Dos Estados Unidos, através de Henrique Manhão, chega um relato em inglês com fotos sobre a exposição de fotos sobre a nau-escola Sagres realizada no Centro Cultural Macau (Macau Cultural Center), edifício-sede das três associações macaenses de Califórnia. A tradução foi feita pelo autor deste blog. Veja:
Mostra fotográfica da nau-escola portuguesa NRP Sagres
por Maria Fátima Gomes
O Instituto Internacional de Macau e o Centro Cultural Macau promoveram uma exposição de fotos da nau-escola NRP Sagres no domingo de 6 de Maio de 2012. A mostra ocorreu na sede do Centro em Fremont, EUA.
As 50 fotos expostas foram feitas pelo português Joaquim Magalhães de Castro na sua viagem pela nau-escola de Goa, Índia, a Alexandria. Um vídeo mostrava a vida a bordo da tripulação de 146 homens. A exposição comemora os 50 anos do Sagres como nau-escola sob a bandeira portuguesa, e faz parte de uma ampla iniciativa que acontecerá ao longo do ano de 2012.
Visitaram a mostra os membros das três associações macaenses locais, quais sejam, a Casa de Macau dos EUA, Lusitano Club e a UMA União Macaense Americana, bem como contou com a presença da comunidade portuguesa de Califórnia e a comunidade em geral.
Os três presidentes das associações, Henrique Manhão, Maria Roliz e Maria Fátima Gomes e outros diretores do Centro Cultural, Nuno Prata Cruz, Albertino Rosa e Flávia Greubel recepcionaram os visitantes. Estiveram também presentes, Lionel Goulart do Museu Histórico Português, Bernie Goulart da Sociedade do Patrimônio Português. Uma das visitantes, Maria Benedita da Costa Ferreira Viegas e Celso Viegas da Union City estavam particularmente encantados com a mostra visto que seu pai, o oficial Eduardo Ferreira Cardoso, conhecido também por “Bailundo” que significa ”homem forte”, era o comandante do 1º e 2º Sagres em Portugal.
Maria Benedita, por seu lado, lembrava que esteve a bordo do Sagres acrescentando que o presidente de Portugal dizia que só viajaria no Sagres se o “Bailundo” estivesse no comando da embarcação.
As fotos foram feitas por Maria Roliz e Maria Fátima Gomes.
Centro Cultural Macau (Macau Cultural Center)
PHOTO EXHIBIT OF THE PORTUGUESE SCHOOL SHIP NRP SAGRES
By Maria Fatima Gomes
The International Institute of Macau and the Macau Cultural Center presented a Photo Exhibition of the Portuguese school ship NRP SAGRES at the MCC building in Fremont on Sunday, May 6th, 2012. The exhibit had 50 photos done by Joaquim Magalhaes de Castro which focused on the 40 days he spent aboard the NRP SAGRES from Goa to Alexandria. This Exhibit, accompanied by a video which was shown continuously, purports to be a trustworthy and emotive record of the intensive daily work performed by a fantastic crew of 146 men. This Photo Exhibition was to commemorate the 50 years of the NRP Sagres as a school-ship under the Portuguese flag, and is part of a vast initiative that will take place during the year of 2012.
The exhibit was enjoyed by members of the three Casas: Casa de Macau, Lusitano, and União Macaense Americana; members of the Portuguese Community in California; as well as the community at large. The three Presidents of the Casas: Henrique Manhao, Maria Roliz, and Maria Fatima Gomes were there with the other directors of MCC: Antonio Capitule, Nuno da Cruz, Albertino da Rosa, and Flavia Greubel to welcome the guests. Attending to enjoy the exhibit were Lionel Goulart of the Portuguese Historial Museum, Bernie Goulart of the Portuguese Heritage Society, and Arthur Britto of the Macau Arts Culture Heritage Institute. Of the many attendees Maria Benedita da Costa Ferreira Viegas and Celso Viegas of Union City were particularly delighted with the exhibit because her father, Officer Eduardo Ferreira Cardoso aka “Bailundo” meaning Strong Man, was in charge of the 1st and 2nd SAGRES in Portugal. Maria Benedita shared that she has many memories of being on the deck of the SAGRES; she also shared that the President of Portugal at that time would only sail out when Bailundo was commanding the vessel.
The photos of the exhibit were taken by Maria Roliz and Maria Fatima Gomes
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários