Caño Cristales é um rio colombiano localizado na Serranía de la Macarena província de Meta. O rio é comumente chamado de “rio de cinco cores” ou o “arco-íris em líquido”, e é conhecido como o mais belo rio do mundo devido às suas cores marcantes.
O leito do rio, do fim do mês de julho a novembro, fica diversamente colorida com o amarelo, verde, azul, preto, vermelho, sendo a última derivada de uma planta denominada Macarenia clavigera localizada no fundo do rio.
As rochas quartzíticas do planalto Serranía de la Macarenia foram formadas há cerca de 1,2 bilhões de anos atrás. Elas são uma extensão ocidental do Escudo da Guiana, da Venezuela, Guiana e Brasil e fazem parte do grupo de rochas exposts mais antigas do mundo.
Caño Cristales é um rio rápido com muitas corredeiras e cachoeiras. As rochas sobre as quais corre o rio geram pequenas poças circulares denominadas marmitas de gigante, que resultam do impacto de algum material mais duro: quando se produzem depósitos de algum material, como uma rocha mais dura dentro de uma leve concavidade, a turbulência da água cria um redemoinho, o que a faz girar juntamente com este material duro em suspensão, produzindo um forte desgaste, chegando a escavar poças.
A Serranía de la Macarena está localizada na fronteira de três grandes ecossistemas, cada um deles com grande diversidade de flora e fauna: a Cordilheira dos Andes, a Llanos Oriental, e a floresta amazônica. A vida animal e vegetal enfrenta uma luta de sobrevivência devido à falta de nutrientes na superfície sólida do planalto e desenvolveram diversas adaptações. O planalto é o lar de cerca de 420 espécies de aves, 10 espécies de anfíbios, 43 espécies de répteis e 8 de primatas.
Caño Cristales rio tem plantas aquáticas mas é desprovido de peixes. A água do rio é extremamente limpa, devido à falta de nutrientes e de pequenas partículas. Sua exclusiva particularidade é a coloração vermelha e rosa brilhante do leito do rio após o período de chuvas no final de julho-novembro. Esta cor é causada pela grande quantidade de espécies de plantas endêmicas Macarenia clavígera. Esta planta é encontrada em alguns rios da região, como os Caño Siete Machos e aderem firmemente às rochas em locais onde há forte correnteza do rio.
Uma época boa para visitar Caño Cristales é do final de julho a início de dezembro. Foi declarado Patrimônio Biológico da Humanidade
* Origem: texto misto da Wikipédia e do pps recebido por e-mail. Não foi possível identificar o autor das fotos.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]
Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]
A Sessão Solene de Abertura e Jantar de Boas Vindas do Encontro das Comunidades Macaenses – Macau 2019, oferecida pelo Governo da RAEM, foi realizada em 24 de Novembro de 2019 no Hotel Sheraton Grand Macao, Cotai Central, na Ilha da Taipa de Macau O Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, cujo mandato se […]
Comentários