Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Nova associação macaense no Reino Unido: UK Macau House

UK House (03)

Eis que surge no Reino Unido, ou seja United Kingdom, nas terras da Rainha Elizabeth, uma nova associação macaense assim denominada UK Macau House, ou uma “Casa de Macau”, fundada oficialmente em 4 de Fevereiro de 2015.

Seu fundador é o macaense Joaquim José da Silva Fernandes, eleito Presidente da associação, e conta na sua organização os membros, Augusto Rosa Nunes, Michael James Harris, Teresa Maria da Silva Harris, Jaime da Silva Manhão, e Francisco Paula Nunes.

Na sua carta apresentação recebida em São Paulo, Joaquim Fernandes destaca, em inglês, os objetivos da associação que preferiu utilizar a denominação de “Casa” em inglês “House”, porém preservando Macau em português, a preterir Macao utilizado na língua inglesa. “Congregar os macaenses residentes no Reino Unido, promover a cultura e culinária macaense e o turismo em Macau”, assim estabelece como objetivo principal da UK Macau House.

Define ainda um desafio manter a associação em funcionamento, o que para isso espera contar com apoio de todos. “Ter a associação como um centro comunitário de forma a permitir que seus membros possam conviver, partilhar memórias do passado e conhecimentos, além de promover eventos sobre a cultura, história e culinária de Macau”, acrescenta.

O presidente Fernandes nutre na sua missiva, esperança da “Macau House” ser reconhecida e aceito como membro do Conselho das Comunidades Macaenses. Bom lembrar que, se tudo der certo, em 2016 poderá haver novo Encontro das Comunidades Macaenses, ocasião em que ocorrerão novas eleições dos órgãos sociais e discussão dos pedidos de admissão no Conselho feitos por associações ligadas a Macau.

De um modo, surpreendeu a fundação de uma nova “Casa de Macau”, justamente no País que teve a vizinha Hong Kong como sua colônia, embora, dizem que, há muitos anos, houve uma tentativa infrutífera nesse sentido, porém carece de maiores detalhes.  Não se sabe a abrangência da comunidade ligada a Macau no Reino Unido, que provavelmente será mais conhecida a partir do momento em que passa a existir uma organização constituída. No entanto, a surpresa é que ainda há fôlego para criação de nova associação macaense em país onde não há nenhuma outra de conhecimento geral, pois de “institutos” de uma pessoa só ou de outra forma, isso há muitos e se criam a todo instante.

Quem quiser conhecer melhor a “United Kingdom Macau House”, visite o seu site e página no Facebook:

Site – http://ukmacauhouse.wix.com/uk-macau-house

Facebook – https://www.facebook.com/pages/UK-Macau-House/1571201939790000?fref=ts (ou pesquise – UK Macau House)

* As imagens desta postagem foram copiadas tanto do site como da página no FB, na esperança que a associação nada tenha a opor com a iniciativa, aceitando retirá-las total ou parcial caso seja solicitado.

A reunião para instalação da UK Macau House ocorrida em restaurante chinês

A reunião para instalação da UK Macau House ocorrida em restaurante chinês

O presidente Joaquim José da Silva Fernandes

O presidente Joaquim José da Silva Fernandes

Fernandes promove aula de culinária macaense

Fernandes promove aula de culinária macaense

UK House (05)

Convite para o evento comemorativo do Ano Novo Chinês

 

Para seu conhecimento, de acordo com a Wikipedia, a definição de “Reino Unido”:

O Reino Unido é uma união política de quatro “países constituintes”: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. O governo é regido por um sistema parlamentar, cuja sede está localizada na cidade de Londres, a capital, e por uma monarquia constitucional que tem a rainha Isabel II como a chefe de Estado. As dependências da Coroa das Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas) e a Ilha de Man (formalmente possessões da Coroa), não fazem parte do Reino Unido, mas formam uma confederação com ele.

Anúncios

2 comentários em “Nova associação macaense no Reino Unido: UK Macau House

  1. Ratan Lawrence
    18/09/2016

    Hi UK Macau House President:

    I am a Macanese residing in Canada and I was a long time resident in UK in the Bedfordshire. I am scheduled to visit Macau at the end of November and also learn that the Encontro 2016 takes place around that time. There is no Casa de Macau in Edmonton where I am residing. I am wondering if possible to purchase 4 tickets from UK Macau House for the opening dinner event? I look forward to hearing from you.

    Thank you.

    Ratan Lawrence
    Edmonton, Alberta, Canada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 13/02/2015 por em Reino Unido, UK Macau House e marcado , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 663,700 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: