Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

O encontro entre “duas” Macau, em São Paulo

Jornal Tribuna de Macau 04.07.2013 Cumprida Nova Etapa de Ligação das duas Macau.capa.manchete.email

(o link para a capa da edição acima é: – http://jtm.com.mo/wp-content/uploads/2013/07/04-07-2013_capa.pdf )

Após a visita feita pelo autor deste blog, Rogério Luz e sua esposa Mia Luz, em 27/Maio/2013, à Macau, mas do Rio Grande do Norte, Brasil, o Prefeito Kerginaldo Pinto desta co-irmã da Macau, na China, acompanhado da esposa Aline Galdino, retribuíram a visita ao participar do convívio conosco e a comunidade macaense em São Paulo, na festa de aniversário da Casa de Macau realizada em 23/Junho/2013.

Concretizava-se com isso, o encontro entre as duas Macau, um acontecimento histórico e inédito na forma como se realizou, cada uma no seu “território”.  Sobre esta última visita, elaborei um artigo para o Jornal Tribuna de Macau que o publicou nesta data, 04/Julho, estampando na sua capa, em manchete, uma foto memorável de um dos momentos do convívio, e o artigo no seu espaço Local.

( o link para o artigo do jornal é:  http://jtm.com.mo/local/cumprida-nova-etapa-de-ligacao-das-duas-macau/ )

Este é o texto (em português-Portugal) do artigo publicado no Jornal Tribuna de Macau:

CUMPRIDA NOVA ETAPA DE LIGAÇÃO DAS DUAS MACAU

4 JUL, 2013

Uma apresentação em patuá foi um dos pontos altos da visita do líder do município da cidade brasileira de Macau à Casa de Macau em São Paulo, conforme indica o relato feito na primeira pessoa pelo autor do Projecto Memória Macaense

Rogério P.D. Luz*

Em São Paulo

“Agora entendo a sua emoção ao visitar a nossa Macau, pois estou tendo o mesmo sentimento ao estar aqui na Casa de Macau”, assim segredou o Prefeito da Macau do nordeste do Brasil, Kerginaldo Pinto, ao deparar com o letreiro “Casa de Macau” instalado na fachada do prédio da associação macaense de São Paulo.

O Prefeito da Macau brasileira que foi participar num congresso no Sul do Brasil na companhia da esposa Aline Galdino, fez questão de, na viagem de volta, fazer uma paragem em São Paulo para conviver com a comunidade macaense e participar na festa de aniversário da Casa de Macau no domingo de 23 de Junho. Atendeu ao convite que fiz na visita a esta terra do sal, conforme noticiado no JTM na edição de 21 de Junho.

Apresentado aos presentes, que praticamente todos demonstraram conhecer a cidade co-irmã de nome e fundadores portugueses, recebeu cumprimentos efusivos e sentiu a simpatia pela visita qualificada de honrosa e inédita de um “macauense”, pois lá não tiraram o “u”, ainda mais por se tratar do maior mandatário da cidade. Muitos juntaram-se ao Prefeito e esposa para uma memorável fotografia.

Após visitar as instalações e saborear a gastronomia macaense, Kerginaldo Pinto ouviu emocionado a canção “Macau” interpretado pelo Coral Vozes de Macau em conjunto com Rigoberto Rosário Jr., cujas letras também tinham muito a ver com a sua Macau. Complementou esta sua emoção, a “Casa de Macau” cantada pelo Charlie Santos, também em conjunto com o coral.

Mariazinha Carvalho e Pedro Almeida fizeram os visitantes rir muito com a apresentação em patuá, que mesmo tendo dificuldades para entender, se envolveram na magia que o dialecto macaense tem de encantar as pessoas.

Pedindo a palavra para fazer uma saudação, Kerginaldo Pinto disse estar feliz e emocionado por estar na Casa de Macau e que esperava não ser a última vez. Sugeriu “quando sentirem falta de Macau, matem a saudade visitando a nossa Macau que está mais próxima de vocês e aproveitem para conhecer as nossas praias, cultura e gastronomia”, uma alusão que realmente dá um “nó na cabeça” quando se visita a Macau brasileira e vê o nome “Macau” estampado em todos lugares.

Finalmente arrancou aplausos e muitas exclamações “mande o convite” ou “olha que eu vou lá” de membros do coral, quando disse: “O coral foi lindo e maravilhoso e quem sabe um dia vocês estarão na nossa Macau, no aniversário da cidade”. O Prefeito já tinha revelado, aquando da minha visita à sua terra, que gostava de apresentar aos seus cidadãos a Macau oriental na festa de aniversário da cidade em Setembro, e agora mais empolgado com a apresentação do coral e seus intérpretes com músicas que falam de Macau, que são válidas para as duas cidades onde se fala o português.

Na despedida, levou consigo a satisfação de ver cumprida mais uma etapa de ligação das duas Macau, facto inédito para não dizer histórico desde a fundação da Macau brasileira em 1875. Já houve antes outros contactos ocasionais de cidadãos da cidade brasileira, mas em termos formais estas foram as duas primeiras visitas, que se espera terem continuidade noutras esferas.

* Autor do Projecto Memória Macaense e do blog Crónicas Macaenses. Colaborador do JTM.

Momentos do convívio

clicar nas fotos para aumentar – veja álbum completo com 68 fotos no FlickR clicando aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 681,457 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: