Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Macau, nos anos 50 e 60 (3)

Nesta terceira postagem das fotos antigas de Macau dos anos 50 e 60, publico mais 10 fotos para matar as saudades ou conhecerem um pouco mais desta cidade do Santo Nome de Deus. Os nomes dos autores estão atribuídos nas fotos:

A região do Porto Interior, vendo-se do outro lado da rio a ilha chinesa, um dos lugares de onde, a nado, muitos chineses fugiam para Macau, no entanto vários foram mortos por barcos de patrulha da China. Lembro que via grupos desses refugiados pelas ruas escoltados por policiais. Nos seus rostos havia certo alívio por terem tido êxito na sua fuga.

A Praia Grande com a Ermida da Penha no alto da colina encoberta por névoa, vendo-se no rio a rede de pesca com a casinha do pescador chinês. Bela foto!

A Av. Infante Dom Henrique na época onde havia um campo de futebol e na qual ocorria uma festividade esportiva. Ao fundo o Hotel Casino Lisboa em construção.

O Convento das Madres Carmelitas (salvo erro meu). Lembro que ia com a minha mãe para uma visita de cuja finalidade não me recordo, e éramos atendidos através de uma janelinha que se abria na porta. As Carmelitas viviam reclusas.

Na época em que não mais morava em Macau, o porto de embarque de barcos com destino a Hong Kong já operava no Porto Exterior.

A bandeira portuguesa tremulava no Farol da Guia a explicar que Macau era portuguesa.

Até 1966 nas festividades do dia da China comunista e China nacionalista eram erguidos esses arcos comemorativos. Após o ano os nacionalistas (de Taiwan) foram expulsos de Macau. 1966 foi a época de tumultos promovidos por guardas vermelhos da China de Mao Tse Tung e conseguiram impor após eles, várias exigências ao governo português até um pedido de desculpas pelas mortes na repressão militar, entre outras coisas.

A visita do Ministro do Ultramar Manuel Maria Sarmento Rodrigues (na foto com a mão erguida) acompanhado pelo governador de Macau. Enfileirados, os meninos da Mocidade Portuguesa (uma inspiração do Salazar da Juventude Nazista). Veja a saudação com o braço erguido. Na verdade, os macaenses que participavam da Mocidade Portuguesa nada sabiam do nazismo ou ditadura militar e nem eram adeptos. Eram apenas revestidos de patriotismo português e disso nos orgulhavamos. Era como participar do exército antecipadamente. Certamente nunca seriamos repressores como os nazistas.

Juncos chineses nas águas de Macau

A bela região da Barra a contemplar as ilha da China

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 03/06/2012 por em MACAU, Macau-memórias e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.884 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.