Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Projecto Memória Macaense e Projecto Memória de Macau – iniciativas de autores diferentes

O website Projecto Memória Macaense foi lançado na net em Junho de 2003 para falar da memória de Macau, dos macaenses e portugueses. Saiu na primeira página do Jornal Tribuna de Macau.

Não se confunda: o Projecto Memória Macaense é uma iniciativa pessoal do autor (Rogério P D Luz) deste blog desde 05 de Junho de 2003, e o Projecto Memória de Macau é de autoria do Conselho das Comunidades Macaenses-CCM tornado público em 05 de Junho de 2017 através da sua 2ª circular do ano (veja no final).

Foi uma grande “coincidência” que a iniciativa do CCM tenha ocorrido no mesmo dia e mês em que o PMM foi lançado há quatorze anos atrás, e ter as duas primeiras palavras iguais do Projecto Memória Macaense. No entanto, o que é válido que as duas iniciativas têm o mesmo bom propósito de preservar e divulgar a história do nosso passado em Macau.

O Projecto Memória Macaense (PMM) não contou e nem conta com apoio oficial, salvo umas bem-vindas ofertas de apoio pontuais na antiga administração do CCM e da APIM, pelo que sempre o autor será grato, pois permitiu realizar umas viagens a Macau para cobrir eventos e divulgados no website e fotoblog do PMM e neste blog. É uma iniciativa pessoal sem nenhuma ligação com entidades ou associações macaenses.

Já o Projecto Memória de Macau conta com o apoio governamental da Fundação Macau, que em contrapartida oferece ajuda às Casas de Macau para cumprir as metas estabelecidas nessa circular. Em São Paulo, a Casa de Macau local está a formar um grupo de trabalho para proceder as entrevistas e recolha de materiais, objetivando os macaenses com mais de 65 anos de idade, que aliás são uma grande parte dos seus associados frequentadores dos convívios semanais na sede.

Que a iniciativa aventada por ocasião do Encontro das Comunidades Macaenses de 2016 seja repleta de sucesso e alcance seus objetivos, e que Deus me ajude a encontrar condições para manter e continuar as minhas publicações em que a primeira, o PMM, ocorreu há 14 anos. Bom trabalho para todos nós pelo bem do nosso glorioso e saudoso passado, uma bonita história que durou cerca de 440 anos em que, com a presença portuguesa em Macau, deu origem a esta raça macaense!

O jornal Ponto Final deu destaque ao lançamento do website Projecto Memória Macaense em Junho de 2003

O destaque dado pelo jornal Hoje Macau sobre o lançamento do website Projecto Memória Macaense em Junho de 2003

A Circular do Conselho das Comunidades Macaense de 05/Junho/2017 sobre o seu Projecto Memória de Macau distribuída às associações macaenses

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 695,172 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: