Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Algumas das 300 fotos de Macau do livro de Gonçalo Lobo Pinheiro

Publiquei, no passado mês de Setembro, um livro de fotografias de Macau a preto e branco, edição de autor limitada a 1000 exemplares, numerada e assinada. São 300 fotos dos últimos cinco anos de Macau e o livro tem o prefácio redigido pelo consagrado escritor português José Luís Peixoto“, assim escreve ao autor deste blog, o fotojornalista, jornalista e poeta português, Gonçalo Lobo Pinheiro, com 15 anos de carreira e há cinco anos em Macau.

Com o seu e-mail foram enviadas fotografias promocionais, que também estão no livro e que permitem perceber, um enfoque no que se poderia dizer, a alma da cidade de Macau, dramatizadas pela apreciada fotografia a preto e branco. São belas fotos!

No seu site – www.goncalolobopinheiro.com/ – a apresentação deste livro “Macau 5.0” assim define o trabalho fotográfico: “… retrata o quotidiano do território e é, acima de tudo, um documento que mostra a multiculturalidade de Macau, bem como todos os aspectos sociais, tradicionais e culturais da sua população”. E acrescenta: “Mais do que um documento fotojornalístico, o livro “Macau 5.0” é uma obra documental da Macau contemporânea e é nesse ponto essencial que se pretende focar. Uma súmula antropológica e social dos últimos cinco anos do território”.

Gonçalo Lobo Pinheiro (Lisboa, Portugal, 4 de abril de 1979) informa que o livro pode ser comprado da seguinte forma:

b) eBay – http://www.ebay.com/itm/Macau-5-0-5-0-Macao-5-0-/121759511353?hash=item1c596eb339:g:mbAAAOSwQTVV9m6c

c) Paypal – através do seu site www.goncalolobopinheiro.com

Fotografias de/Photos by Gonçalo Lobo Pinheiro (copyright)

(uma parte das mais de 300 fotos do livro Macau 5.0 – clicar nas fotos menores para aumentar de tamanho)

Macau 5.0 foto Goncalo Lobo Pinheiro 36

Macau 5.0 foto Goncalo Lobo Pinheiro 42

Macau 5.0 foto Goncalo Lobo Pinheiro 39

Macau 5.0 foto Goncalo Lobo Pinheiro 36

Macau 5.0 foto Goncalo Lobo Pinheiro 16

Macau 5.0 foto Goncalo Lobo Pinheiro 12

Macau 5.0 foto Goncalo Lobo Pinheiro 13

Macau 5.0 foto Goncalo Lobo Pinheiro 07

Deixe um comentário

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.084 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.