Quatro maquetas (Br: maquetes) feitas em Lisboa nos anos 1994 e 1995 reproduzem edifícios históricos demolidos em Macau. Pela nossa memória.
A publicação tem como fonte o livro <CEM ANOS QUE MUDARAM MACAU>, uma edição do Governo de Macau – 1995. Autores: Sérgio Infante, Rogério Beltrão Coelho, Paula Alves e Cecília Jorge.
Os textos são do livro:
PALÁCIO DAS REPARTIÇÕES
Início da construção: 1859?
Demolido em 1946
Esta maqueta, à escala 1/50, corresponde a uma reconstituição baseada nos desenhos originais do projecto, confrontados com fotografias, gravuras e descrições da época. Tratamento da informação e direcção de execução aos arquitectos Maria Paula Alves e Sérgio Infante. Feita em Lisboa no ano de 1995
CASA DE SENNA FERNANDES / HOTEL CARAVELA
Início da construção: 1929
Demolido nos anos 60.
Esta maqueta, à escala 1/50, corresponde a uma reconstituição baseada nos desenhos originais do projecto, confrontados com fotografias, gravuras e descrições da época. Tratamento da informação e direcção de execução aos arquitectos Maria Paula Alves e Sérgio Infante. Feita em Lisboa no ano de 1995.
CASA DA BENEFICÊNCIA
Início da construção: ?
Demolido nos anos 80.
Esta maqueta, à escala 1/50, corresponde a uma reconstituição baseada nos desenhos originais do projecto, confrontados com fotografias, gravuras e descrições da época. Tratamento da informação e direcção de exec aos arquitectos Maria Paula Alves e Sérgio Infante. Feita em Lisboa no ano de 1994.
HOTEL HING KEE / NEW MACAO HOTEL / HOTEL RIVIERA
Início da construção: ?
Hotel Riviera inaugurado em 1928 (17 de Janeiro)
Demolido em 1971
Esta maqueta, à escala 1/50, corresponde a uma reconstituição baseada nos desenhos do projecto, confrontados com fotografias, gravuras e descrições da época. Tratamento ao informação e direcção de execução dos arquitectos Maria Paula Alves e Sérgio Infante. Feita em Lisboa no ano de 1995
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
ATUALIZAÇÃO 14/11/2019 VEJA ABAIXO AS ALTERAÇÕES NA PROGRAMAÇÃO DE SAÍDA DE AUTOCARROS E O PROGRAMA DO ENCONTRO O Conselho das Comunidades Macaenses – CCM, em e-mail enviado às Casas de Macau, divulgou o Programa Final do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 e Programação de Autocarros, que terá início em 23/11/2019, encerrando-se no dia 29 […]
No âmbito do Mês Missionário Extraordinário, anunciado há dois anos pelo Papa Francisco, a Diocese de Macau celebrou esta noite em 19 de Outubro de 2019, pelas 20:00 horas, uma missa em frente às Ruínas de São Paulo, com a participação de muitos fiéis. Assim conta o nosso colaborador em Macau, Manuel V. Basílio, na […]
A relembrar a aula de gastronomia realizada na Casa de Macau de São Paulo em 24/02/2008, ministrada pelos chefs João Bosco Quevedo da Silva e Herculano Alexandre (Alex) Airosa, seguem as fotos e receitas de camarões grandes recheados com ervas à moda de João Bosco Quevedo da Silva e pimenta recheada à moda do Alex Airosa. Na época, a coordenação das aulas e elaboração das […]
Comentários