Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

As corridas do Grande Prémio de Macau de 2015 no sábado 21 de novembro

Fonte: CGPM

Fonte: CGPM

Sábado, dia 21 de novembro, foi o primeiro dia de corridas, provas classificativas. além de treinos que já vinham ocorrendo desde o dia 19, do 62º Grande Prémio de Macau de 2015.

A seguir, um descritivo de quatro corridas e da prova classificativa de Fórmula 3 que definiu a grelha de largada da corrida de domingo, que, juntamente com as fotografias, foram recolhidas do site oficial da Comissão Organizadora de acordo com os termos da Política de Privacidade.

  • Veja também a postagem sobre as corridas de domingo  22/11/2015 – clicar aqui

Texto e fotos do site oficial do 62º Grande Prémio de Macau – CGPM / GCS

MACAU ROAD SPORT CHALLENGE

Macau GPM 2015 Macau Road Sport Challenge 02

Origem: GCS

O piloto de Macau, Leong Ian Veng, ao volante de Mitsubishi Lancer EVO 9, venceu, hoje, a corrida popular para carros modificados de estrada, agarrando a bandeira axadrezada por menos de um segundo que o japonês Mitsuhiro Kinoshita, num Nissan GTR34. O terceiro a subir ao pódio foi Lo Kai Fung de Macau, que correu com um Mitsubishi Lancer EVO 7.

Leong começou a corrida de nove voltas da pole, tendo também liderado a tabela de tempos nos treinos livres, liderando o grupo de 26 carros desde as luzes à bandeira. Na primeira volta, o safety car foi chamado à pista depois de um incidente que envolveu vários carros. Quando a corrida foi retomada à quinta volta, Leong agarrou a liderança, com Kinoshita e Lo atrás dele.(CGPM/GCS)

Macau GPM 2015 Macau Road Sport Challenge 05

Origem: GCS

CENAS FORA DA PISTA

Macau GPM 2015 fora da pista 62

Origem: CGPM

Macau GPM 2015 fora da pista 59

Origem: GCS

SUNCITY LOTUS CELEBRITY CUP

Macau GPM 2015 Suncity Lotus Celebrity Cup Race 03

Origem: GCS

Sin Ling Fung de Hong Kong venceu a corrida inaugural da Suncity Lotus Celebrity Cup depois de uma espectacular corrida de 10 voltas. A começar da quarta posição da grelha, Sin saltou rapidamente para o terceiro, começando numa batalha pela liderança com o homem da pole, Mak Ka Lok de Macau e com Vincent Chao Wai Yew de Hong Kong.

Sin agarrou a liderança à terceira volta e começou a aumentar a vantagem, cruzando a bandeira axadrezada por 5.203 segundos. Chao ultrapassou Mak na quinta volta conseguindo assim o segundo lugar, com Kevin Liu Chun Ki de Hong Kong a conquistar o último lugar do pódio, depois de apanhar Mak nos últimos minutos da corrida. Mak acabou por ficar na quinta posição, atrás do piloto de Hong Kong Yu Kam Cheong, o quarto. A Suncity Lotus Celebrity Cup é a mais recente adição ao programa de corridas de apoio, com os pilotos a correrem em carros idênticos da Lotus Elise, providenciados pela RICHBURG LOTUS.(CGPM/GCS)

CENAS FORA DA PISTA

PROVA CLASSIFICATIVA DO GRANDE PRÉMIO DE MACAU DE FÓRMULA 3

Macau GPM 2015 Fórmula 3 prova classificatória 09

Origem: GCS

Rosenqvist vence corrida de qualificação para o Grande Prémio de Macau de Fórmula 3

Felix Rosenqvist ficou com a vitória da corrida de qualificação do Grande Prémio de Macau de Fórmula 3 – Grupo Suncity, depois do vencedor da prova, Antonio Giovinazzi, ter sido penalizado pela colisão com Daniel Juncadella.

Rosenqvist, o homem da pole, conseguiu um arranque limpo e vantajoso do seu SJM Theodore Racing by Prema, com Juncadella a enfiar-se atrás dele na corrida para o Lisboa.

Mas na curva, Giovinazzi conseguiu mostrar a sua força a Juncadella, disputando lado-a-lado na corrida para a Curva de S. Francisco, com os carros a tocarem-se.

Juncadella fez pião colidindo nas barreiras, para logo ser atingido por vários dos seus adversários, o que forçou ao safety car.

No reinício da corrida à terceira volta, Giovinazzi aproveitou o cone de aspiração para ultrapassar Rosenqvist e agarrar a liderança antes do Lisboa. O piloto da Carlin conseguiu um grande avanço, com Charles Leclerc na terceira posição.

Atrás do trio principal, à quarta volta, Alexander Sims tirou a quarta posição a Sam MacLeod na corrida para o Lisboa, preparando-se para reduzir o intervalo entre ele o concorrente da frente.

Na frente, o hiato entre Giovinazzi e Rosenqvist ficou em apenas 1 segundo de diferença, antes de um empurrão na última volta os ter colocado ainda mais próximos. Num último esforço, Rosenqvist conseguiu aproximar-se do cone de aspiração de Giovinazzi na corrida para o Lisboa, mas não conseguiu ultrapassá-lo.

Entretanto, um erro cometido por Rosenqvist na Curva Melco, onde ficou trancado, deixou Giovinazzi claramente à frente para agarrar a vitória por 1.9 segundos.

Macau GPM 2015 Fórmula 3 prova classificatória 04

Origem: CGPM

No entanto, Giovinazzi acabou por cair para a 10.ª posição depois do colégio de comissários o ter responsabilizado pelo acidente de Juncadella, entregando a vitória a Rosenqvist.

“Se o Antonio merece a penalidade ou não, eu não sei, mas ele fez uma corrida excelente,” disse Rosenqvist. “Pode não ser a melhor forma de vencer, mas é bom para amanhã”.

Lclerc chegou 0.5 segundos atrás de Rosenqvist depois do incidente da Melco, com Sims a ocupar o último lugar do pódio, à frente de MacLeod e Markus Pommer. (CGPM/GCS)

Macau GPM 2015 Fórmula 3 prova classificatória 03

Origem: CGPM

Macau GPM 2015 Fórmula 3 prova classificatória 06

Origem: CGPM

Macau GPM 2015 Fórmula 3 prova classificatória 11

Origem: GCS

Macau GPM 2015 Fórmula 3 prova classificatória 14

Origem: CGPM

CENAS FORA DA PISTA

Macau GPM 2015 fora da pista 58

Origem: GCS

Macau GPM 2015 fora da pista 57

Origem: CGPM

49º GRANDE PRÉMIO DE MOTOS DE MACAU

Macau GPM 2015 49.º Grande Premio de Motos de Macau 08

Origem: CGPM

Hickman vence corrida emocionante de 12 voltas em Macau

Peter Hickman (Briggs Equipment BMW) teve uma vitória espectacular no 49º Grande Prémio de Motos de Macau – Grupo Suncity, numa corrida tão renhida como prova a margem final de 6.2 segundos.

A segunda posição foi para Martin Jessopp (Riders Motorcycles BMW), uma recompensa amarga por todo empenho e andamento que teve no fim-de-semana. Definitivamente o mais rápido na qualificação e no aquecimento, apostou suficientemente no arranque numa vantagem inicial com pneus mais macios e assim manter a liderança até ao fim das 12 voltas. Mas a meio da prova os dados rodaram a favor de Hickman e Jessopp não conseguiu responder, apesar de manter grande distância do restante grupo de corredores, de tal forma que o segundo lugar nunca teve em questão.

Depois de uma batalha de 12 voltas, Michael Rutter (Penz13.com BMW) terminou a prova no terceiro lugar, adicionando mais um pódio às suas “pratas” conquistadas em Macau, mas falhando a possibilidade de bater o seu próprio recorde de oito vitórias apenas por dez segundos – essa foi a margem de diferença entre o primeiro e o terceiro lugares, numa tarde onde dezenas de corredores deram o seu melhor para alcançarem o pódio.

Macau GPM 2015 49.º Grande Premio de Motos de Macau 02

Origem: CGPM

Hickman disse: “É absolutamente fantástico! Esta é a minha segunda vez em Macau. Eu não corro em estrada há muito tempo, mas os campeonatos britânicos de Superbike têm sido bem difíceis nos últimos anos. Mas é fantástico poder correr em ambos.”

“Todos nós sabíamos desde os treinos e qualificações que Martin Jessopp era muito forte, e o andamento que ele tinha comparado com todos os outros parecia de mais, para ser honesto. Eu estava com pneus Dunlop e Jessop e Rutter com diferentes, por isso sabíamos que íamos ser fortes para a segunda metade da corrida, e calculei que Martin fosse afastar-se nas primeiras cinco a seis voltas, mas esperava aproximar-me dele. Martin conseguiu uma volta tão rápida. Pensei, apenas preciso de ser correcto, não cometer erros e ir o mais rápido que conseguir. Assim que tive oportunidade, ao aproximar-me do Lisboa aproveitei para ultrapassá-lo de imediato. Felizmente, o plano deu certo.”

Ao longo da corrida Rutter envolveu-se numa disputa feroz, num potencial de quem é quem em corrida de estrada, trocando de lugar com Gary Johnson, também ele da equipa de motos Penzkofer, com Ian Hutchinson vencedor em 2013 e numa Paul Bird Kawasaki, que ia tentando agarrar o terceiro degrau do pódio. Entretanto, a dupla da Honda John McGuinness e Conor Cummins teve uma contemplação por breves momentos que não foi mais de uma fracção de segundos, com a corrida desenrolar-se numa sequência ininterrupta de voltas dramáticas.

Macau GPM 2015 49.º Grande Premio de Motos de Macau 06

Origem: CGPM

McGuinness, o corredor de estrada mais bem sucedido da sua geração, que deu ao público as emoções finais, precipitando-se e passando Gary Johnson no lado errado do asfalto na esquerda interminável da Curva D. Maria numa jogada merecedora de vitória, foi certamente um momento de cortar a respiração nesta corrida excepcional de 30 minutos. (CGPM/GS)

Macau GPM 2015 49.º Grande Premio de Motos de Macau 09

Origem: CGPM

CENAS FORA DA PISTA

TAÇA DA CORRIDA CHINESA

Macau GPM 2015 Taça da Corrida Chinesa 03

Origem: GCS

Ho Hon Keong, em representação da Associação Geral do Automóvel Macau-China (AAMC), venceu a segunda edição da Taça da Corrida Chinesa. Ho arrancou da pole e no final da corrida (10 voltas) tinha conseguido uma liderança com a vantagem de nove segundos. O segundo a subir ao pódio foi Cui Ye, a correr em nome da sua entidade local reguladora do desporto motorizado (ASN), Federação do Desporto Automóvel da República Popular da China (FASC), com Lo Ka Chun a terminar em terceiro lugar e a representar a Associação de Automóvel de Hong Kong (HKAA). A corrida inclui pilotos da FASC, da Chinese Taipei Motor Sports Association, da HKAA e ainda da AAMC, que correm em carros idênticos BAIC Motor Senova D70. (CGPM/GCS)

CENAS FORA DA PISTA

Macau GPM 2015 fora da pista 53

Origem: GCS

Macau GPM 2015 fora da pista 51

Origem: CGPM

Um comentário em “As corridas do Grande Prémio de Macau de 2015 no sábado 21 de novembro

  1. Pingback: Grande Prémio de Macau de 2015: as corridas de domingo 22 de novembro | Crônicas Macaenses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 26/11/2015 por em GP Macau 2015-sábado e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.131.679 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Em 2007, visitei o Museu do Grande Prémio de Macau e lá fiz várias fotos. Nesta postagem, o assunto é o piloto Rodolfo Ávila. Venha conhecê-lo melhor. Publicação e fotografias de/photos by Rogério P D Luz Texto extraído da enciclopédia livre – Wikipédia Rodolfo Freitas Silvério de Abreu Ávila nasceu em Lisboa no dia 19 […]

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Por medidas de precaução em função da pandemia do novo coronavírus Covid-19, a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Maio, foi diferente no mundo todo. Até que em Macau a celebração contou com a participação limitada de fiéis na missa realizada na Igreja de São Domingos, mais que no Santuário […]

%d blogueiros gostam disto: