Alex Lynn no centro com Félix da Costa em segundo e Pipo Derani em terceiro.Foto publicada no site Warm-Up do Grande Prêmio/MSN
O investimento que o Teddy Yip Jr. fez para homenagear o pai Teddy Yip, ao se juntar com a equipe Prema, campeã de Fórmula 3 na Europa, para formar a extinta Theodore Racing exclusivamente para participar da edição de 2013 do Grande Prémio de Macau, deu certo.
O britânico Alex Lynn correndo com um Dallara-Mercedes nº 10, pintado com as mesmas cores do carro que o Ayrton Senna conduziu para ganhar a competição há 30 anos atrás pela Theodore, venceu a prova de Fórmula 3 de ponta a ponta após ter obtido a pole position na corrida de classificação de sábado. Lynn com a vitória sonha agora com a F1, na esperança que se repita uma antiga tradição dos vencedores em Macau. tal como Senna, Schumacher, Coulthard e tantos outros.
António Félix da Costa, piloto português da Red Bull, campeão de 2012, chegou em 2º a 1.173s do Lynn, pressionando-o bastante na final, porém o britânico conseguiu segurar a sua 1ª posição. Em terceiro, chegou o brasileiro Pipo Derani que quase não chegava ao pódio se não fosse o acidente do campeão europeu de F3 e representante da Academia da Ferrari, Raffaele Marciello, que bateu sózinho na última curva do Circuito de Guia. O Pipo fez uma boa largada, pulando do quinto para o segundo com o se Dallara-Mercedes da equipe Fortec.
Como não podia faltar, logo na volta inicial, no Mandarim Oriental, os carros de John Bryant-Meisner, Lucas Auer e Sean Gelael se envolveram em acidente que obrigou a entrada de safety car.
O chefe de equipe da Prema, René Rosin, em entrevista, mostrava-se satisfeito a ver o seu carro voltar a vencer em Macau após a vitória em 2011 do seu piloto Daniel Juncadella, que porém não repetiu uma antiga tradição que o vencedor tinha as portas abertas para a Fórmula 1, embora tenha feito um teste na Williams, classificando-se em quinto entre outros pilotos. Juncadella em 2013 correu na DTM pela Mercedes.
Neste ano, o GPM contou com a ilustre presença de Jean Todt, presidente da FIA, na prova em que o novato Jordan King, correndo com um Dallara Volkswagen da equipe Carlin, e terminando em quinto, fez a melhor volta da prova e de todas as competições deste festival de velocidade que neste ano foi dividido em dois finais de semana.
Resultado final da prova com 15 voltas realizada no domingo, 17/11/2013:
posição/piloto/equipe e carro/tempo
1. Alex Lynn / Prema Dallara-Merc / 37m37.975s
2. Antonio Felix da Costa / Carlin Dallara-VW / +1.173s
3. Pipo Derani / Fortec Dallara-Merc / +6.795s
4. Alexander Sims / T-Sport Dallara-Nissan / +8.203s
5. Jordan King / Carlin Dallara-VW / +9.573s
6. Jazeman Jaafar / Carlin Dallara-VW / +15.547s
7. Carlos Sainz Jr / Carlin Dallara-VW / +16.976s
8. Tom Blomqvist / Fortec Dallara-Merc / +26.160s
9. Nicholas Latifi / Carlin Dallara-VW / +29.288s
10. Esteban Ocon / Prema Dallara-Merc / +30.914s
11. Yuhi Sekiguchi / Mucke Dallara-Merc / +32.854s
12. Yuichi Nakayama / TOM’S Dallara-Toyota / +33.790s
13. Will Buller / Fortec Dallara-Merc / +34.265s
14. Harry Tincknell / Carlin Dallara-VW / +36.532s
15. Katsumasa Chiyo / B-Max Dallara-Toyota / +36.902s
16. Antonio Giovinazzi / Double R Dallara-Merc / +37.584s
17. Nelson Mason / Zeller Dallara-Merc / +39.877s
18. Dennis van de Laar / Mucke Dallara-Merc / +1m01.651s
19. Ed Jones / Fortec Dallara-Merc / +1m29.025s
Abandonos:
Lucas Wolf / URD Dallara-Merc / a 14 voltas do final
Kevin Korjus / Double R Dallara-Merc / 13 voltas
Raffaele Marciello / Prema Dallara-Merc / 9 voltas
Stefano Coletti / Eurointernational Dallara-Merc / 7 voltas
Sun Zheng / Double R Dallara-Merc / 6 voltas
Lucas Auer / Prema Dallara-Merc / 0 voltas
John Bryant-Meisner / Fortec Dallara-Merc / 0 voltas
Sean Gelael / Double R Dallara-Merc / 0 voltas
Felix Rosenqvist / Mucke Dallara-Merc / 0 voltas
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Comentários