Vídeo publicado por Michael Rogge, o holandês que anda a divulgar seus vídeos de viagens e passeios no You Tube, principalmente dos anos 40, 50 e 60, mostra seu passeio na ilha de Lantau, que pertence a Hong Kong, em visita ao monastério budista Po Ling no ano de 1951.
Dá para ver como era tranquila a ilha, de uma santa paz, e que hoje abriga o aeroporto internacional de Hong Kong, um dos maiores do mundo e mais a Dineslândia, além de várias atrações turísticas como monastérios abertos à visitação pública.
Depois, como comparativo, o vídeo inclui filmagem da ilha feita em 1982 por um turista alemão, já mostrando a sua ocupação turisticamente.
Fiz a captura de várias imagens do vídeo, aqui publicadas com a fonte atribuída em destaque, e convido para assistir o vídeo, não tão comprido assim:
A enciclopédia livre Wikipedia assim descreve a Ilha de Lautau, que ainda não a visitei, apenas o seu aeroporto que é espetacular, pois sempre procuro chegar bem cedo, antes da partida, para visitar as lojas e me degustar da boa comida chinesa na área de alimentação:
Ilha de Lantau ´Hong Kong
Lantau, também escrita Lantao (em chinês simplificado:大屿山 e em chinês tradicional:大嶼山) é a maior ilha de Hong Kong. Localiza-se no delta do rio das Pérolas. Tem uma área de 146,38 km².
Originalmente era habitada por pescadores, mas nos últimos anos tem sido transformada com o desenvolvimento de grandes projectos de infraestruturas, incluindo o Aeroporto Internacional de Hong Kong e a Disneyland de Hong Kong. A ilha é muito procurada turisticamente pelas suas praias e pela quantidade de mosteiros visitáveis.
* Veja esta postagem sobre a Ilha de Lantau feita por blog brasileiro: http://viciosdeviagem.com/china/hong-kong-ilha-de-lantau-e-o-big-buda/
* Visite o canal de Michael Rogge no You Tube: https://www.youtube.com/user/MichaelRogge/featured
* Veja outras postagens deste blog, tendo como base os vídeos de Michael Rogge feitos na antiga Macau:
https://cronicasmacaenses.com/2013/11/03/a-macau-de-1955-filmada-por-michael-rogge/
https://cronicasmacaenses.com/2013/09/28/macau-1958-em-video-e-imagens-de-vistas-da-cidade/
https://cronicasmacaenses.com/2013/09/27/cenas-da-macau-chinesa-em-1958/
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários