Já uma tradição nas festividades da Casa de Macau de São Paulo, a festa para saudar o Ano Novo chinês de 2016 foi realizada nas suas dependências em 7 de fevereiro. Mesmo sendo domingo de carnaval, época em que muitos viajam, bom público compareceu para comemorar o Ano do Macaco.
Um dos principais atrativos era a comida chinesa com fartura, e o prato que é servido só anualmente, o “chái” ou comida de bonzo (monge chinês), em inglês: Bhudas’ delight, ou em chinês cantonense: ló hón chái. Melhor explicando para quem não sabe, é um prato vegetariano da cozinha chinesa e budista. Uma delícia!
O cardápio anunciado para o almoço constava: Bhudda’s Delight (Ló Hón Chái); Lombo Assado com especiarias (Chá Siu): Porco Agridoce (Ku Lôu Iôc); Pato Assado (Siu Áp); Porco Assado (Siu Iôc); Alface Americano com Cogumelo Chinês (Tông Kú Sán Chói), além de outras verduras.
Para o chá da tarde, mesmo que a pessoa tenha se empanturrado no delicioso almoço, foi servido: Macarrão Chinês (que representa vida longa), com carne e cogumelo (Iôc Si Min); Pastel de Natas (Tán Tát); Pastel de Gergelim (Chin Tôi); Cookies de Amêndoas (Hâng Ngân Péng).
Para anunciar a chegada do Ano do Macaco, houve queima de fogos ao som do tambor chinês e pratos, e como símbolo de boa sorte foram distribuídos “lai si” (envelopes vermelho com quantia simbólica de dinheiro) às crianças e solteiros. Os associados e amigos também puderam se divertir com bingo e alguns jogos tradicionais chineses tais como Tái Siu, Pôquer ou Mahjong.
Mesmo sendo a associação de matriz portuguesa, pela nacionalidade da maioria dos fundadores e a criação quando Macau ainda era administrada por Portugal, os costumes chineses também são praticados já que o território está localizado na Sul da China com a maioria da população formada por chineses falantes do cantonense.
(Fotografias de/photos by Rogério P. D. Luz, Frederico António e Rosa Cruz – clicar na fotos para ampliar)
Queima de fogos:
Explicar sobre o significado do ano novo chinês ao público ouvinte, foi a tarefa de Rolando Luz:
Para o almoço:
Algumas das delícias chinesas do chá de tarde:
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários