Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Halo solar ou arco-iris ao redor do sol?

Foto: Mia Luz

À primeira vista, vários exclamarão: “olha o arco-iris ao redor do sol”! De fato, é semelhante a um arco-iris, porém o certo é dizer – halo solar – ou halo lunar quando se forma em torno da lua.

Isto aconteceu no dia 17 de janeiro de 2018, por volta das 11:00 horas, e de acordo com o Climatempo, foi visto em São Paulo e no Rio de Janeiro. Acrescenta ainda o site de previsão de tempo que este belo fenômeno óptico acontece nesse horário do fim da manhã devido “a angulação adequada entre os raios do sol e os pequeninos cristais de gelo que formam a nuvem cirrustratus“.

Fotografei o fenômeno, porém tendo precaução com o sistema eletrônico da máquina fotográfica que poderia ser danificado pela luz solar direta, mas enfim tudo deu certo, embora não obtendo o efeito desejado pois tinha que ser feito a foto rapidamente. Já a Mia Luz fotografou com seu celular (telemóvel). As fotos foram escurecidas para ter uma melhor visão do fenômeno.

Na pesquisa para obter explicações sobre o que é Halo Solar, preferi o texto do Brasil Escola que reproduzo:

O HALO SOLAR é um imenso círculo de cores, semelhante ao arco-íris, que se forma ao redor do Sol em virtude da decomposição da luz ao passar por partículas de gelo na atmosfera.

O Halo Solar é um fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol. Ocorre na Troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.

Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.

  • Texto de Mariane Mendes (​Graduada em Física)

Foto: Mia Luz

Anúncios

2 comentários em “Halo solar ou arco-iris ao redor do sol?

  1. Foto muito interessante. Eu não imaginava isso…

    • Sinceramente Giga, primeiramente disse arco-iris para minha esposa depois fui pesquisar a respeito. É raro ver ou como não olhamos toda hora para o sol, nem percebemos noutras vezes,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Informação

Publicado às 18/01/2018 por em Arco-íris, Halo Solar e marcado , , , , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 820,306 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

No almoço especial do Ano Novo chinês realizado na Casa de Macau de São Paulo em 18 de Fevereiro de 2018, o macaense José Noronha, 83 anos, andava a mostrar uma foto antiga para algumas pessoas que tinham mais ou menos a sua idade. Procurava ele matar as saudades dos velhos tempos em Macau. Macaense […]

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

%d blogueiros gostam disto: