O convite para um casamento na beira da Praia de Manguinhos foi o grande motivo para viajar para Búzios, ou Armação de Búzios, no Rio de Janeiro. Assim nos dois dias e meio da hospedagem teríamos que tentar aproveitar o máximo. Eis assim nesta postagem e noutra abaixo listada o que foi nos possível ver e passear.
Se estranhar que nas fotos desta postagem só se vêm construções baixas, como casas e sobrados, é que em Búzios não é permitido construir prédios altos, ainda bem!
(Fotografia de/photos by Rogério P D Luz)
Pôr do sol em Búzios, um dos mais belos do mundo
Pela sua posição geográfica, a península de Búzios na face norte, à esquerda, que olha para o continente brasileiro, tem o privilégio de assistir a um belo pôr do sol criando uma trilha de claridade nas suas águas mais amenas por receber a influência da corrente quente do Brasil. Pelo pouco tempo disponível, a logística, e por estar hospedado na região, fiz as fotografias do entardecer apenas na Praia de Manguinhos, na região do Porto da Barra.
A plataforma do Porto da Barra acaba sendo uma referência, um primeiro plano, para fotografia do pôr do sol. Os barcos ajudaram bem na composição das fotos.
As várias formas de contemplar e registrar o pôr do sol que é um espetáculo único no Porto da Barra.
Os barcos de pesca e para lazer enriquecem o cenário ao colocá-los no primeiro plano e o sol se pondo ao fundo.
O Porto da Barra é um agito total ao entardecer com variedade de restaurantes e barzinhos cheios de gente para viver o espetáculo que a natureza proporciona.
Rua das Pedras e vias adjacentes
A Rua das Pedras e as vias adjacentes com variedade de lojas, especialmente de artigos e vestuário para praia, é daqueles passeios que os turistas acabam sempre comprando algo, principalmente as mulheres. Há restaurantes para todos os gostos e preços bem frequentados à noite quando aumenta a movimentação de gente.
Quer coisa melhor? Tomar sua bebida ou refeição contemplando as tranquilas águas da Praia do Canto?
Ao longo da rua há corredores que dão acesso à praia.
Há lojas de grife como as populares com preços mais acessíveis.
Na rua paralela você pode experimentar umas boas empadas/empanadas argentinas. Os argentinos são quase 10% da população fixa da cidade. Ouve-se castelhano por todos os lugares com grande concentração nesta zona comercial.
A Praça Santos Dumont basicamente é o ponto de chegada e partida para sua visita a estas ruas. Ir a Búzios sem passear pela Rua das Pedras acaba sendo um passeio incompleto.
Casamento na (beira da) praia
O convite do nosso sobrinho Luíz Gustavo para o seu casamento com a Sol numa Casa de Festa à beira da Praia de Manguinhos, foi o grande motivo para, além de atendê-lo, visitar Búzios. O horário escolhido para o início da cerimônia às 17:00 horas teve como objetivo coincidir com o pôr do sol. Uma feliz e excelente ideia!
O ambiente da festa e da cerimônia:
Mais da cerimônia que teve o charme da descontração. Nada de ternos e gravatas, nem calçados sociais, a informalidade, até a noiva ousou entrar descalça. Um ambiente com rica decoração mas despojada de alto luxo, tudo apropriado para um casamento numa casa de festa na beira de uma praia. Muito lindo! As fotos falam por si. Parabéns aos noivos Luíz Gustavo e Sol. Muitas felicidades.
Praia de Geribá
O tempo permitiu apenas a visita à Praia de Geribá, além da Praia de Manguinhos, a de acima do casamento e do pôr do sol, além da Praia do Canto, ao lado da Rua das Pedras. Esta praia como fica do lado direito da península de Búzios, de cara para o alto mar, já é frequentada por surfistas com as construções mais afastadas permitindo um espaço maior para lazer na areia.
A praia tem boa oferta de restaurantes e bares. A época era a Copa do Mundo de 2018 e muita gente se aglomerou num dos bares para assistir a um dos jogos das oitavas de final e lá ficamos por um tempo tomando água de coco.
Uma das delícias de Búzios é descansar nessas camas curtindo a vista do mar.
O acesso à praia é por corredores como esse abaixo pois a região foi densamente povoada, tal como outras praias citadas nesta postagem.
Praia do Canto
A praia que já foi mostrada na postagem anterior com o link acima, tem águas tranquilas e uma estreita faixa de areia e de baixa frequência.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários