Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

A 1ª corrida do 1º Campeonato Mundial de Fórmula Um há 66 anos

Em 1950, a corrida do Grande Prêmio de Silverstone, no Reino Unido, realizada no dia 13 de maio, tornou-se  prova inaugural do campeonato mundial de Fórmula 1 criada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), assim consta do histórico da enciclopédia livre Wikipédia, com imagens da Getty Images. No final da postagem, baixe o arquivo de um PPS francês com várias fotos inéditas da corrida e assista o vídeo da prova publicado no You Tube.

  1. Na curva Stowe, Giuseppe “Nino” Farina conduz o seu Alfa 158 para a vitória na 1ª corrida do 1º Campeonato Mundial de Fórmula Um:

(Wikipédia) – A história da Fórmula 1 tem início com as competições de Grandes Prêmios disputadas na Europa, no início do século XX, apenas com uma pausa de 1939 até 9 de Setembro de 1945, prosseguindo até a atualidade, sem interrupções.

Anos 1950: O início

Seguindo os dirigentes do automobilismo, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou a prova inaugural do campeonato mundial de F-1, em um sábado, 13 de maio de 1950 no Circuito de Silverstone, no Reino Unido, para não coincidir com um culto religioso local.

O campeonato anunciado compreendia 6 GP’s a serem disputados na Europa: Reino Unido, Mônaco, Suíça, Bélgica, França e Itália, e seria ainda adicionado o resultado das 500 Milhas de Indianápolis, tornando, dessa maneira, um campeonato “mundial” (apesar do fato de que os carros, equipes e pilotos que competiam nos EUA serem completamente diferentes dos da Europa).

Devido às dificuldades do pós-guerra, os carros eram todos do pré-guerra. Permitiu-se a participação de carros com motores superpressurizados até 1,5 litro ou com motores aspirados de 4,5 litros. A confirmação da presença da Alfa Romeo foi determinante para o momento. Sua participação com as Alfettas, dominantes na época, trouxe prestígio para o campeonato. Confirmaram presença a Ferrari (mas os carros não ficaram prontos para a prova inaugural), Maserati, algumas “Voiturettes” ERA e carros esportivos modificados, como os Talbots.

Seriam descartados os 3 piores resultados das 7 corridas disputadas. A pontuação era assim dividida: 8 pontos para o primeiro colocado; 6 para o segundo; 4 para o terceiro; 3 para o quarto; 2 para o quinto colocado e um ponto para o piloto que marcasse a volta mais rápida da prova.

A prova inaugural em Silverstone contou com um público de 100.000 pessoas estimadas, além da presença do Rei George VI, a Rainha Elizabeth e a princesa Margareth. Esta também foi a única prova em que a Família Real Britânica esteve presente in loco. (Wikipédia)

2. Os carros do Team Alfa no paddock antes da largada. Da esquerda, os carros de Luigi Fagioli,’Nino’ Farina and Juan Manuel Fangio.

3. Os carros da equipe Talbot-Lago no paddock. Na frente, o T26C do piloto Louis Rosier que terminou em 5º, e em seguida o T26C-DA nº 17 de Eugene Martin que não completou a prova.

4. O piloto Nino Farina com toda a sua elegância durante os treinos.

5. O Rei George VI e a Rainha Elizabeth acompanhados pela Princesa Margaret, o Conde e Condessa Mountbatten, fazem os seus cumprimentos na sua visita a Silverstone para assistir ao Grande Prêmio.

6. Os quatro carros da equipe de Alfa Romeo antes do alinhamento para a largada. Somente o carro de Juan Manuel Fangio não terminou a prova, enquanto que os outros da equipe terminaram nas três primeiras colocações.

7. A largada para o primeiro GP de F1.

8. O Alfa Romeo 159 de Giuseppe Farina (nº 2) seguido pelo seu companheiro de equipe Luigi Fagioli na corrida em curso.

9. O piloto argentino Juan Manuel Fangio com o seu Alfa Romeo antes de abandonar a prova por problemas mecânicos no seu carro. Fangio ganhou cinco corridas nesse ano de 1950.

10. A Família Real assiste a corrida no estande exclusivo. A Rainha Elizabeth está de óculos escuros.

11. Giuseppe (Nino) Farina sendo saudado por uma multidão após a sua vitória no GP de Silverstone.

12. O piloto italiano Giuseppe Farina sendo cumprimento por Vicomte de Rowan, presidente da F.I.A.

13. Giuseppe Farina (Nino Farina) (1908 – 1966).

Resultado final da corrida de F1 em Silverstone

Resultado final da corrida de F1 em Silverstone

  • Veja mais fotos neste PPS (Powerpoint) francês – clique no link abaixo para baixar o arquivo (2,6 Mb):

F1 primeira corrida 1950 em Silverstone

  • Assista o vídeo da prova publicado no You Tube: 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 663,700 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: