontro 2016 takes place around that time. There is no Casa de Macau in Edmonton where I am residing. I am wondering if possible to purchase 4 tickets from UK Macau House for the opening dinner event? I look forward to hearing from you.
Thank you.
Ratan Lawrence
Edmonton, Alberta, Canada
Hi Ratan, please write to the Casas de Macau in Canada, hope they can help you:
Vancouver – http://www.casademacau.org/contactus.php
Toronto – http://www.casademacau.ca/contact.html
Good luck
Regards
Rogério P.D. Luz