Para o Projecto Memória Macaense (PMM) e o blog Crónicas Macaenses, 2010 foi um ano de renovação de visual e de conteúdo. Os dois mudaram de aparência, até se parecendo um pouco um ao outro. O conteúdo, transferido do site e do blog anterior, de um modo, tem procurado no novo PMM dar uma nova configuração e editorial. O blog ainda procura o seu caminho para não ficar tão ausente de postagens, tanto que serviu para falar do dia-a-dia do Encontro 2010, e ainda vai ser atualizado com o que vi e senti na minha curta estadia em Macau.
Não iria ao Encontro devido aos custos não recomendáveis ao bolso, mas o apoio aprovado na última hora, acabou criando condições para viajar e fazer a cobertura do evento, para que seja publicada de forma definitiva no PMM, enquanto ele existir. Para cumprir o compromisso do apoio recebido, e também pela minha vontade, compareci a todos os eventos do programa oficial. Em companhia da minha esposa Mia, prestigiamos e registramos o ocorrido em cada evento e que será progressivamente publicado no PMM e no Crónicas Macaenses.
Em 2011, o PMM caminhará para o seu 8º ano de vida em Junho. Quer continuar com a renovação do seu conteúdo e editorial, na medida possível, sem promessas. Percebe que não é fácil desenvolver o trabalho tal como seu autor pretende, ainda mais do distante Brasil, do outro lado de mundo em relação a Macau. Vai levando enquanto a saúde e a disposição permitir. Não vive a preocupação do legado deste trabalho, pois sempre há alguém para ocupar o espaço, se bem que já existem outras publicações na Net que também cumprem bem o papel de falar de Macau e da sua gente macaense.
Agradece aos amigos e aos visitantes destas 2 publicações, bem como do MacaenseBR, que não será extinto mas com uma função ainda a ser designada pois me agrada a marca, pelo prestígio da vossa visita e espero que continue assim em 2011. Também agradece a quem pode oferecer apoio sob qualquer aspecto, em situações quando necessário, como a viagem ao Encontro, pois as publicações não têm nenhum subsídio e nem vivem de patrocínios, comerciais ou não. Tudo é feito por um ideal do autor, que não tem preço.
Feliz Ano Novo a todos, e que seja repleto de felicidades, paz e que seja bom para a nossa comunidade macaense, de Macau e de todo o mundo. Que continuemos a marcar a presença macaense , que continuem a nos prestigiar, pouco ou muito, não importa, mas que se perceba a importância da comunidade macaense/portuguesa em Macau e na diáspora.
um forte abraço de Rogério P.D. Luz e da esposa Mia
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
ATUALIZAÇÃO 14/11/2019 VEJA ABAIXO AS ALTERAÇÕES NA PROGRAMAÇÃO DE SAÍDA DE AUTOCARROS E O PROGRAMA DO ENCONTRO O Conselho das Comunidades Macaenses – CCM, em e-mail enviado às Casas de Macau, divulgou o Programa Final do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 e Programação de Autocarros, que terá início em 23/11/2019, encerrando-se no dia 29 […]
No âmbito do Mês Missionário Extraordinário, anunciado há dois anos pelo Papa Francisco, a Diocese de Macau celebrou esta noite em 19 de Outubro de 2019, pelas 20:00 horas, uma missa em frente às Ruínas de São Paulo, com a participação de muitos fiéis. Assim conta o nosso colaborador em Macau, Manuel V. Basílio, na […]
A relembrar a aula de gastronomia realizada na Casa de Macau de São Paulo em 24/02/2008, ministrada pelos chefs João Bosco Quevedo da Silva e Herculano Alexandre (Alex) Airosa, seguem as fotos e receitas de camarões grandes recheados com ervas à moda de João Bosco Quevedo da Silva e pimenta recheada à moda do Alex Airosa. Na época, a coordenação das aulas e elaboração das […]
Comentários