Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Grande Prémio de Macau de 2015: as corridas de domingo 22 de novembro

Fonte: CGPM

Origem: CGPM

Mais uma edição do Grande Prémio de Macau, a 62ª, aconteceu no território nos dias 19 a 22 de novembro com oito corridas. A corrida principal de Fórmula 3 teve a sua prova classificatória realizada no sábado, e o resultado, pela ordem de chegada, definiu a grelha de largada no domingo, ao contrário do que acontece basicamente com treinos de classificação.

Felix Rosenqvist chegou como favorito e confirmou esta expectativa ganhando pelo 2º ano consecutivo, feito que somente Edoardo Mortara alcançara em 2009 e 2010. Apesar do bi e ainda mais pelo título conquistado como campeão europeu de Fórmula 3 neste ano, as perspectivas para o sueco conseguir uma vaga na Fórmula 1 são inexistentes por enquanto, no máximo se conseguir migrar para a GP2, categoria de acesso à F1, já será uma vitória.

Nesta postagem falaremos das provas de domingo, dia 22, com textos e fotos recolhidas do site oficial da Comissão de Grande Prémio de Macau – CGPM, de acordo com os termos da Política de Privacidade:

  • Veja também a postagem sobre as corridas de sábado 21/11/2015 – clicar aqui

GRANDE PRÉMIO DE MACAU 2015 – 22/11/2015

Textos e fotografias da CGPM (copyright)

Felix Rosenqvist na dianteira. Fonte: CGPM

Felix Rosenqvist na dianteira. Origem: CGPM

FÓRMULA 3

Rosenqvist ganha pela segunda vez o Grande Prémio

Felix Rosenqvist tornou-se no segundo piloto a ganhar o Grande Prémio de Macau de fórmula 3 – Grupo Suncity, em anos consecutivos, com uma performance dominante no domingo.

Partiu da pole e teve um início bom, mas Charles Leclerc, que partia da primeira fila, conseguiu passá-lo na direcção do Lisboa – num momento de tirar a respiração, quando optou por ultrapassá-lo pelo exterior para agarrar a liderança.

Rosenqvist voltou à liderança no início da segunda volta, quando Leclerc perdeu um momento com um erro no final da curva. No entanto, Leclerc repetiu o seu anterior movimento para conseguir passar Rosenqvist mais uma vez perto do Lisboa e assim tentar outra vez a liderança.

A corrida teve bandeira vermelha depois de um enorme acidente que envolveu Gustavo Menezes, Yu Kanamara, Mitsunori and Ryan Tveter e que deixou a pista com pedaços de carroçaria na zona da curva dos pescadores.

Leclerc foi conduzido ao início pelo carro de segurança, mas o piloto van Amersfoort, foi engolido tanto por Rosenqvist como por Sam MacLeod, que ocupava o terceiro lugar, na direcção do Lisboa.

Fonte: CGPM

Origem: CGPM

Esse momento deu a Rosenqvist algum espaço para a liderança e foi capaz de o manter nas voltas seguintes. No momento em que Leclerc ultrapassou MacLeod, numa manobra brilhante, pelo exterior, em direcção ao Lisboa, isto durante a sétima volta, Rosenqvist encontrava-se a 2.5 segundos à frente.

Leclerc conseguiu reduzir a vantagem de Rosenqvist mas não o suficiente e o par cortou a meta com 1.1 segundos de diferença.

“Ainda sabe melhor ganhar pela segunda vez “, disse encantado o piloto Rosenqvist. “No início da corrida senti-me confiante com o carro, por isso apesar de Charles ter conseguido estar à minha frente na primeira volta consegui reverter essa situação”.

A esperança de MacLeod de um lugar no pódio caiu por terra na oitava volta, quando raspou a parede em direcção à Polícia, o que significou que Alexander Sims agarrou o terceiro lugar.

Antonio Giovinazzi recuperou brilhantemente, partindo de um décimo lugar acabou em quarto lugar com Markus Pommer em quinto seguido de Santino Ferruci e Alessio Lorandi. (CGPM)

Macau GPM 2015 F3 02

Origem: CGPM

Origem: CGPM

Origem: CGPM

Macau GPM 2015 F3 04

Origem: CGPM

Macau GPM 2015 F3 07

O brasileiro Sérgio Sette Câmara fez a melhor volta da prova em 2:10.186 a 169,23 km/h mas teve um pneu furado o que o fez terminar em último após ter largado em 6º. Origem: CGPM (veja em http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2015/11/brasileiro-fura-pneu-chega-em-ultimo-mas-quebra-recorde-no-gp-de-macau.html)

Cenas Fora da Pista

Origem: CGPM

O Chefe do Executivo de Macau-RAEM e a dança do leão. Origem: GCS/CGPM

Cerimônia de benção da pista no costume chinês. Origem: CGPM

Cerimônia de benção da pista no costume chinês. Origem: GCS/CGPM

Origem: CGPM

Origem: CGPM

 TAÇA DO MUNDO DE GT DA FIA

Origem: CGPM

Origem: CGPM

Segunda vitória para Engel em Macau

Hoje, o Alemão Maro Engel saiu vitorioso da Taça do Mundo de GT da FIA – SJM Taça GT Macau, depois de uma agitada e curta corrida, onde René Rast no seu novo Audi R8 LMS conseguiu o segundo lugar e Stefan Mücke, da Craft Bamboo Aston Martin conquistou um terceiro lugar.

A Mercedes-Benz ganhou a corrida inaugural da Taça do Mundo de GT da FIA, em nome dos fabricantes.

“É tudo tão maravilhoso e eu estou mesmo muito orgulhoso”, disse Engel ao conquistar a sua segunda vitória no circuito da Guia e também o título de piloto inaugural da Taça do Mundo de GT da FIA. ”Fiz um grande erro na qualificação e, naquele momento, encostado à parede, cheguei a pensar que o meu fim-de-semana tinha chegado ao fim e eu tinha deixado escapar esta oportunidade. Portanto, ter ganho a corrida de hoje é maravilhoso. Adorei este sítio e esta pista”.

Rast ficou satisfeiro com a sua primeira experiência na pista mais famosa do mundo. “Fui me sentindo cada vez mais confortável à medida que as sessões avançavam. Penso que hoje alcançamos um bom ritmo. Para um principiante não é fácil, por isso sinto-me muito feliz por poder estar no pódio com estes pilotos muito experientes”.

Macau GPM 2015 FIA GT World Cup 05

Origem: CGPM

Assim que as luzes deram sinal de partida, Mortara fez um arranque brilhante e chegou à liderança, mas Engel conseguiu ultrapassá-lo, perto do Lisboa e manteve uma distância dos seus rivais. Atrás seguia o seu colega de equipa Renger van der Zande, da Mercedes AMG Driving Academy que também teve um bom começo, seguido por Stefan Mücke da equipa Craft Bamboo Aston Martin e Mortara.

Enquanto Mücke desafiava van der Zande, o par encostou-se resultando danos na carroçaria do carro alemão. Perto do Lisboa, houve um momento em que Mortara conseguiu passá-los.

O carro de segurança foi chamado a intervir na volta número 14, depois de Vutthikorn Inthrapuvasak ter colidido violentamente no Paiol, afastando Engel que tinha oito segundo de vantagem e fechando a pista.

Os carros circulavam agora atrás do carro de segurança, na esperança de conseguirem umas voltas no Circuito da Guia, antes da bandeira, no entanto seguiu-se um choque em cadeia, depois do Porsche  997 GT3R de Moorish Hill bater nas barreiras. Foi acenada a bandeira vermelha e o resultado foi definido na volta 14, com Engel e Rast seguidos de Edoardo Mortara. No entanto, Mortara foi mais tarde julgado por ter antecipado a partida e penalizado em 20 segundos, pelo que ficou em sexto lugar. (CGPM)

Cenas Fora da Pista

Origem: CGPM

Origem: GCS/CGPM

Origem: CGPM

Origem: GCS/CGPM

CORRIDAS DA GUIA DE MACAU GRUPO SUNCITY

Macau GPM 2015 Corrida da Guia de Macau 2.0T 01

Origem: CGPM

Huff e Comini vencem corridas da Guia de Macau

Rob Huff e Stefano Comini venceram as Corridas da Guia de Macau Grupo Suncity, no domingo, um dia em que uma série de incidentes empobreceu a pista.

Huff dominou a primeira corrida do dia, apesar da ameaça na corrida para o Lisboa, quando Comini e Jordi Gene o rodeavam de ambos os lados desde a partida.

Depois do carro de segurança entrar, por breves instantes, para limpeza de destroços de uma pilha de metal, proveniente do acidente de Francisco Mora no Mandarim, Huff conseguiu mais uma vez sair ileso e terminar a primeira corrida 7.8 segundos à frente de Gene e dos rivais, com titulos, Comini e Pepe Oriola, em terceiro e quarto lugar, respectivamente.

As esperanças de Huff por uma dobradinha foram completamente dizimadas logo no início do evento quando ele e Gene bateram, no lado esquerdo da frente do carro, na primeira recta.

Ambos os pilotos foram empurrados para as barreiras e rápidamente se instalou o caos com os outros carros, que vinham atrás, a formarem um bloco em direcção aos destroços. Dez dos carros foram eliminados e com o circuito bloqueado não houve hipotese senão hastear a bandeira vermelha. (CGPM)

Macau GPM 2015 Corrida da Guia de Macau 2.0T 06

“Dez dos carros foram eliminados e com o circuito bloqueado não houve hipotese senão hastear a bandeira vermelha”. Origem: GCS/CGPM

No recomeço da sessão, após a entrada breve do carro de segurança, Comini liderou mas esteve sempre sobre forte pressão de Oriola – que sabia que a victória seria a única hipotese que tinha para vencer o campeonato TCR International Series, no qual a prova Corrida da Guia de Macau 2.0T incluída.

A dupla ainda roçou as portas dos carros várias vezes, na zona do Lisboa, numa batalha feroz, mas ficou tudo resolvido, na oitava volta, quando Oriola bateu na traseira de Comini ao travar no Lisboa.

Apesar de ter conseguido fazer a curva, o carro de Oriola reduziu a velocidade, quase de imediato, terminando pouco depois com fumo no motor.

Comini seguiu e venceu a prova assim como o titulo TRC ao terminar à frente de Andrea Belicchi e Mikhail Grachev.

Mais tarde, em declarações, Comini disse: “Não tenho palavras para descrever. É realmente muito especial vencer o campeonato TRC e a corrida de Macau. Conquistar os dois é apenas wow.” (CGPM)

Cenas Fora da Pista

Macau GPM 2015 fora da pista 02

Origem: CGPM

Macau GPM 2015 fora da pista 04

Origem: GCS/CGPM

TAÇA CARROS DE TURISMO DE MACAU CTM

Macau GPM 2015 Taca Carros de Turismo CTM 02

Origem: GCS/CGPM

Paul Poon vence Taça Carros de Turismo de Macau – CTM

Paul Poon levou o seu Peugeot RCZ à vitória na corrida, de hoje, da Taça Carros de Turismo de Macau CTM culminando de o que foi um forte fim-de-semana para o piloto de Hong Kong. Poon arrancou da pole para a corrida de 12 voltas e nunca mais deixou a liderança. Samson Fung Man Wai, também de Hong Kong, foi o segundo no lugar do pódio, com Chou Keng Kuan de Macau agarrar o terceiro lugar. Fung e Chou também correram com Peugeot RCZ.

No início, Poon liderou o grupo assim que as luzes apagaram. Andy Yan Cheuk Wai, de Hong Kong, que arrancou da terceira linha da grelha num Peugeot RCZ, ultrapassou Fung, que tinha partido ao lado de Poon da primeira linha, subindo para o segundo lugar. Yan começou a pressionar Poon, mas Poon conseguiu segurar a liderança.

Macau GPM 2015 Taca Carros de Turismo CTM 03

Origem: GCS/CGPM

À segunda volta, Yan colidiu nas barreiras, obrigando o carro de segurança a vir à pista e terminando assim a corrida para ele. Quando a corrida foi retomada, duas voltas depois, Poon continuou a segurar o primeiro lugar, com Fung atrás dele. Poon passou o resto da prova a aumentar de forma regular e firme a distância, o que culminou com a bandeira axadrezada, por oito segundos.

Com Poon na liderança e Fung na segunda posição, Andrew Lo Kai Bong, de Hong Kong, num Peugeot RCZ estava a um fio do terceiro lugar do pódio, com Patrick Chan, também ele num Peugeot RCZ, na quarta posição. No entanto, à nona volta, Chou, que seguia em quinto, ultrapassou Chan para arrebatar o quarto lugar. Mas na penúltima volta, Lo tocou nas barreiras na zona da Polícia, permitindo que Chou agarra-se o último lugar do pódio. Lo acabou por terminar na sétima posição da geral, um lugar abaixo de Chan.

Cenas Fora da Pista

Macau GPM 2015 fora da pista 06

Origem: CGPM

Macau GPM 2015 fora da pista 07

Origem: CGPM

Macau GPM 2015 fora da pista 05

Origem: CGPM

Links para vídeos

Links para os Suplementos Especiais de jornais de língua portuguesa de Macau

Jornal Tribuna de Macau: http://jtm.com.mo/especiais-jtm-column/62o-grande-premio-de-macau/

Jornal Hoje Macau: http://issuu.com/hojemacau/docs/especial-gp-23-11-15?e=0

Anúncios

Um comentário em “Grande Prémio de Macau de 2015: as corridas de domingo 22 de novembro

  1. Pingback: As corridas do Grande Prémio de Macau de 2015 no sábado 21 de novembro | Crônicas Macaenses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 24/11/2015 por em GP Macau 2015-domingo e marcado , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 641,738 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

As estórias de Margarida Ribeiro ambientadas em Macau e na China

As estórias de Margarida Ribeiro ambientadas em Macau e na China

Acompanhada do macaense Delfino Ribeiro, a escritora madeirense Margarida Ribeiro em 29 de dezembro de 2005  visitou a Casa de Macau de São Paulo no dia da festa de Natal. Na ocasião, quis presentear a comunidade macaense com o seu livro de estórias “A Mui” ambientado na China e em Macau “terra maravilhosa onde a vida tantas vezes confunde […]

%d blogueiros gostam disto: