Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Comunidade macaense passeia pelo litoral de São Paulo e visita ‘Macau’

Expo Macau em Santos comitiva CMSP

A comitiva da Casa de Macau de São Paulo na sala de exposição de fotos “Macau-uma história de sucesso” com Jorge Rangel, José Lobo do Amaral e o presidente do Centro Português (foto da guia turístico)

Passeio de um dia por Santos, no litoral sul de São Paulo, é o que os associados da Casa de Macau de São Paulo fizeram em 15 de outubro de 2015, e no programa incluía uma visita à exposição “Macau – Uma história de sucesso” e convívio com Jorge Rangel e José Lobo do Amaral, ambos do IIM-Instituto Internacional de Macau. Na verdade, o programa foi realizado propositalmente nessa data, uma quinta-feira, com o propósito de visitar e prestigiar aquela mostra de fotografias da terra natal de vários integrantes da comitiva.

Dentro do novo programa de atividades da associação macaense, a intenção é promover passeios de um dia a cidades ou locais próximos da capital paulista, isto incluindo almoço em restaurante pré-selecionado, transporte em ônibus locado e retorno no próprio dia. Com a Casa de Macau a subsidiar parte das despesas, este foi o 2º passeio, sendo que o anterior, em 15 de agosto, teve como destino o município de Jundiaí e compras no outlet Premium na Rodovia dos Bandeirantes.

Com passeio pela orla marítima de Santos e do vizinho município de São Vicente, distantes 74 quilômetros de São Paulo, teve uma parada no mirante da Ilha Porchat  que proporciona uma bela vista panorâmica das duas cidades litorâneas de dar vontade de lá morar.

Após uma visita ao Aquário Municipal de Santos, os 22 associados foram almoçar no restaurante vizinho que teve frutos de mar como cardápio. A convite, juntaram-se Jorge Rangel, presidente do Instituto, acompanhado de Lobo do Amaral, que deslocaram-se de São Paulo após a palestra dada no dia anterior no Museu da Língua Portuguesa (clicar aqui para ver a postagem com o áudio da palestra do Rangel), para inauguração da exposição no Centro Português de Santos.

Excursao CMSP a Santos e Sao Vicente 24

No almoço com Rangel e Lobo do Amaral

Foi um bom convívio macaense no qual Rangel pode nos falar de Macau em vários aspectos, e depois ainda acompanhou a comitiva no passeio ao Mercado de Peixes antes de seguir para o local da mostra comemorativa do 15º aniversário da RAEM realizado pelo IIM com  apoio da Fundação Macau.

A inauguração da exposição ocorreria às 19 horas, após o horário do nosso retorno a São Paulo, assim, excepcionalmente, abriu as portas para a comitiva da Casa de Macau que pode apreciar as 52 belas fotos expostas. Na ocasião, Jorge Rangel agradeceu a visita, discorreu sobre assuntos ligados a Macau e disse que os quadros serão doados à Casa de Macau de São Paulo que poderá expô-los na sua sede ou em exposições externas.

  • Veja a próxima postagem sobre a exposição “Macau – uma história de sucesso” realizada em Santos, no Estado de São Paulo. 

(Fotografia de/photos by Rogério P.D.Luz, salvo os especificados – clicar nas fotos para aumentar)

No mirante da Ilha Porchat uma visão de São Vicente e de Santos, as duas cidades inerligadas:

Excursao CMSP a Santos e Sao Vicente 05

Excursao CMSP a Santos e Sao Vicente 03

As cidades de Santos e de São Vicente são separadas por vias públicas contínuas:

O Livro dos Recordes situa os jardins da orla de Santos como formadores do maior jardim frontal de praia em extensão do mundo (Wikipédia)

O Livro dos Recordes situa os jardins da orla de Santos como formadores do maior jardim frontal de praia em extensão do mundo (Wikipédia)

Aquário Municipal de Santos

Excursao CMSP a Santos e Sao Vicente 18

Excursao CMSP a Santos e Sao Vicente 15

O nosso almoço:

Excursao CMSP a Santos e Sao Vicente 21

Excursao CMSP a Santos e Sao Vicente 19

Excursao CMSP a Santos e Sao Vicente 20

Excursao CMSP a Santos e Sao Vicente 23

Visita e compras no Mercado de Peixes

Visita à exposição “Macau – uma história de sucesso” no Centro Português de Santos:

Expo Macau em Santos 08

Expo Macau em Santos 22

 

Expo Macau em Santos 14

Expo Macau em Santos 12

Expo Macau em Santos 10

x x x x x x

O passeio anterior dos associados da Casa de Macau de São Paulo a Jundiaí em 15/08/2015

Anúncios

2 comentários em “Comunidade macaense passeia pelo litoral de São Paulo e visita ‘Macau’

  1. Pingback: Palestra de Jorge Rangel no Seminário sobre a língua portuguesa em São Paulo | Crônicas Macaenses

  2. Pingback: Exposição “Macau – uma história de sucesso” em Santos no litoral de São Paulo | Crônicas Macaenses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 954.860 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

O ‘Dia do Patuá’ festejado pela Comunidade Macaense dos EUA

O ‘Dia do Patuá’ festejado pela Comunidade Macaense dos EUA

‘A promoção do ‘Dia do Patuá’ é um esforço para preservar o dialecto na Comunidade Macaense da Califórnia, nos Estados Unidos da América do Norte’ é o que define Henrique Manhão da Casa de Macau dos EUA. Diz, conciliando com o pensamento de outros membros da comunidade presente, ‘enquanto houver apoio de Macau, o patuá não […]

Recordação de uma festa na Macau de 1953

Recordação de uma festa na Macau de 1953

Jorge Giga Robarts, macaense residente em Portugal, atendendo ao pedido de um conterrâneo, identifica as pessoas que estão numa fotografia enviada, informando ter sido tirada em Dezembro de 1953 em Macau. A 2ª imagem com legenda e que lista as pessoas da foto, foi editada para apenas mostrar o que escreveu quanto à identificação, excluindo […]

Memórias de Macau de Todos os Tempos (02)

Memórias de Macau de Todos os Tempos (02)

Imagens que trazem saudosas lembranças daquela Macau que não existe mais, mas que permanece viva na nossa memória e nas fotografias a seguir publicadas de forma aleatória, a procurar dar uma descrição a confirmar ou corrigir. O que vale mesmo é o que se diz – recordar é viver! As fotos são dos anos 50 […]

%d blogueiros gostam disto: