Para o Projecto Memória Macaense (PMM) e o blog Crónicas Macaenses, 2010 foi um ano de renovação de visual e de conteúdo. Os dois mudaram de aparência, até se parecendo um pouco um ao outro. O conteúdo, transferido do site e do blog anterior, de um modo, tem procurado no novo PMM dar uma nova configuração e editorial. O blog ainda procura o seu caminho para não ficar tão ausente de postagens, tanto que serviu para falar do dia-a-dia do Encontro 2010, e ainda vai ser atualizado com o que vi e senti na minha curta estadia em Macau.
Não iria ao Encontro devido aos custos não recomendáveis ao bolso, mas o apoio aprovado na última hora, acabou criando condições para viajar e fazer a cobertura do evento, para que seja publicada de forma definitiva no PMM, enquanto ele existir. Para cumprir o compromisso do apoio recebido, e também pela minha vontade, compareci a todos os eventos do programa oficial. Em companhia da minha esposa Mia, prestigiamos e registramos o ocorrido em cada evento e que será progressivamente publicado no PMM e no Crónicas Macaenses.
Em 2011, o PMM caminhará para o seu 8º ano de vida em Junho. Quer continuar com a renovação do seu conteúdo e editorial, na medida possível, sem promessas. Percebe que não é fácil desenvolver o trabalho tal como seu autor pretende, ainda mais do distante Brasil, do outro lado de mundo em relação a Macau. Vai levando enquanto a saúde e a disposição permitir. Não vive a preocupação do legado deste trabalho, pois sempre há alguém para ocupar o espaço, se bem que já existem outras publicações na Net que também cumprem bem o papel de falar de Macau e da sua gente macaense.
Agradece aos amigos e aos visitantes destas 2 publicações, bem como do MacaenseBR, que não será extinto mas com uma função ainda a ser designada pois me agrada a marca, pelo prestígio da vossa visita e espero que continue assim em 2011. Também agradece a quem pode oferecer apoio sob qualquer aspecto, em situações quando necessário, como a viagem ao Encontro, pois as publicações não têm nenhum subsídio e nem vivem de patrocínios, comerciais ou não. Tudo é feito por um ideal do autor, que não tem preço.
Feliz Ano Novo a todos, e que seja repleto de felicidades, paz e que seja bom para a nossa comunidade macaense, de Macau e de todo o mundo. Que continuemos a marcar a presença macaense , que continuem a nos prestigiar, pouco ou muito, não importa, mas que se perceba a importância da comunidade macaense/portuguesa em Macau e na diáspora.
um forte abraço de Rogério P.D. Luz e da esposa Mia
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários