Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Aulas de mandarim no Macau Cultural Center nos EUA

Casa de Macau USA aulas de mandarim 01

Com muito entusiasmo, Henrique Manhão da Casa de Macau de Califórnia enviou e-mail comunicando o início das aulas de mandarim no Macau Cultural Center-MCC (Centro Cultural Macau), situado em Fremont no estado de Califórnia. O curso foi possível graças ao patrocínio obtido junto à Fundação Jorge Álvares, de Portugal.

Com a coordenação de Elsa Denton, membro da associação macaense, as aulas tiveram início no dia 18 de outubro de 2015 com 20 participantes, sendo ministradas pela professora, Jiani Zhang, de Pequim, considerada como pacienciosa e competente.

Comenta o Henrique que na língua oficial da China o som das palavras é crucial, pois uma entonação diferente já muda o seu significado, uma característica do idioma chinês, tal como o cantonense falado no Sul da China. Assim, na primeira aula, a professora concentrou-se mais na fonética e os sons, praticando série de exercícios vocais. Finaliza apelando aos jovens para não perderem a oportunidade de conhecer a língua com maior número de falantes no mundo.

Casa de Macau USA aulas de mandarim 02

Casa de Macau USA aulas de mandarim 03

Casa de Macau USA aulas de mandarim 04

  • Fotos enviadas por Henrique Manhão

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.409.292 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

Macau em 1997 – entrevista com Anabela Ritchie sobre a transição da soberania em 1999

Macau em 1997 – entrevista com Anabela Ritchie sobre a transição da soberania em 1999

A recordar os tempos que antecederam a transição da soberania de Macau para a República Popular da China que ocorreu em 20 de Dezembro de 1999, transcrevemos em três postagens, as entrevistas concedidas ao Diário de Notícias em 1997 e que foram publicadas no antigo website A-Ma Gau – Ecos de Macau. Nesta postagem, a […]

%d blogueiros gostam disto: