Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

A festa do Ano Novo chinês na Casa de Macau de S.Paulo em 2016

Casa Macau Sao Paulo festa Ano Novo chinês 2016 13

Já uma tradição nas festividades da Casa de Macau de São Paulo, a festa para saudar o Ano Novo chinês de 2016 foi realizada nas suas dependências em 7 de fevereiro.  Mesmo sendo domingo de carnaval, época em que muitos viajam, bom público compareceu para comemorar o Ano do Macaco.

Um dos principais atrativos era a comida chinesa com fartura, e o prato que é servido só anualmente, o “chái” ou comida de bonzo (monge chinês), em inglês: Bhudas’ delight, ou em chinês cantonense: ló hón chái. Melhor explicando para quem não sabe, é um prato vegetariano da cozinha chinesa e budista. Uma delícia!

O cardápio anunciado para o almoço constava: Bhudda’s Delight (Ló Hón Chái); Lombo Assado com especiarias (Chá Siu): Porco Agridoce (Ku Lôu Iôc); Pato Assado (Siu Áp); Porco Assado (Siu Iôc); Alface Americano com Cogumelo Chinês (Tông Kú Sán Chói), além de outras verduras.

Casa Macau Sao Paulo festa Ano Novo chinês 2016 23

Para o chá da tarde, mesmo que a pessoa tenha se empanturrado no delicioso almoço, foi servido: Macarrão Chinês (que representa vida longa), com carne e cogumelo (Iôc Si Min); Pastel de Natas (Tán Tát); Pastel de Gergelim (Chin Tôi); Cookies de Amêndoas (Hâng Ngân Péng).

Casa Macau Sao Paulo festa Ano Novo chinês 2016 25

Chá de tarde

Para anunciar a chegada do Ano do Macaco, houve queima de fogos ao som do tambor chinês e pratos, e como símbolo de boa sorte foram distribuídos “lai si” (envelopes vermelho com quantia simbólica de dinheiro) às crianças e solteiros. Os associados e amigos também puderam se divertir com bingo e alguns jogos tradicionais chineses tais como Tái Siu, Pôquer ou Mahjong.

Casa Macau Sao Paulo festa Ano Novo chinês 2016 05

Mesmo sendo a associação de matriz portuguesa, pela nacionalidade da maioria dos fundadores e a criação quando Macau ainda era administrada por Portugal, os costumes chineses também são praticados já que o território está localizado na Sul da China com a maioria da população formada por chineses falantes do cantonense.

(Fotografias de/photos by Rogério P. D. Luz, Frederico António e Rosa Cruz – clicar na fotos para ampliar)

Queima de fogos:

Explicar sobre o significado do ano novo chinês ao público ouvinte, foi a tarefa de Rolando Luz:

Para o almoço:

Casa Macau Sao Paulo festa Ano Novo chinês 2016 22

Casa Macau Sao Paulo festa Ano Novo chinês 2016 28

Algumas das delícias chinesas do chá de tarde:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 717,799 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: