Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

A bela igreja da Paróquia Nossa Senhora da Saúde em São Paulo

Igreja Nossa Senhora de Saude . Sao Paulo 01

Talvez muitos paulistanos não tenham visitado, pelo menos, por curiosidade, a igreja da Paróquia Nossa Senhora da Saúde localizada em plena via de grande movimento, a Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, ao lado do metrô Santa Cruz, apesar de a acharem bonita e imponente. Vale a pena! Aproveite e faça as suas orações e preces à Nossa Senhora da Saúde.

Embora o site da paróquia diga da sua classificação: “não tem estilo definido, é uma mistura de estilos”, à primeira vista, lembra logo as famosas igrejas “rendadas” da Europa.  Uma visita ao seu interior percebe-se que a sua beleza se estende aos detalhes da decoração, como podem se certificar nas fotos a seguir.

Igreja Nossa Senhora de Saude . Sao Paulo 10

(Fotografia de/photos by Rogério P. D. Luz – feitas sob baixas condições de claridade no interior da igreja motivo de nitidez precária / clicar nas fotos para ampliar)

HISTÓRICO DA IGREJA

(extraído do site da Paróquia Nossa Senhora da Saúde no http://www.senhoradasaude.org.br/)

Onde hoje está nossa grandiosa e bonita igreja havia no início do século XX uma simples capela, denominada Capela de Santa Cruz. Em 1º de abril de 1916 essa capela foi entregue pelo então Arcebispo de São Paulo Dom Duarte Leopoldo e Silva aos Padres Agostinianos Recoletos que, em 19 de fevereiro de 1899 desembarcaram no porto de Santos, iniciando suas atividades no Brasil na região do Triângulo Mineiro e, a seguir, em São Paulo na região da Lapa. No dia 29 de abril de 1917 foi instalada canonicamente a nova paróquia recebendo o nome de Nossa Senhora da Saúde, tendo como primeiro Pároco o Frei Casto Delgado.

A capela era de pequenas dimensões e os religiosos perceberam logo a necessidade de erguerem um templo novo. Em 4 de maio de 1928 foi colocada e abençoada a primeira pedra fundamental da atual igreja. A construção prosseguiu nos anos seguintes e, depois de muito trabalho e ajuda financeira oferecidos pelos fiéis e pela Ordem dos Agostinianos Recoletos, finalmente, no dia 7 de junho de 1935, foi aberta ao culto com a bênção do Sr. Bispo Dom José Gaspar Alfonseca e Silva. Os serviços de acabamento feitos com todo os requintes da arte da pintura e escultura prosseguiram nos anos seguintes. Em 1959 foi colocado o altar-mor e terminado o restante do presbitério.

Igreja Nossa Senhora de Saude . Sao Paulo 04

CARACTERÍSTICAS DO TEMPLO

Templo: Com dimensões de 65m x 16m, não tem estilo definido, é uma mistura de estilos. É riquíssima em detalhes de anjos, figuras bíblicas, vitrais, símbolos e santos agostinianos.

Igreja Nossa Senhora de Saude . Sao Paulo 08

Torre: Mede 70m de altura. Alguém a catalogou como sendo de estilo “quinhentista”. Existe uma similar em Granada, Espanha. Em ambos os lados da torre vislumbramos as estátuas dos evangelistas Lucas e Mateus.

Sinos: São dois e estão localizados no segundo patamar da torre desde a sua construção. Soam automaticamente ao meio-dia e às 18 horas. Repicam em dias festivos, acionados por controle remoto, anunciando aos fiéis as celebrações litúrgicas.

Igreja Nossa Senhora de Saude . Sao Paulo 15

Altar: O altar-mor possui um belíssimo Sacrário e baldaquino. No centro, ao alto, a imagem de Nossa Senhora da Saúde; ao lado, Santo Agostinho, Santa Mônica, Santo Tomás de Vilanova e Santa Isabel de Portugal.

Igreja Nossa Senhora de Saude . Sao Paulo 18

As imagens de São Pedro e São Paulo (abaixo), localizadas nas laterais do presbitério, são consideradas as “colunas da igreja”.

Altares laterais: Dedicados ao Sagrado Coração de Jesus, Santo Nicolau de Tolentino, Santo Antonio, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Consolação, Santa Rita, Santa Inês e São José.

No fundo, dois pequenos altares: Mistério da Cruz no Calvário e Nossa Senhora Aparecida.

O templo, declarado pela Secretaria de Esporte e Turismo como ponto turístico da cidade de São Paulo, sendo governador o Dr. Paulo Egídio Martins, tem sido restaurado nestes últimos anos, devolvendo a beleza do seu interior e exterior.

Igreja Nossa Senhora de Saude . Sao Paulo 02

HISTÓRIA DA DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE

(extraído do site da Paróquia Nossa Senhora da Saúde no http://www.senhoradasaude.org.br/)

Igreja Nossa Senhora de Saude . Sao Paulo 21

A devoção a Nossa Senhora da Saúde teve início em Portugal, na época da “grande peste”, em meados do século XVI. No verão de 1569 o contágio chegou ao máximo e todos os esforços foram feitos pelo rei D. Sebastião, que chegou a pedir médicos à Espanha, a fim de debelar o mal.

O povo então, ao ver que os recursos humanos falhavam, recorreu à Mãe de Deus organizando procissões de penitência em honra de Nossa Senhora.

Em 1570, tendo diminuído o número de mortes, foi escolhido o dia 20 de abril para agradecer a Nossa Senhora pelos benefícios. Em festiva procissão, levada em rico andor, a bela imagem da Virgem Maria recebeu o título de Nossa Senhora da Saúde.

De Portugal, esta invocação veio para o Brasil, sendo as primeiras imagens trazidas de lá para Salvador, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A Igreja Nossa Senhora da Saúde, em São Paulo, realiza a festa de sua padroeira no dia 15 de agosto, dia da celebração da Assunção de Nossa Senhora, com festas religiosas e recreativas, destacando-se o tríduo e a missa solene seguida por procissão pelas ruas.

Igreja Nossa Senhora de Saude . Sao Paulo 05

(Wikipédia-Março 2016) A Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR) é uma ordem religiosa católica, da família agostiniana, seguidora do pensamento de Santo Agostinho.

Nasceu na Espanha, em 1588, em plena Reforma Católica, a partir da renovação da Província Agostiniana de Castela. Hoje possui cerca de 1200 religiosos professos, sendo 17 bispos, 940 sacerdotes e 70 irmãos.

No Brasil possui três províncias: Província de Santa Rita de Cássia (região sudeste: SP, RJ e ES), Província de Santo Tomás de Vilanova, (regiões norte (PA), sudeste (RJ e SP) e sul (PR)) e Província de São Nicolau de Tolentino (regiões norte (AM) e nordeste (CE)). Trabalham em paróquias, missões colégios e seminários.

Igreja Nossa Senhora de Saude . Sao Paulo 33

Igreja Nossa Senhora de Saude . Sao Paulo 22

Igreja Nossa Senhora de Saude . Sao Paulo 16

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 16/03/2016 por em Igreja N.Sra.da Saúde e marcado , , , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 717,799 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: