Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Dia de Portugal 2017 em Califórnia com participação da Casa de Macau USA

A barraca da Casa de Macau USA com a bandeira do clube e da RAEM representando Macau

E-mail com fotografias recebido do amigo Henrique Manhão, presidente da Casa de Macau USA (EUA), relata orgulhosamente a participação da sua associação nas festividades do Dia de Portugal em Califórnia, que aconteceu em 10 de Julho no Kelly Park, em São José, California.

Diz o Henrique que a festa teve desfle com a bandeira de Portugal, barracas de alimentação, danças folclóricas, música e muita diversão. A Casa de Macau montou uma barraca para divulgar Macau com distribuição de material promocional fornecido pelos Serviços de Turismo do território.

Mais de uma centena de pessoas visitaram o nosso “booth”, maravilhadas e intrigadas com tanta beleza e história. Muitos nem sabiam que Macau foi uma colónia portuguesa na China por 450 anos e nem sabiam onde está localizado Macau. Inacreditável“. Assim descrevia, satisfeito pelo trabalho no evento.

O City Hall de São Francisco com a bandeira portuguesa hasteada

Um dia antes, em 9 de Julho, como presidente da associação macaense, foi convidado para a cerimônia de hasteamento da bandeira portuguesa no City Hall (Prefeitura/Câmara Municipal) de São Francisco, cujo prédio, para comemorar a data, estava todo iluminado com as cores da bandeira portuguesa. Isto acontecia pela primeira vez, haja visto que o Dia de Portugal foi oficialmente reconhecido pela Câmara Municipal ou Prefeitura da cidade, sendo inserido no calendário de eventos e festividades.

A Câmara Municipal/Prefeitura de São Francisco iluminada com as cores da bandeira portuguesa. Foto Nuno Mathias/Palcus

Compareceram à cerimônia, o prefeito Ed Lee, os consules de Portugal e do Brasil, além da presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, um ministro de Portugal e membros da comunidade portuguesa do estado de Califórnia.

Hasteamento da bandeira portuguesa. Foto Henrique Mano/Palcus

Foto com membros da Casa de Macau USA

Henrique Manhão na barraca CM USA com a mesa recheada de material promocional de Macau

Nota do Crónicas Macaenses: É saudável ver a participação de uma Casa de Macau ou associação macaense em eventos de cunho português, pois enaltece a origem da associação e afirma a sua matriz portuguesa, pois foram fundadas quando Macau ainda era administrada por Portugal. É a sua identidade, que não há como discutir, pois sem isso, não é nada e sem personalidade cultural. (Rogério P.D. Luz)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 13/06/2017 por em Dia de Portugal 2017 e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 683,999 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: