O Basílio subiu ao Farol da Guia em Julho de 2015 para fazer umas fotos na comemoração dos 150 anos da sua inauguração, e o autor deste blog, em 2006, em viagem a Macau, esteve lá para fazer umas fotos de saudades da terra natal de vistas panorâmicas..
Coincidentemente algumas fotos dos dois enquadravam mais ou menos as mesmas regiões. Vejam assim as fotos comparativas de evolução da paisagem de Macau em nove anos, com novos prédios no pouco espaço que ainda sobra no território.
Enquanto isso, observe o aviso de inauguração do Farol da Guia datado de 2 de Outubro de 1865 feito pela Capitania do Porto de Macau, antigo território português na China até 1999:
Aviso aos navegantes
(do livro Toponímia de Macau de autoria de Padre Manuel Teixeira)
«Desde a noute de 24 do mez passado se começou a acender um novo pharol construído na fortaleza de Nossa Senhora da Guia, da cidade de Macau.
O pharol está na latitude de 22° 11′ N, e na longitude de 113° 33′ E, de Greenwich.
A elevação da luz é de 101,5 metros acima do nível do mar, nas mais altas marés de tempo calmo.
A torre do pharol mede 13,5 metros da base à cupola, tem a forma octogonal e é pintada de branco. A lanterna é vermelha. A luz é branca e rotatória, fazendo um giro completo em 64″de tempo. Pode ser vista a 20 milhas, em tempo claro.
N’esta distancia, a duração da luz é de 6″ e a do eclipse de 58″.
A 15 milhas, vê-se a luz durante 11″ e o eclipse dura 54″.
A 12 milhas, o maior clarão de luz dura 12″, e o intervalo do eclipse (de 52″) é cortado pelo aparecimento, quazi instantâneo, de uma luz mais fraca.
A 7 milhas, a duração da grande luz é de 14″, e a do eclipse de 50″, aparecendo no meio d’este a pequena luz, como fica dito.
Logo que seja possível se publicarão as marcações pelo pharol, para demandar o ancoradouro da rada de Macau.
Capitania do Porto de Macau, 2 de Outubro de 1865.
João ‘Eduardo Scarnichia, Capitão do Porto»
Macau, de 2006 a 2015
(Fotografias de/photos by M.V. Basílio/em 2015 e Rogério P.D. Luz/em 2006)
2015
2006
– . – . –
2015
2006 (3 fotos a seguir)
– . – . –
2015
2006
– . – . –
2015 (fotos M.V. Basílio)
2006
– . – . –
2015
2006
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
A recordar os tempos que antecederam a transição da soberania de Macau para a República Popular da China que ocorreu em 20 de Dezembro de 1999, transcrevemos em três postagens, as entrevistas concedidas ao Diário de Notícias em 1997 e que foram publicadas no antigo website A-Ma Gau – Ecos de Macau. Nesta postagem, a […]
Comentários