Como a cidade mais antiga do litoral norte de São Paulo, São Sebastião era habitada por índios Tupinambás e Tupiniquins antes da colonização portuguesa que aconteceu no início da história do Brasil, após a divisão do território em Capitanias Hereditárias. Foi encontrada por Américo Vespúcio em 1502 quando passava pela região.
Na nossa última viagem a esse litoral no inverno de 2017, demos um giro rápido pela cidade parando na orla marítima defronte à Ilhabela separada pelo canal de São Sebastião . Ventava e fazia um friozinho com leve garoa ocasionalmente.
Podia-se avistar navios cargueiros ancorados e o porto que está a receber investimentos para aumentar a sua capacidade de operação. A reforma deve durar até 2035, conforme informações. No canal fica o oleoduto da maior unidade da Transpetro (a subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte de petróleo e demais combustíveis), responsável por 80% do combustível exportado pelo país.
O município de Ilhabela no qual está inserido a Ilha de São Sebastião toda exuberante e misteriosa, ligada apenas por balsas e embarcações, vive a sua riqueza com os royalties do pré-sal permitindo a prefeitura realizar várias obras de melhoria da infraestrutura da ilha.
Além de 36 praias, a cidade de São Sebastião tem o centro da cidade dividido em duas partes: uma, antiga, o centro histórico, em torno da Igreja matriz, cheia de casas do Brasil Colonial, que hoje abrigam bares, restaurantes, hotéis e repartições públicas. A outra parte, moderna, localiza-se próxima ao mar, num aterro. É um dos principais pontos de encontro dos moradores da cidade, tendo como principal logradouro a Rua da Praia, onde está localizada a pista de skate da cidade, que tinha sido considerada a maior do Brasil, com 7.000 m², além do teatro municipal. Há também muitas sorveterias, restaurantes, bares, feiras de artesanato e uma grande praça.
*Fontes de consulta e/ou reprodução parcial de textos: Wikipédia, site da Prefeitura Municipal de São Sebastião e jornal O Estado de São Paulo
(Fotografia e edição por/photos by Rogério P D Luz)
Lazer no Canal de São Sebastião
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Gostaria de me estabelecer em São Sebastião, como vejo imóveis para aluguel?
Olá Pedro Paulo, fui passear em São Sebastião como turista por umas horas. Sugiro pesquisar em sites de imóveis para alugar, como a SP OLX ou a ZAPImoveis cujos endereços pode localizar nos sites de pesquisa como a Google.