(atualização 01/03/2013 – legenda foto 5)
SEMINÁRIO DE SÃO JOSÉ – MACAU
PASSEIOS E PIQUENIQUES NAS ILHAS DE TAIPA OU COLOANE NOS ANOS 50/60
(clicar nas fotos para aumentar, e depois mais uma vez com a lupa em +)
Nesta segunda (2) postagem de Memórias do Seminário de São José, em Macau, seis fotos relembram os passeios ou piqueniques nas Ilhas, Taipa e Coloane. Apesar da pequena distância entre a península de Macau às Ilhas, em primeiro, a Taipa, o percurso naqueles tempos era apenas feito por barcos, um tanto precários, e eram programados previamente, a tal ponto que parecia ser uma viagem para um lugar distante. Hoje, Macau é ligado a Taipa por três pontes e depois desta ilha a Coloane por uma avenida. De um modo é como se fossem um bairro, que poderia ser alcançado a pé, mas é fato raro e é normalmente feito por veículos. Numa cidade pequena, as distâncias ora pequenas são grandes. Um costume!
Atualização 03/02/2013: Comentário de um ex-aluno, Carlos Dias, no Facebook, que aqui publico, agradecendo as suas generosas palavras e informações sobre o autor das fotos. O Carlos foi colega do meu saudoso irmão José Carlos Dias da Luz nos velhos tempos do Seminário:
Carlos Dias: Rogério P D Luz, os meus parabéns por divulgar as fotos das actividades dos antigos alunos do Seminário nos anos de 1950/1960. Fez um óptimo trabalho que merece ser enaltecido por esse facto.
O cd-rom continha mais de 200 fotos. Foram feitas dezenas de cópias naquela altura (Março 2001) e distribuídas. Oportunamente, faço-lhe chegar uma cópia do mesmo.
Lembro-me de que o nosso prefeito da escola Pe. Ramiro dos Anjos Marta era autor das fotos dos passeios escolares às ilhas de Taipa e Coloane. Havia 2 passeios por ano: Um, no inverno para escalar montanha e outro, no verão para ir às praias. As fotos postadas no blogue Crónicas Macaenses: Memórias do Seminário de S. José (2), em que também estive presente naqueles passeios, foram tiradas por ele. Ainda lembro bastantes nomes dos colegas nas fotos…
* As fotos de autoria desconhecida foram enviadas por um ex-aluno residente em Macau, que prefere não ter o seu nome revelado, para compartilhar com conterrâneos, ex-alunos e o mundo.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Procuro uma fotografia do padre Ezequiel Enes Pascoal. Pode ajudar-me?
Cumprimenta,
José Bárbara Branco
Infelizmente José Bárbara Branco, mas se um dia tiver, te aviso.