Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Um passeio pelo Brasil europeu em Gramado e Serras Gaúchas

O nosso grupo de excursão com o motorista e o guia em Canela

O nosso grupo de excursão com o motorista e o guia em Canela

Quer sentir a Europa sem sair do Brasil? Então vá para Gramado, Canela e algumas cidades das Serras Gaúchas. É por isso que há tempos planejava viajar por conta própria para este lado do Sul do Brasil, propriamente dito, o Rio Grande do Sul que faz fronteira com a Argentina e o Uruguai.

Porém acabei aderindo a uma excursão organizada pela Casa de Macau de São Paulo, com subsídio parcial aos associados. O período do passeio de quatro dias era curto, conforme comentava o guia turístico Brunet (foto acima sentado no chão), cuja contratação foi exigida pela associação à empresa de turismo pelos bons serviços prestados em outras excursões.

De fato, também constatei, pois foi uma correria e faltou muita coisa para se ver pois não havia tempo suficiente, portanto, o ideal seria ao menos uma semana para melhor sentir o ambiente deste Brasil europeu, ou como também a região é chamada de Suíça-brasileira. Por quê? Pela arquitetura urbana e rural com construções tipicamente europeias, cidades ordeiras e limpas, o povo em que se sente a descendência de alemães, italianos, portugueses e de outras regiões da Europa, a gastronomia, além do clima em que chega a nevar em algumas regiões no inverno. Soma-se a isso tudo as belas paisagens ao longo das estradas.

Nas fotos comentadas a seguir, descrevo resumidamente como foram estes quatro dias corridos da excursão que incluía, o dia da partida e do retorno a São Paulo, o nosso ponto de partida. Em postagens específicas contarei mais detalhes de cada localidade visitada e aqui exibida.

(Fotografia em geral de/photos by Rogério P.D. Luz – clicar nas fotos menores para ampliar)

Excursao Gramado e Serra Gaucha abril 2015 (201)

Nova Petrópolis/RS

A partida foi às 11:40 hrs do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, numa viagem na sexta-feira de 1h.42m para uma distância de 1.130 kms que separa a capital paulista de Porto Alegre em Rio Grande do Sul. Viajamos pela TAM que ainda serve lanche e bebidas, gratuitamente.

No desembarque já um ônibus nos aguardava para seguir em direção a Gramado distante cerca de 120 kms num trajeto de subida de serra. No meio do caminho, fez uma parada em Nova Petrópolis (foto acima) onde tomamos um lanche de tarde. A pequena cidade agradou de cara a todos pela ruas floridas, tranquilas e limpas, e a arquitetura européia nas suas construções bem conservadas. Dava vontade de pernoitar lá por uma noite e curtir esta linda cidade cuja população lembra um povo europeu.

Hotel Encantos do Sul

Hotel Encantos do Sul em Gramado

Chegamos ao simpático Hotel Encantos do Sul em Gramado no fim de tarde, que fica localizado fora do centro da cidade, próximo à divisa com a cidade vizinha de Canela. O hotel é confortável com bom café da manhã, porém sem restaurante ou lanchonete.

Excursao Gramado e Serra Gaucha abril 2015 (202)

Jantar no restaurante Galeto Itália

Após nos acomodarmos, o ônibus nos levou para jantar no restaurante Galeto Itália próximo ao centro de Gramado. No cardápio, buffet de sopas e opcionalmente cozinha italiana com variedade de massas, mas a sua especialidade é o galeto ao primo canto. Recomendo, e o preço é acessível!

Acidade de Canela e a Catedral de Pedra

Acidade de Canela e a Catedral de Pedra

No segundo dia, um sábado, tivemos que mudar a programação, deixando de visitar cidades das Serras Gaúchas, para fazer o roteiro de Canela e Gramado, afim de poder jantar na churrascaria Garfo e Bombacha com show típico gaúcho visto que fechava aos domingos. Assim, o primeiro ponto de parada foi o centro de Canela visitando a bela Catedral de Pedra (foto) e um tour visual da pequena mas bela e simpática cidade tipicamente européia.

Cascata de Caracol, no Parque do Caracol, em Canela

Cascata de Caracol, no Parque do Caracol, em Canela

A próxima parada em Canela foi no Parque do Caracol que tem a sua famosa cascata do Caracol e variado comércio de artesanato, vestuário e tapetes de couro.

Excursao Gramado e Serra Gaucha abril 2015 (205)

Saindo do parque, o ônibus fez uma parada no Castelinho Caracol (foto acima) onde tem uma casa construída entre 1913 e 1915, com paredes de madeira encaixadas sem uso de pregos. Lá você pode experimentar um generoso apfelstrudel, folhado de maça da gastronomia austríaca.

Excursao Gramado e Serra Gaucha abril 2015 (206)

Parque temático Mundo a Vapor, em Canela

Antes de uma parada para o almoço, visitamos o parque temático Mundo a Vapor (foto acima) que logo na entrada exibe uma locomotiva réplica de um acidente ferroviário que ocorreu no passado na França. Lá você vê 20 miniaturas de estabelecimentos industriais como siderurgia, olaria ou usina eólica, com monitores a explicar o seu funcionamento. Imperdível!

Excursao Gramado e Serra Gaucha abril 2015 (207)

Lago Negro, em Gramado

A parada para o almoço foi num discreto restaurante dentro do parque do Lago Negro em Gramado, que serviu apenas para matar a fome. Nada a acrescentar!

No período da tarde, visitamos Mini Mundo que é um parque de miniaturas de igrejas, edifícios, castelos, ou seja, um passeio pelo mundo em tamanho pequeno. Não pense que seja um lugar para criança ver, pois quem mais se encanta com o local são os adultos, como eu.

Fábrica de chocolate

O Mundo do Chocolate da fábrica Caracol

A caminho do hotel, fizemos uma parada no O Mundo do Chocolate, onde você percorre por corredores internos que contam a história da fabricação de chocolate terminando na loja com variados produtos.

Excursao Gramado e Serra Gaucha abril 2015 (213.1)

Gramado, centro de cidade

 

Já após as 17:00 horas do 2º dia da excursão, parte do pessoal, meio cansado, preferiu ficar no hotel poupando-se para o jantar na churrascaria com show. Nós, em outro grupo, fomos fazer um passeio, rápido, pelo belo centro de Gramado (fotos acima) em bom estilo europeu, visitando a Igreja Matriz e o comércio local.

O jantar, oferecido pela Casa de Macau, foi na churrascaria Garfo e Bombacha com show típico gaúcho, localizado fora do perímetro urbano de Canela e isolada em estrada a caminho do Parque Caracol. Surpreendeu ver a frequência de centenas de pessoas, em geral de excursões. O churrasco foi mediano que não classificaria dos melhores.

No domingo, 3º dia da excursão, logo cedo, tomamos rumo às cidades da Serra Gaúcha, parando no pórtico de Gramado para foto tradicional de lembrança.

A primeira parada foi na loja da Tramontina (foto acima da esquerda) na cidade de Carlos Barbosa onde você pode comprar, sem vantagem nos preços, todos os produtos da marca, como faqueiros, panelas etc. Quem não tivesse interesse pelos produtos, pode atravessar a rua e fazer compras na loja de queijos, vinhos, frios (foto da direita) Fetina de Formaio, como fizemos.

Depois seguimos para Garibaldi, cidade florida e limpa, onde visitamos a loja e depósito da vinícola Garibaldi (foto acima da esquerda). Na visita guiada conduzida por um funcionário brasileiro com sotaque alemão, percorremos por enormes barris de armazenamento de vinho, que terminou com uma generosa e farta degustação de variedades de vinhos e de sucos de uva, e inevitáveis compras na sua loja.

Excursao Gramado e Serra Gaucha abril 2015 (220)

Vista de vinhedos a partir de um hotel e SPA, no Vale dos Vinhedos

Antes de almoçar, o guia Brunet levou-nos para conhecer o Vale de Vinhedos com parada no Hotel & SPA do Vinho com bela vista panorâmica da região formada por extensas plantações de uva. O almoço foi numa churrascaria beira de estrada sem muito a comentar.

O pórtico em forma de barril em Bento Gonçalves

O pórtico em forma de barril em Bento Gonçalves

A mudança do dia de visita pelas cidades das Serras Gaúchas de sábado para domingo, teve um prejuízo na viagem perdida para Bento Gonçalves com intuito de visitar a Vinícola Aurosa, localizado na área urbana. Chegamos lá perto das 16 horas e encontramos a Vinícola com as portas fechadas, tendo funcionado até as 14 horas. Mesmo assim, o ônibus fez um tour visual pelas ruas da cidade que já não é tão européia com construções da atualidade.

Excursao Gramado e Serra Gaucha abril 2015 (222)

Casa antiga preservada no Caminhos das Pedra em Bento Gonçalves

Em compensação pelo passeio perdido, a caminho do último ponto de parada do dia, o guia Brunet levou-nos a fazer um tour visual pela estrada chamada de Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. Um ponto turístico que o site oficial descreve “o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875″, com várias construções da época que foram restauradas.

Igreja de São Pelegrino onde se encontra a Réplica da Pietá de Michelangelo, Via Sacra e pinturas de Aldo Locatelli , em Caixias do Sul.

Igreja de São Pelegrino onde se encontra a réplica da Pietá de Michelangelo, Via Sacra e pinturas de Aldo Locatelli , em Caxias do Sul.

Já aproximando a noite, lá pelas 18: 30 hrs. finalmente chegamos ao último ponto de parada do 3º dia da excursão. O ônibus após percorrer por algumas vias do centro urbano de Caxias do Sul, fora das características de uma cidade típica Suiça brasileira, chegamos à bela e interessante Igreja de São Pelegrino que tem uma réplica da Pietá de Michelangelo e pinturas no teto de Aldo Locatelli, que lembram bem a Capela Sistina do Vaticano que tive o prazer de conhecer.

Inevitável experimentar e conhecer o que é um Café Colonial, uma atração turística da gastronomia de Gramado.

Inevitável experimentar e conhecer o que é um Café Colonial, uma atração turística da gastronomia de Gramado.

Apesar do cansaço pela longo passeio pelas Serras Gaúchas de mais de 200 km de estrada com várias paradas, não podíamos partir no dia seguinte sem antes experimentar e conhecer o tão falado Café Colonial de Gramado. Sorte nossa que tinha um na avenida próximo do hotel e lá chegamos às 21:00 horas num grupo de 8 pessoas incluindo o motorista Vanio e o guia Brunet, próximo ao fechamento do estabelecimento.

Excursao Gramado e Serra Gaucha abril 2015 (225)

No quarto e último dia da excursão, com saudades de Gramado, tiramos uma foto do grupo na frente do hotel, e o ônibus tomou rumo a Porto Alegre. Para alegria das mulheres, iria dar uma parada na cidade de calçados de Igrejinha, praticamente obrigatória para as turistas.

Igrejinha, a cidade de calçados

Igrejinha, a cidade de calçados

Quase quatro horas após termos deixado Gramado, contando com a bastante demorada parada em Igrejinha, chegamos ao centro histórico de Porto Alegre e fomos visitar a bela Catedral Metropolitana (foto abaixo) passando pela Praça Marechal Deodoro. Contrastando Gramado ou Canela, já sentimos a cidade grande com seus problemas sociais e urbanos. Nada diferente de São Paulo e tal como a Praça da República paulista, exige cautela e atenção com os seus pertences.

E como viemos do Oriente e como bons macaenses “se houver restaurante chinês na cidade, lá estaremos”, e a Casa de Macau houve por bem subsidiar o almoço. Surpreendeu Porto Alegre ter um desses estabelecimentos (fotos abaixo), com boa comida autêntica chinesa a preços que equivalem aos da Liberdade em São Paulo. O sabor também não difere muito. Explicavam que os chineses já chegaram ao sul do Brasil para negócios e lá fizeram suas aquisições de fábricas, e com isso tem que haver restaurante chinês para servi-los.

Até chegou a causar certa preocupação pelo tempo que tínhamos para chegar ao aeroporto e embarcar às 17:19 hrs no voo direto da TAM a São Paulo, pois foi meio custoso para achar o restaurante chinês, mas deu tudo certo e até tínhamos alguma folga até a chamada para  o embarque. Deixou saudades este passeio às Serras Gaúchas e a vontade de um dia voltar para uma estadia mais prolongada, curtir bem as cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis, as que mais me agradaram, e alugar um carro para a finalidade. Valeu o bom trabalho do guia Brunet e a boa e responsável condução do ônibus de turismo pelo motorista Vanio de Souza Honorato.

Excursao Gramado e Serra Gaucha abril 2015 (230)

* Nota: Mais detalhes de cada localidade em postagens específicas.

Postagens relacionadas a esta excursão:

– Gramado, cidade européia do Brasil: https://cronicasmacaenses.com/2015/06/03/gramado-a-cidade-europeia-do-brasil/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 663,700 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: