Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Memória de macaenses em duas fotos

Duas fotos relembram o passado longínquo de macaenses nos saudosos tempos da Macau portuguesa dos anos 50/60. Com comentários, uma foi publicada no Facebook e outra recebida por e-mail.

Para quem viveu a época e conhece as pessoas que mate as saudades. Veja:

1. Publicada por M.V. Basílio na página de Associação dos Antigos Alunos do Seminário de São José (de Macau) com comentários, mereceu esclarecimentos de Rufino Ramos:

Macaenses foto antiga 01

Na foto, membros das Congregações Marianas (São Domingos) tirada com o Padre Marçal Pequito no Centro de Convivio junto à Fortaleza do Monte (Rufino Ramos-Macau).

Basílio (Macau) complementa: o edifício, então localizado no cimo da Calçada das Verdades, foi doado por Pedro José Lobo para servir de Centro de Convívio da Congregação Mariana (da igreja de S. Domingos), o qual foi inaugurado com a sua presença, tendo proferido até um discurso. Anos depois, o Centro foi encerrado e o edíficio foi reaproveitado para salas de aulas do Instituto D. Melchior Carneiro. Esse edifício já não existe, pois foi demolido e no mesmo local foi construído um novo, que actualmente faz parte do Colégio Mateus Ricci.

2. Foto baixo enviada por José “Giga” Robarts (Portugal) foi tirada no Campo 28 de Maio no campeonato interescolar Liceu e Escola Comercial, que comenta: lá está o Alvaro Andrade, Vitor Manhão, Jorge Silva, Alex Xavier, Severino Silva, Alex Boyol, Miranda, (todos do Liceu) e a malta da Comercial, o João Bosco Silva, Frederico Cordeiro, Zamora, Nunes, Ivens Fazenda, tanto quanto consegui reconhecer. Mas o nosso Armando Almeida não vejo aí…já estava a estudar em Portugal? O tempo passa depressa. 

Macaenses foto antiga 2 Campo 28 de maio Interescolar Liceu e Escola Comercial 02

Anúncios

2 comentários em “Memória de macaenses em duas fotos

  1. Jorge Robarts
    12/11/2015

    Quem me enviou a foto dos futebolistas foi o Delano Pereira, sem identificação da malta, mas o Américo Monteiro, enviou-me por E Mail a quase totalidade da identificação dos fotografados, o que eu de imediato, publiquei no Google para os amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 31/10/2015 por em Fotos antigas e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 706,007 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: